Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...Da pressa à pobreza

Pv 19.2 -  Não é bom agir sem refletir;
                - e o que se apressa com seus pés erra o caminho.
 
MANÁ DA SEGUNDA  www.cbmc.org.br  09 novembro de 2009

Doze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Da Pressa à Pobreza  Por Rick Boxx

 

     Você já se deparou com um vendedor extremamente persuasivo e insistente, tentando convencê-lo que se não efetuar a compra naquele dia, tudo estará perdido? Esta é a sensa-ção que tenho experimentado ultimamente, quando as estratégias adotadas em muitas partes do mundo não passam de tentativas e paliativos para lidar com os males da persis-tente crise econômica global.

     Temos visto líderes pressionar e estimular eleitores e legisladores a apoiar seus planos de resgate financeiro. Embora tais propostas, na maioria das vezes, careçam de um plano de ação claro e específico, eles continuam a advogá-los, insistindo e induzindo as pessoas a aceitarem seus projetos, e quanto mais rápido, melhor.  A premissa aparenta ser, em essência: “Este é o único plano possível; se não o transformarmos em lei nesta semana, o céu vai desabar.” Infelizmente essa abordagem tão comum, concentra o foco sobre o medo e a ansiedade, tomando lugar ( em vez ) de uma consideração lógica, sensata e cuidadosa. 

   Em algum momento todos nós já passamos por isso de diferentes formas e fizemos um investimento precipitado, porque uma decisão rápida era exigida, decisão da qual nos arre-penderíamos mais tarde. Talvez tenhamos feito isso ao comprar uma casa, um imóvel ou um carro, ao entrar em uma sociedade ou assumir outro tipo de compromisso significativo.

    Nessas ocasiões procuro me apegar à crença que tem provado sua exatidão repetidas vezes: 'Ação precipitada é receita certa para o desastre.' Uma boa regra prática é que, se você não tem tempo suficiente para pensar com cuidado a respeito de uma decisão impor-tante, deve recusar a oportunidade. Descobri que é melhor errar por precaução, arriscando não ter um ganho substancial, do que agir sob compulsão e sofrer grande perda de que seria difícil se recuperar.  

 Na Bíblia, Provérbios 21.5 ensina: “Os planos bem elaborados levam à fartura, mas o apressado sempre acaba na miséria” . Muitas vezes as questões são complicadas e, ocasionalmente, corre-se riscos ao não agir prontamente. Mas creio que os riscos são ainda maiores se insistirmos em um plano que não foi cuidadosamente elaborado, em que não se deu ampla atenção aos aspectos positivos e negativos do problema. 

      Se você tiver que tomar decisões importantes – e fazemos isso com mais frequência do que gostaríamos - não se renda às pressões nem aja impetuosamente, fazendo algo que provavelmente se arrependerá mais tarde. Antes, aborde o problema com cuidado e racionalmente, gastando o tempo que for preciso buscando conselhos sábios. 

 A Bíblia também ensina:'Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros
” (Provérbios 11.14).
Isto aponta para o perigo de tomarmos decisões importantes mais depressa do que deveríamos: sem tomar tempo para obter conselhos que podem ser úteis para determinar o que devemos fazer.  

    Para cada indivíduo ou empresa que progrediu devido a uma decisão tomada às pressas, sem deliberação adequada, existem dúzias, se não centenas, que foram arruinados pela pressa e por decisões imprudentes. Se esforce para não se tornar um deles! 

                                                                                                      Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com) /  MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês./  Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Qual sua reação diante dos esforços apressados dos líderes políticos ao abordar a crise econômica? Você acha que suas propostas foram cuidadosamente elaboradas?

2. Pense em alguma decisão precipitada que já tomou na esfera pessoal ou profissional. Qual foi o resultado? Se tivesse tomado mais tempo antes de decidir, o resultado seria diferente.

3. Como seria possível evitar a tomada de decisões apressadas e impulsivas de que pode-mos nos arrepender mais tarde?

4. Você concorda com as passagens bíblicas que afirmam que decisões precipitadas levam à pobreza e o caminho para o sucesso e vitória passa pela busca de conselho e orientação adequados?

5-  Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos:
                  Salmos 37.3-7; 46.10-11; Provérbios 12.15; 13.1; 24.5-6; 28.20.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.