Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
09.06 Pentecostes oc
Esp Sto: não entristecer (4) oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
 



...Natal

MANÁ DA SEGUNDA   www.cbmc.org.br   21 de dezembro de 2009

Doze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


O Natal em uma Só Palavra  Por Robert J. Tamasy

 

Natal! Seria difícil imaginar outro tema sobre o qual mais palavras tenham sido proferidas do que escritas. Este é o momento do ano em que as pessoas expressam suas opiniões sobre o significado do Natal. Entre membros do clero e líderes religiosos encontramos surpreendente variedade de comentários sobre a importância dessa data, observada em quase todo o mundo.

   Para os varejistas, é claro, Natal significa dinheiro. Representa o “tudo ou nada”, já que a maior parte do faturamento anual vem da venda de presentes. Para os Correios e empresas de entrega expressa, é a época de aumento notável no volume de trabalho e nos lucros. Para muitas empresas é também o momento de reavaliar o ano em curso, antes de aquecer os motores para o próximo.

     No mundo do entretenimento ocorre o lançamento dos principais filmes do ano e de novas músicas, bem como de programas especiais de TV e rádio, abordando temas natalinos. A indústria de transportes contribui para as maiores aglomerações do ano. O setor de alimentos ganha novo significado ao voltar sua atenção para as tradicionais guloseimas das festas natalinas.

     A lista poderia prosseguir indefinidamente, mas nada disso promove a compreensão do verdadeiro significado do Natal. Comentaristas sociais usam as expressões boa vontade, amor fraternal e dar para comunicar seu significado. O livro, porém, que descreve melhor o primeiro natal – a Bíblia – indica que o significado do Natal pode ser resumido em uma única Palavra. O Evangelho de João declara:“No princípio, era o Verbo (Palavra), e o Verbo (Palavra) estava com Deus, e o Verbo (Palavra) era Deus ...E o Verbo (Palavra) Se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1.1,14).

       Estudiosos da Bíblia entendem que este “Verbo” (Palavra) refere-se a Jesus Cristo, o centro de todo o Evangelho. O interessante é que a Bíblia não se refere a Jesus como “o dicionário”, “o léxico”ou “a enciclopédia” – mas somente como “Verbo” (Palavra). No livro 'In His Image' (À Sua Imagem), Philip Yancey e Dr. Paul Brand descrevem o que aconteceu quando Jesus entrou na existência e tempo humanos há mais de 2.000 anos, afirmando que Ele se tornou
       “a expressão visível e finita do invisível, infinito e inexprimível Deus”.

 

A mente humana não consegue conceber um Deus que criou todo o Universo e o sustenta em seu curso. Em Jesus também não encontramos explicação compreensível. Mas como o Verbo, Ele revela atributos importantes de Deus. Vejamos apenas uma amostra:

 

Seu amor. “O Meu mandamento é este:que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a vida pelos seus amigos” (João15.12-13). “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a Sua vida por nós...” (I João 3.16).

 

Sua humildade. “Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-Se; mas esvaziou-Se a Si mesmo, vindo a ser servo, tornando-Se semelhante aos homens” (Filipenses 2.6-7).

 

Seu coração de servo. “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos” (Marcos 10.45). “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João10.10).

 

Próxima semana tem mais!


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)/ MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês./
 

Questões Para Reflexão ou Discussão 
1.  Em uma ou duas frases, como você resumiria sua perspectiva do “significado do Natal”?
2.  Observando a sociedade, não apenas em nosso país, mas também em todo o mundo, vemos que o Natal é percebido de diferentes maneiras. Em sua opinião, isto é bom ou ruim, e por que?
3.  O evangelho de João apresenta Jesus como “o Verbo”, ou seja, “a Palavra”. Que acha da afirmação de que Jesus é “a visível e finita expressão do Deus invisível, infinito, inexprimível'?
4.  Que diferença faria, em sua opinião, se Jesus Cristo Se tornasse a verdadeira figura central do Natal, ao invés da ênfase quase que exclusivamente comercial? 
5-  Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos 
     Salmos 89.1-8; Isaías 53.4-6; João 6.32-40; 14.5-7; Romanos 5.8; I João 1.1-4.   #








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.