zz DIA 30
Sois tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Gl 3.3
Esta pergunta pode ser feita a muitos cristãos, em todas as épocas. Deve ser feita a nós mesmos, de vez em quando, atendendo à diretriz de 1Co 11.28.
“Examine-se o homem a si mesmo...”
& Usar o computador fez “cair a ficha” sobre alguns fatos espirituais; por exemplo: posso configurar uma página do modo que quero, mas, ao desligar o computador, a página sempre volta à configuração antiga.
Há um comportamento natural ao ser humano que permanece, mesmo quando alguém aceita Jesus: é chamada de 'carne ', velho homem ( a nossa natureza decaída ) Depois de salvos, começa um processo chamado de santificação, que se inicia ao atender ao apelo da Palavra: :“Transformai-vos pela renovação da vossa mente” o que vem a acontecer pelo culto racional’ Rm 12.1-2
Outro texto explica
“A lei do espirito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte” Rm 8.2
& uma ilustração faz entender o significado deste texto
é emocionante ver um avião levantar vôo: romper a força da gravidade, e subir... voando a velocidade espantosa, lá em cima, no céu. *Leis de aerodinâmica precisaram ser descobertas e postas em prática para que o avião possa voar Mas, se apenas um parafuso se soltar, o que acontece? O avião cai. *Por quê? *Porque a lei da gravidade não foi ANULADA: foi apenas NEUTRALIZADA pelos princípios de aerodinâmica que, se não forem rigorosamente observados, volta a prevalecer a atração da gravidade , E O AVIÃO CAI.
Obs.: A carne é nosso condicionamento natural de pecador. Cristão é apenas um pecador salvo pela graça. Não deixa de ser pecador. Daí a extrema importância de se aprender a andar no Espírito o quanto antes. Pois, SE NÃO ANDAR sob a influência do Espírito, volta a prevalecer a lei natural do pecado, e diz-se que esse cristão “anda na carne”.
Acaso o avião caído deixa de ser avião? Não. Mas é preciso deixá-lo novamente em condições de observar as leis da aerodinâmica para que volte a voar. Cristão que passa a andar na carne, não deixa de ser cristão. Mas precisa ser trazido de volta aos princípios do andar no Espírito para que possa novamente exercer sua função de filho de Deus, COMO LUZEIRO “no meio desta geração pervertida e corrupta”
Só para lembrar: “se vivemos em espírito, > andemos também em espírito”
Não cobiçosos de vanglórias 'irritando-nos uns aos outros, * invejando-nos uns aos outros. ” Gálatas 5.24-26
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; >cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
& RESUMINDO: ter consideração pelo próximo
Porque a carne, mesmo crucificada com Cristo, > ainda grita...
é preciso ficar firme na fé em Jesus e na Palavra, para não dar ouvidos aos seus clamores. -x-
a
Afinal, falando sobre o FIM dos TEMPOS, Jesus explica que:
por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará, Mt 24.12-13
E faz uma pergunta retórica :
quando vier o Filho do homem, achará porventura a fé na terra? ” Lc 18.8
e somo exortados: sê fiel até à morte, - e dar -te -ei a coroa da vida
Apoc 2.10 -x-
zz
|