Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
09.06 Pentecostes oc
Esp Sto: não entristecer (4) oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
 



...ESPERANÇA

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br  o7 de dezembro de 2009 
Doze anos servindo as comunidades empresarial e profissional

Esperança em Tempos Turbulentos Por Rick Boxx

 

Um amigo comentou comigo recentemente sobre a crescente transparência que ele tem observado entre empresários. “Dois anos atrás”, disse ele, “era raro um líder admitir estar passando por dificuldades em seu negócio. Agora que a maioria está enfrentando lutas, eles se sentem livres para compartilhar as dificuldades com os outros.” 

        É encorajador porque, durante muitos anos, empresários, CEOs e altos executivos endossaram a ideia que, “É solitário estar no topo”. Aparentemente preferiam deixar as coisas assim. Entretanto, ao lidar com turbulências econômicas e incertezas futuras pare-cem  ter aderido a outro adágio: “A penúria ama estar acompanhada”.
                    E não tem faltado penúria por aí!

Um dos motivos porque é uma boa notícia é que a vida, seja no mercado de trabalho, em casa ou na comunidade, não foi planejada para ser solitária. No relato bíblico da criação, Deus declara: “Não é bom que o homem esteja só...” (Gênesis 2.18). E isto não mudou desde então. O homem está destinado a relacionamentos, trabalho em equipe e apoio mútuo. Considere estas passagens:

·  Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo. (Provérbios 27.17)

·   Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho... e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. (Eclesiastes 4.9,12)

·   Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros. (Provérbios 11.14)

·  Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros. (Provérbios 15.22)

       No mínimo, a crescente abertura e franqueza entre líderes empresariais e profissionais nestes tempos desafiadores lhes tem proporcionado oportunidade de receber, dar conforto e se compreenderem mutuamente. II Coríntios 1.4 diz que Deus“nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus.”  Em tempos difíceis, não pode haver nada pior que o sentimento de que somos o único a passar por tais adversidades.

         Para os seguidores de Jesus Cristo no mercado de trabalho, isso proporciona grande oportunidade para seguir-lhe o exemplo e fazer o que estiver ao alcance para aliviar o fardo dos outros. Jesus disse:Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma” (Mateus 11.28-29). Um dos maiores prazeres de Deus é vir em socorro de Seu povo, lhes aliviando os fardos e oferecendo, em troca, paz de espírito.

     Ao mesmo tempo, Ele não diz aos Seus seguidores que fiquem passivamente observan-do as lutas de outras pessoas. Há momentos em que temos oportunidade de ajudá-las a carregar seus fardos, seja prestando assistência específica, oferecendo conselhos ou simplesmente emprestando um ouvido compassivo. Paulo afirmou:
    Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 6.2). 

   Não se trata de idealismo vazio ou retórica sem sentido. É um chamado real à ação. Se você conhece pessoas que estão carregando fardos pesados, este pode ser o momento de lhes oferecer a revigorante mensagem de Cristo, não apenas em palavras, mas também em ações, fazendo o que for possível para ajudá-las a carregá-los. 

 

Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)/  MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês./  Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1.  Você acha que no mercado de trabalho as pessoas estão hoje mais dispostas a falar abertamente sobre seus desafios e dificuldades?

2.  Você costuma confidenciar a outros, pelo menos a amigos e colegas leais, quando está enfrentando problemas difíceis de solucionar?

3.  Que acha do encorajamento bíblico de não vivermos como que em um “vácuo”, mas sim compartilhando os fardos dos outros?

4.  Que mudanças você precisaria fazer para melhorar seu trabalho em equipe, reunião de pessoas em torno de um projeto, buscar e considerar o conselho de outros ou dar e receber apoio?

5-  Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos
                       Provérbios 19.20; 20.18; Amós 3:3; Lucas 10.1-17.

 

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.