Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...SEM PALAVRAS

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br   07 de setembro de 2009

Onze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


          Falando Sem Usar Palavras   Por Robert J. Tamasy
   Um princípio importante do curso superior em Comunicação Empresarial que ministro,
diz que apenas 7% da comunicação é verbal. O restante (93%) é não verbal, incluindo contato visual, expressões faciais, linguagem corporal, movimentos das mãos e tons de voz. Mesmo a maneira de dispor os móveis no escritório tem muito a dizer sobre o que somos. Como diz o velho ditado,
Ações falam mais alto que palavras”.
   Max DePree, escritor e executivo bem sucedido, fez o seguinte comentário: “Quer os líderes articulem ou não uma filosofia particular, seu comportamento expressa seus valores e crenças. A maneira como construímos e mantemos relacionamentos, os ambientes físicos que criamos, os produtos e serviços que nossas organizações fornecem, a forma de nos comunicarmos, tudo revela quem somos.” 
   Por décadas tem sido prática das empresas redigir sua missão, visão, objetivos, expecta-
tivas e valores. Frequentemente estes documentos são impressos, distribuídos e depois
 enfiados em alguma gaveta e esquecidos. Duas empresas para as quais prestei consultoria
entretanto, não apenas delinearam claramente sua missão, visão e valores, mas seus líderes os colocaram em
destaque na parede, como lembrete contínuo para empregados e para si próprios. 
   Porém, mais importante que colocar tais declarações bem à vista é o fato da liderança insistir em pôr em prática os princípios e valores que professam. Conversando com empregados, antigos funcionários e clientes, eles confirmaram que essas empresas lutam ativa e agressivamente para agir segundo essas convicções. Como afirma o ditado, “Falar não custa nada”. É fácil dizer que você acredita em algo, porém, é difícil corroborar isso com ações, especialmente quando transigir é mais conveniente. A Bíblia apresenta
 textos que mostram a importância de alinhar as palavras às ações. Eis alguns exemplos: 
1. Nossas palavras falam por si.  Sob estresse e pressão de prazos fatais e do cotidiano dos negócios é fácil se expressar com aspereza ou irritação. Precisamos aprender a medir nos-sas palavras e usá-las com parcimônia, tendo consciência que o que dizemos como líderes é transmitido a outras pessoas. 2 Timóteo 2.2 “o que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros”  
2.
Se formos eficazes, nossos liderados imitarão nossas palavras e ações. Gostemos ou não, estamos sendo observados, servindo de exemplo a ser seguido por outros. A descul-pa, “Faça o que eu digo e não o que eu faço”, é completamente inválida para quem ocupa
 lugar de liderança.  (Filipenses 4.9).
'Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim '
  3.Aspirar à liderança exige capacitação para satisfazer elevados padrões e qualidades.  A Bíblia estabelece padrões para líderes da igreja. Mas o mesmo princípio de comporta-mento exemplar se aplica ao mundo profissional e empresarial.  I Timóteo 3.1-2). 
“Se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, moderado, sensato, respeitável”
   
Se quiser ser líder, você tem a obrigação de assegurar-se de que “faz o que fala.”  

                                                                                       Próxima semana tem mais!


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com) / MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês / Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Sabia que era tão alta a porcentagem da comunicação formal sem haja troca de palavras?
             _ O que isto significa para você no ambiente social ou profissional?
2.  Que exemplos de comunicação não-verbal você observa ou pratica diariamente? 
            _ Eles enriquecem ou depreciam a mensagem que está sendo transmitida?
3.  Suas palavras estão sempre alinhadas com suas ações? SE FOR O CASO :  Que mudanças precisam ser feitas para que sua comunicação não-verbal não contradiga o que você fala? 
4.  Qual sua opinião em relação aos padrões e exigências apresentados em 1Tim 3.1-8?
             _ Por que? (Compare com Tito 2.1-8). 
5.
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Gênesis 39.2-6; Provérbios 13.16; Mateus 4.18-22; Tito 1.6-9. 

 

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.