Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

13.06 ...Amar é...
12.06 Dia dos Namorados *oc
10.12 oc...como CRIANÇAS!
* 12.10...Bela Mensagem (IBR)
dia das mães: como começou? oc
05 01 Dia do Trabalho oc
06 19 VC FAZ PARTE? oc
16.06 FOME de AMOR oc cs
05 -6 GRAÇA às mães oc
11.06 Comemora _ dia oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
05 11 E o pai com ISSO ? oc he
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
18.06 AVALIAÇÃO oc cs
* 12.18 ...Origem do Natal
05 09 QUEM CUIDA ??? oc
3de junho Dentro.Fora da IGREJA oc
* 12.21...Início do verão
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
13.06 'paixonite' ACABA oc rfx
21.06 Início do Inverno oc
06 20 O que é CORPUS CHRISTI ? oc
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
05 08 ...Percepções diferentes* oc
05 08 * Cruz vermelha oc
14.06 VerddS : importa saber oc cs
17.06 12 Agradar a Ela oc cs
17.06 AGRADA a ELE to her oc s
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
15.06 O que é devido... oc
09.05 Pentecostes oc
* 12.13 Como temos a Bíblia? esc
Afinal, quem é ...
12.14 X Feriado pagão?
é FERIADO oc
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
vamos ler juntos! oc
APENAS UM... oc
Homem e o TRABALHO oc
SOLTEIROS!!! oc
 



...Demitir : resolve?

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br           

                                                                                               6 de setembro de 2010

Doze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Resolvendo Ineficiência Com Demissão 

Por Rick Boxx

 

Uma prática frequente usada por alguns gestores é o corte anual de 10% do pessoal que apresentou menor índice de desempenho. Embora pareça meio eficiente para eliminar colaboradores de baixa performance, ele não considera fatores atenuantes como gerenciamento deficiente ou o equívoco de pedir a bons empregados que realizem tarefas não compatíveis com suas aptidões.
     
Despedir um empregado é fácil. Porem, a marca de um bom administrador - um verdadeiro líder - é a habilidade de identificar o potencial e talentos das pessoas e promover seu desenvolvimento. É torná-las membros de uma equipe de alta performance e colocá-las em posições onde possam mostrar excelência no que fazem.
    
Com frequência administradores olham as pessoas que trabalham para eles como objetos. Líderes, porém, compreendem a importante responsabilidade de mordomos que lhes é atribuída, e que consiste em lidar com pessoas de maneira sábia e cuidadosa.
        A Bíblia freqüentemente usa a metáfora de pastores cuidando de ovelhas

1-Cuidar de ovelhas. No Antigo Testamento a Bíblia afirma: “Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos... Os cordeiros lhes fornecerão roupa, e os bodes lhe renderão o preço de um campo” (Provérbios 27. 23,26). Em outras palavras, se você der a devida atenção aos que foram entregues aos seus cuidados, eles lhe proporcionarão um retorno substancial. 

2- Maltratar as ovelhas. No profético livro de Ezequiel, Deus exortou Seu povo a liderar como pastores e não como tiranos. Ele condena a opressão ao declarar: “Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho?... Vocês não fortaleceram a (ovelha) fraca, nem a doente, nem enfaixaram a ferida. Vocês não trouxeram de volta as desviadas nem procuraram as perdidas. Vocês têm dominado sobre elas com dureza e brutalidade” (Ezequiel 34.2,4). 

 3- Buscar as ovelhas. No Novo Testamento Jesus falou do grande valor individual de cada ovelha, mesmo aquelas que se apartam do rebanho. “O que acham vocês? Se alguém possui cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixará as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu? E se conseguir encontrá-la garanto-lhes que ele ficará mais contente com aquela ovelha do que com  as noventa e nove que não se perderam” (Mateus 18.12-13).   

4- Liderar as ovelhas. Em outra parte, Jesus aplicou a analogia do pastor a Si mesmo, apontando para a natureza abnegada e sacrificial do verdadeiro líder:  “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas... Eu sou o bom pastor; conheço as Minhas ovelhas e elas

     Me conhecem... E dou a Minha vida pelas ovelhas” (João 10.11-15). 

5-  Alimentar as ovelhas. Próximo ao fim de seu tempo na Terra, Jesus delegou a responsabilidade por Suas ovelhas ao discípulo Pedro, dizendo-lhe três vezes: “Apascenta Meus cordeiros'  (cuide de Minhas ovelhas, pastoreie Minhas ovelhas) (João 21.15-17).  

    A lição é clara: se você gerencia pessoas, ame-as individualmente como o faria um pastor compassivo. Não as trate como ferramentas a serem descartadas quando você já não precisa mais delas.    Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com) /   MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês. /   Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  
1.  Sua empresa aplica a política de eliminação de empregados com baixa performance? 
Já trabalhou em uma empresa que seguia tal filosofia ? Como você reagiu a  essa prática?
2.  Que acha da afirmação: 'Porém, a marca de um bom administrador - um verdadeiro líder - é a habilidade de identificar o potencial e talentos das pessoas e promover seu desenvolvimento. É torná-las membros de uma equipe de alta performance e colocá-las em posições onde possam mostrar excelência no que fazem' ? 
3.  Como você analisa a analogia relacionando o papel do administrador ou do líder ao de um pastor de ovelhas? 
4.  Por que, em sua opinião, a Bíblia compara com frequência as pessoas a pastores e ovelhas? Acha essa comparação válida?
5-
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Salmo 23.1-6; Isaías 53.6-7; Mateus 25.32-33; Lucas 15.3-7; João 10.1-10; 1Pedro 2.25.

 

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2021 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.