Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

13.06 ...Amar é...
12.06 Dia dos Namorados *oc
10.12 oc...como CRIANÇAS!
* 12.10...Bela Mensagem (IBR)
dia das mães: como começou? oc
05 01 Dia do Trabalho oc
06 19 VC FAZ PARTE? oc
16.06 FOME de AMOR oc cs
05 -6 GRAÇA às mães oc
11.06 Comemora _ dia oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
05 11 E o pai com ISSO ? oc he
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
18.06 AVALIAÇÃO oc cs
* 12.18 ...Origem do Natal
05 09 QUEM CUIDA ??? oc
3de junho Dentro.Fora da IGREJA oc
* 12.21...Início do verão
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
13.06 'paixonite' ACABA oc rfx
21.06 Início do Inverno oc
06 20 O que é CORPUS CHRISTI ? oc
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
05 08 ...Percepções diferentes* oc
05 08 * Cruz vermelha oc
14.06 VerddS : importa saber oc cs
17.06 12 Agradar a Ela oc cs
17.06 AGRADA a ELE to her oc s
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
15.06 O que é devido... oc
09.05 Pentecostes oc
* 12.13 Como temos a Bíblia? esc
Afinal, quem é ...
12.14 X Feriado pagão?
é FERIADO oc
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
vamos ler juntos! oc
APENAS UM... oc
Homem e o TRABALHO oc
SOLTEIROS!!! oc
 



Caráter na Liderança %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL        https://soundcloud.com/cbmcbrasil

25 de abril de 2016

Dezoito anos servindo às comunidades empresarial e profissional


O Caráter na Liderança  por  Robert Tamasy

 

De verdade, o que é liderança? Ou, fazendo a pergunta de outra maneira, quais são as qualidades de um bom líder  ?    Incontáveis livros e artigos têm sido escritos sobre líderes e liderança.  Palestrantes têm feito carreira viajando de cidade em cidade, falando em jantares, encontros e conferências, apresentando suas opiniões sobre a liderança eficiente. Portanto, seria difícil encontrar uma resposta definitiva com a qual todos concordassem.   

      Pensamos em bons líderes como pessoas habilidosas que fazem as coisas acontecerem ou que motivam outras pessoas a fazerem as coisas. Existe uma variedade de estilos em liderança
 Algumas pessoas dirigem, dando ordens aos seus subordinados. Outras são excelentes em delegar autoridade (bem como responsabilidade) aos seus subalternos. Outras ainda, preferem estar envolvidas mais diretamente, empregando uma abordagem tipo “mãos à obra” para liderar sua equipe.   

    Mas sempre que consideramos indivíduos que se distinguiram entre seus inúmeros parceiros, líderes que provaram ser dignos de serem seguidos, um denominador comum parece assomar: caráter. Assim, quer estejamos entrevistando um candidato a ocupar o posto de alto executivo, ou buscando preencher um cargo de administração mediano, e até mesmo elegendo o candidato a um posto eletivo – sendo este um ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos – caráter parece ser um dos fatores que devemos levar em conta. 

      Evidentemente, aqui novamente poderíamos nos engajar num acalorado debate sobre o que abrange “caráter”. Seria bom considerarmos a sabedoria da Bíblia, testada pelo tempo, e a forma como ela descreve líderes eficientes. Como geralmente acontece, o livro de Provérbios é um excelente ponto de partida. Aqui estão alguns exemplos:

 

1-Bons líderes valorizam a sabedoria. Um dos benefícios da tecnologia moderna tem sido o acesso ilimitado à informação e conhecimento. Isso, porém, não nos proporciona sabedoria. Ela somente pode ser obtida buscando aplicar corretamente o que sabemos.  “Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável.”  (Provérbios 24:3-4).

 

2-Bons líderes se apoiam no parecer de conselheiros confiáveis. Sabendo que existem inúmeras maneiras de encarar um problema e muitas soluções possíveis, um bom líder não é orgulhoso e solicita o conselho de companheiros confiáveis antes de agir em assuntos de grande importância. “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.”  (Provérbios 15:22). “Quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória.” (Provérbios 24:6).

 

3-Bons líderes encaram seu papel com humildade. Vivemos numa era em que o barulhento, impetuoso e franco tendem a receber maior atenção, mas existe algo estranhamente atraente naqueles que não se têm em tão alta conta. “A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida. (Provérbios 22:4). “O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.” (Provérbios 29:23). 

 

Bons líderes falam com discrição. A palavra falada pode ser usada para levantar – ou destruir. Líderes medem suas palavras para obter o melhor efeito. “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.” (Provérbios 10:19). “Os lábios do justo sabem o que é próprio, mas a boca dos ímpios só conhece a perversidade.” (Provérbios 10:32).

 

Próxima semana tem mais  !    Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).

 


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Como você definiria “caráter”, especialmente quando se aplica à liderança?

2. Você concorda que um caráter sólido deve ser considerado quando se seleciona líderes, não importa a esfera de sua atuação? Por quê?

3. Como está o caráter da maioria dos líderes que você observa atualmente, seja no seu trabalho, sua comunidade ou aqueles celebrados na mídia? Você encontra muitos homens e mulheres cujo caráter você julga sólido?

4. Quais traços característicos extraídos de Provérbios falam mais alto a você? Você pode pensar em outros traços igualmente importantes?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 1:7; 2:6; 3:13-15; 10:17; 12:6, 15, 18, 23; 13:3; 14:29; 15:4; 19:20; 20:3; 28:20


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.

 

 







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2021 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.