ARTIGO 11
Alvos, propósitos e valores centrais devem ser propagados com entusiasmo “aos quatro ventos”Colocados no papel, fixados nos quadros de avisos para que todos, recém-chegados ou não, sintam-se envolvidos . Exemplo de duas grandes firmas
Ex A _ Expectativas e privilégios quanto à minha equipe:
1- Conhecer os líderes e no que eles acreditam / 2- Ter líderes que expliquem sua visão
3 Nunca serem deixados no isolamento / 4- Ser ouvido
5- Merecer a confiança do líder / 5- Incentivado a aprender
7- Ser considerado = avaliado, instruído, exortado
8- Ser objeto de graça: _ merecer perdão, bem como ser ajudado a vencer imperfeições
_ não simplesmente ser descartado como incapaz
Ex B- Alvos afixados em todas as paredes da casa
1- Nosso ramo é servir aos outros / 2- Buscamos a excelência
3- Nossos clientes são beneficiados com serviços extraordinários
6- pois nós mesmos estamos empenhados em crescer sempre, e de modo proveitoso
§ Porcas e parafusos na comunicação: Resolver problemas de comunicação caótica, é difícil
Definir rumos quando se está começando, é muito mais fácil e compensador
§ O que é importante comunicar ?
a) Definir por escrito visão e valores do grupo cuidando para ser verdade na prática
(e não apenas uma linda mentira no timbre da firma)
b) Cadeia de comando bem definida e conhecida por todos: quem decide / resolve o quê...
Deixa claro: 1-quem relata a quem / 2- quem supervisiona a quem/ 3- quem é responsável pelo quê
c) organogramas_ bem claros, definidos,atualizados imediatamente, sempre que houver mudanças
Moisés teve o dele, de modo muito simplificado Ex 19.19-22
Gráficos ajudam os liderados a saber onde estão, que lugar ocupam na equipe
d) descrição de cargo para definir _ responsabilidade primordial
_ atividades e tarefas para se chegar ao alvo
_ a quem se relatar
§ Falta de comunicação tem sintomas notáveis
1- Confusão sobre quem dirige / 2- Desacordos sobre prioridades
3- Duplicação de esforços / 4- Desperdício de recursos_ começa e pára ...
5- Conflitos entre departamentos / 6- Liderados desanimados
7- Produtividade precária / 8- Ociosidade de recursos [pode ser feito, não é...]
9- Insegurança de trabalho / 10 - Falta de informação faz com que se sinta excluído.
# Como se sente quando outros sabem, e você, não ?
J Todos são importantes. Quanto mais informadas, mais as pessoas se sentem parte do grupo,
tornando-as cooperadoras. Pessoas costumam corresponder ao que se espera delas
J Antigamente, achava-se que dinheiro era poder. Hoje se pensa que informação é poder, sendo
poder = quem está mais apto para liderar
- Formas de comunicação _ comunicar é importante_ mas não de qualquer jeito
- É preciso zelar pela qualidade da informação, que deve ser:
suscinta, objetiva e clara
- Boa comunicação não é um monte de informações que ninguém entende nada
§ Como evitar a fossilização ? Comunicando-se
- Comunicar-se é mais do que falar, expor: É se fazer entender. É ser aceitável.
- Para haver comunicação é preciso haver pessoas dispostas a ouvir e a aceitar o que se diz.
1-Comunicar é fazer ver...princípios e objetivos independente de promoção pessoal
2-Comunicar é direcionar visão e ação para que haja coesão
3-Princípio básico do sucesso de qualquer empreendimento, ver torre de babel Gn 11.6
Como manter contato/ vias de comunicação abertas
Queira se comunicar, queira ouvir os outros
defina o que se espera uns dos outros
estabeleça e propague_ visão de valores
4 certifique-se de que os meios de comunicação funcionam: diga para a pessoa
_ o que precisa acertar, [não fale pelas costas, nem deixe que o façam ]
6 circule – faça-se accessível a todos,informalmente
7- atento aos pontos de resistência, [ desfaça-os com pancadas leves ]
8 pratique comunicação HAT _ honesta, aberta, transparente
- “nada acontece se as pessoas não conversarem”