Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...Injeção de ética

Prezados Assinantes,

Solicitamos desconsiderar o 'Maná da Segunda' datado de 13 de julho de 2009 enviado anteriormente. Houve um erro de atribuição do autor e o texto correto segue abaixo. Pedimos desculpas pelo incômodo. 

Equipe do Maná da Segunda 


MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br  13 de julho de 2009

Onze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Injeção de Ética   Por Rick Boxx

 

A adversidade geralmente arranja um jeito de trazer à tona o pior nas pessoas. Os desafios constantes da economia global têm servido para expor a profundidade da corrupção moral. Lemos e ouvimos de casos em que a calamidade financeira produziu comportamentos imorais e antiéticos. Quando os mercados entram em colapso as pessoas se tornam compreensivelmente ansiosas e querem recuperar qualquer quantia de dinheiro que tenham perdido. Isso, porém, não é desculpa para atividades enganosas e fraudulentas –
                          os fins não justificam os meios!

Em busca de soluções para a recessão econômica, líderes de governo propuseram, e em alguns casos instituíram, as chamadas “injeções financei-ras', concedendo enormes quantias em fundos,  sustentar a atividade econômi-ca. Acredito, contudo, que ao invés de 'injeção financeira',
              > o que precisamos com urgência é de 'injeção de ética'.

 Quer na crise gerada por empréstimos a clientes com histórico de crédito desfavorável (subprime) ou no caso de pessoas eleitas negociando favores políticos ou quando um conhecido consultor financeiro logrou algumas das pessoas mais ricas do mundo ao criar um elaborado esquema de investimentos, a questão fundamental adjacente em cada um desses escândalos foi a mesma: falta de integridade.  

   Em essência, integridade é a manifestação externa do caráter interior. O que fazemos, e como o fazemos, espelha quem realmente somos. Caráter sólido não é algo que possa ser adquirido como se conquista um título de MBA em
Escola de renome. Também não se encontra na lista de requisitos do currículo de executivos. É uma qualidade que precisa ser cultivada ao longo do tempo. 

  Alguns fatores, porém, ajudam a desenvolver e manter verdadeira integridade. Um deles é uma saudável dose de temor. A maioria dos mais preeminentes profissionais e líderes não temem a lei, seus clientes ou mesmo sua consciên-cia. Tornaram-se insensíveis, endurecidos para com valores como honestidade, confiabilidade, qualidade e excelência.
               >O que importa para eles são seus próprios objetivos egoístas.

O que será preciso para resgatar a moralidade e restaurar elevado nível de padrões éticos no mercado de trabalho do século XXI? Deixe-me sugerir consultarmos a fonte eterna, a Bíblia.Em suas páginas encontramos suprimento ilimitado de sabedoria e orientação para trabalhar e viver de maneira consistente e honesta, sustentando o que melhor atende o interesse comum.   

 

1- Provérbios 16.6, no Antigo Testamento, proporciona um bom começo: “Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal”. Muitos perderam “o temor do Senhor”, a convicção de que Deus pede contas de nossas ações.  

 

2-Outro importante aspecto em “temer o Senhor”, que pode ajudar a restaurar um ambiente ético vigoroso no mercado de trabalho é: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” (Provérbios 1.7). Num mundo imprevisível, de incertezas crescentes, não nos seria útil mais sabedoria e conhecimento? Essa é uma das grandes promessas feitas por Deus aos que O seguem.

 

Você conhece pessoas em seu ambiente de trabalho que se tornaram insensíveis à ética e à moral? Ore para que descubram o temor de Deus e a necessidade de expiação por sua imoralidade. Somente Deus pode proporcionar a verdadeira “injeção de ética'.

 

Próxima semana tem mais!


Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1.  Durante a recente reviravolta econômica, você observou pessoas distorcendo ou rompendo as barreiras da ética? Poderia mencionar um exemplo que  viu ou que ficou tentado a fazer.

2.  Você concorda com o autor quando ele diz que mais que “injeções financeiras', a maioria dos líderes no mercado de trabalho precisam de “injeção de ética'?

3.  Se lhe coubesse decidir, que medidas adotaria para restaurar elevados padrões éticos e morais no mundo profissional e empresarial?

4.  Em sua opinião, como uma volta ao “temor do Senhor” pode afetar o comportamento no mercado de trabalho? Essa é uma expectativa realista?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 10.9; 11.1; 15.27; 19.5; Lucas 12.42-48; 16:10-13.

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm

 







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.