zz DIA 29
“Entendes o que lês? ”
Atos 8.30
Vejamos como este episódio começa: por causa da perseguição aos cristãos, em Jerusalém, “descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava o Evangelho...multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia...e viam os sinais que ele fazia...e no nome de Jesus Cristo se batizavam, tanto homens como mulheres. ” At 8.5-6, 12
“Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João...então lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo”( At 8.14,17)
& Em meio de todo esse trabalho bem sucedido para a glória de Deus...na maior empolgação,
“O anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai...ao caminho...para Gaza, que está deserta. Levantou-se e foi. ”
At 8.26
& Podem imaginar alguém obedecer assim, tão prontamente, para ir a um lugar deserto, sendo que tudo estava acontecendo em Samaria? Que belo exemplo de pessoa que se deixa conduzir pelo Senhor! ..................
*Naquele caminho deserto, vem chegando um carro... “disse o Espírito a Filipe: - Chega-te e ajunta-te a este carro. E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse:
ENTENDES O QUE LÊS?
P “como poderei entender se alguém não mo explicar”?
Atos 8.29-31
& A Palavra de Deus precisa ser pregada, explicada.
Deus assim o quis.
Assim foi quando Moisés recebeu a Lei e a leu para o povo, Êxodo 35.1
Era para ser assim a cada sete anos: todo o povo deveria se reunir para ouvir a Lei e confirmar sua aliança com Deus.
*Foi assim na volta do cativeiro, quando a língua já havia se modificado bastante e termos precisavam ser explicados, bem como situações e detalhes da Lei. Neemias 8.3-6
Foi assim no tempo de Jesus:
essa era uma das funções dos escribas: ensinar a lei, especialmente nas sinagogas,
onde os meninos iam, também,
- para aprender a ler.
Jesus explicou a Lei aos discípulos
Jesus, no caminho de Emaús, “começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dEle se achava em todas as Escrituras” Lc 24.27
Toda a pregação deve ter o intuito de esclarecer, explicar a Palavra.
*Hermenêutica é uma das matérias do seminário, e justamente ensina como se faz para facilitar a compreensão da Bíblia, através de outras informações.
*Procurem ler “Nada me Faltará” de Phillip Keller. Ed Betânia
E depois leia o salmo 23. Verá a diferença no entendimento.
*Discipulado sério consiste em explicar as Escrituras de modo que o novo convertido se aproprie das verdades espirituais básicas do cristianismo, e aprenda a trazer para o cotidiano o GABARITO (opção correta ) da Palavra.
Primeiro, é preciso haver
- quem explique as Escrituras
Mas, igualmente importante, é
- quem recebe a Palavra, que a receba no coração, não apenas encha a cabeça de versículos...
& A Bíblia é para ser lida, recebida e crida no coração para que se torne um modo de viver que agrada a Deus
Aí, entram atitudes pessoais quanto à Palavra:
“Estes (de Beréia) foram mais nobres do que os... (de) Tessalônica,
...de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” . At 17.11 e 1Ts 2.13.
“Havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a receberam não como palavra de homens, mas (segundo é na verdade) como palavra de Deus”
Na parábola do semeador, Jesus fala da Palavra semeada em diferentes solos, significando tipos de corações, e qual foi o resultado em cada um deles> Mateus 13.3
Também, “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente. ”
1Co 2.14.
O Espírito atua no coração que acolheu a Palavra.
Oremos como o salmista,: “Desvenda meus olhos para que veja as maravilhas da tua Lei”.
Sl 119.18 -x-
zz