Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

13.06 ...Amar é...
12.06 Dia dos Namorados *oc
10.12 oc...como CRIANÇAS!
* 12.10...Bela Mensagem (IBR)
dia das mães: como começou? oc
05 01 Dia do Trabalho oc
06 19 VC FAZ PARTE? oc
16.06 FOME de AMOR oc cs
05 -6 GRAÇA às mães oc
11.06 Comemora _ dia oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
05 11 E o pai com ISSO ? oc he
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
18.06 AVALIAÇÃO oc cs
* 12.18 ...Origem do Natal
05 09 QUEM CUIDA ??? oc
3de junho Dentro.Fora da IGREJA oc
* 12.21...Início do verão
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
13.06 'paixonite' ACABA oc rfx
06 20 O que é CORPUS CHRISTI ? oc
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
05 08 ...Percepções diferentes* oc
05 08 * Cruz vermelha oc
14.06 VerddS : importa saber oc cs
17.06 12 Agradar a Ela oc cs
17.06 AGRADA a ELE to her oc s
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
15.06 O que é devido... oc
09.05 Pentecostes oc
* 12.13 Como temos a Bíblia? esc
Afinal, quem é ...
12.14 X Feriado pagão?
é FERIADO oc
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
vamos ler juntos! oc
APENAS UM... oc
Homem e o TRABALHO oc
SOLTEIROS!!! oc
 



...Estratégia de Gestão

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br           

                                                                                                  31 de janeiro de 2011

Treze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Estratégia de Gestão   Por Rick Boxx

 

     CEO’s e executivos de grandes organizações têm acesso a larga gama de conselheiros e mestres em negócios. Muitos desses consultores surgem juntamente com as últimas ideias e modismos empresariais. Modismos, porém, surgem e passam, sendo substituídos por outras novidades e estratégias, geralmente de curta duração. Em seu rastro deixam confusão e práticas questionáveis, não arraigadas na sabedoria testada pelo tempo. 

         Wes Cantrell, ex-CEO de uma corporação de mais de US$ 14 bilhões, que fabricava copiadoras vendidas no mundo todo, teve muitas oportunidades de utilizar algumas dessas ideias inovadoras.  Mas ele escolheu caminho bem diverso. Falando numa reunião de empresários e profissionais, ele fez uma afirmação que seus ouvintes devem ter achado surpreendente. Disse que seu estilo de administração e os princípios que seguia estavam baseados nos Dez Mandamentos

         Ao invés de seguir práticas empresariais que mudam com o vento, Cantrell dirigiu a empresa com firmeza, usando estatutos que sobreviveram milhares de anos e enfrentaram incontáveis desafios. Como ensina o Salmo 119.98-99, “s Teus mandamentos me tornam mais sábio do que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo. Tenho mais discernimento do que todos os meus mestres, pois medito nos Teus testemunhos.”

Os Dez Mandamentos são citados na Bíblia, Êxodo 20.1-17 e Deuteronômio 5.6-21. Os três primeiros mandamentos tratam do relacionamento do ser humano com Deus;  
Por exemplo, o quarto mandamento nos ordena a observar o sábado. De maneira prática ele nos lembra que trabalhar dia e noite, sem pausa para descanso e restauração, significa acabar esgotado mental e fisicamente. 

Obs do site:5o. mandamento trata da relacão familiar: TODOS COMEÇAMOS SENDO FILHOS
 
Os mandamentos restantes oferecem princípios que podem ser aplicados a qualquer cenário empresarial.

 Dificilmente apontaríamos defeitos nos Dez Mandamentos. Os mais controversos, é claro, são aqueles que exigem adoração e obediência exclusiva a Deus. Para ateus e agnósticos esta é uma grande pedra de tropeço. Mas nas Escrituras Deus explica a motivação prática para que Suas regras sejam obedecidas: Tenham o cuidado de obedecer a toda a lei que Eu hoje lhes ordeno, para que vocês vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados” (Deuteronômio 8.1). 

      Se um consultor, como o citado, chegasse ao seu escritório e declarasse com grande convicção: “Se você seguir o que eu digo, sua empresa vai crescer e prosperar, e você terá mais sucesso do que jamais imaginou”? , você não iria pelo menos parar e considerar suas recomendações para ver como elas se ajustariam à missão e cultura de sua empresa? 

     O problema é óbvio. Na próxima semana, no próximo mês ou no próximo ano, outra pessoa aparecerá para fazer declarações semelhantes, afirmando que sua proposta é a melhor coisa ocorrida desde a invenção da roda. Sim, modismos e macetes surgem e passam – tanto nos negócios quanto em outras esferas da sociedade. Diferentemente, porém, os Dez Mandamentos estão aí há milhares de anos e permanecem sólidos como rocha, guia consistente e confiável para orientação pessoal e profissional. 

       Liderar uma organização requer sabedoria. Se você deseja construir sólida vantagem sobre seus concorrentes, seria sábio considerar o aviso de Wes Cantrell de estudar e aplicar a Palavra de Deus ao seu empreendimento, bem como à sua vida pessoal.
        E os Dez Mandamentos seriam um ótimo começo. 
Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com) /    MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.  /   Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. De quantos dos Dez Mandamentos você lembra de cor? Procure na Bíblia e veja se algum deles não lhe é familiar.

2. Como você reage ao conceito de estabelecer princípios organizacionais de acordo com os Dez Mandamentos?

3. Afirma-se que as pessoas não precisam ser religiosas – ou espirituais – para descobrir o valor prático dos Dez Mandamentos. Analise cada um e tente parafraseá-los de forma a

adequá-los e relacioná-los ao seu cenário empresarial. Por exemplo, o quinto mandamento que afirma: “Honra teu pai e tua mãe”, poderia expor de forma diferente: “Mantenha o respeito

apropriado para com a autoridade”. Como você usaria esse processo em relação aos demais mandamentos, adequando-os à missão e cultura de sua organização?  

4.   Que impacto causaria no mercado de trabalho se todos concordassem em usar os Dez Mandamentos como fundamento para a maneira como conduzem os negóciios

5-   Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos
Deuteronômio 6.1-9; Mateus 22.36-40; João 13.34-35; 1 João 2.7-8; 3.11-24. 

 

 

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2021 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.