Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

13.06 ...Amar é...
12.06 Dia dos Namorados *oc
10.12 oc...como CRIANÇAS!
* 12.10...Bela Mensagem (IBR)
dia das mães: como começou? oc
05 01 Dia do Trabalho oc
06 19 VC FAZ PARTE? oc
16.06 FOME de AMOR oc cs
05 -6 GRAÇA às mães oc
11.06 Comemora _ dia oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
05 11 E o pai com ISSO ? oc he
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
18.06 AVALIAÇÃO oc cs
* 12.18 ...Origem do Natal
05 09 QUEM CUIDA ??? oc
3de junho Dentro.Fora da IGREJA oc
* 12.21...Início do verão
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
13.06 'paixonite' ACABA oc rfx
06 20 O que é CORPUS CHRISTI ? oc
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
05 08 ...Percepções diferentes* oc
05 08 * Cruz vermelha oc
14.06 VerddS : importa saber oc cs
17.06 12 Agradar a Ela oc cs
17.06 AGRADA a ELE to her oc s
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
15.06 O que é devido... oc
09.05 Pentecostes oc
* 12.13 Como temos a Bíblia? esc
Afinal, quem é ...
12.14 X Feriado pagão?
é FERIADO oc
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
vamos ler juntos! oc
APENAS UM... oc
Homem e o TRABALHO oc
SOLTEIROS!!! oc
 



Negação, crise, ação %

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

https://manadasegunda.podbean.com/

17 de fevereiro de 2020

Vinte e dois anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Negação - Crise - Ação

Por Jim Mathis

 

Durante alguns anos notei que minha pressão arterial vinha subindo. Cada vez que eu checava, ela estava ligeiramente mais elevada que a vez anterior. Eu sempre atribuí isso a outras fontes: café demais, cansaço ou alguma outra razão facilmente explicável e descartável. Finalmente, meu médico foi direto ao ponto e me disse: “Sua pressão sanguínea está muito elevada. Vou entrar com uma medicação para isso.” A medicação funcionou e minha pressão voltou a um nível normal e saudável. Eu havia passado por um estado de negação; o médico me forçou a admitir isso e prescreveu um curso de ação.

 

De outra feita, meu endividamento estava aumentando. Eu me senti como que pisando em terreno escorregadio a primeira vez que não pude pagar o saldo total do meu cartão de crédito. Continuei pensando que no mês seguinte eu iria cobrir o débito, mas não consegui. Neguei que aquilo fosse um problema até que tudo se transformou numa conjuntura perigosa, alcançado um valor que eu não poderia mais suportar. Estabeleci um plano de ação e liquidei todos os meus débitos num prazo quase igual ao que levei para acumulá-los.

 

Venho ganhando um pouco de peso a cada ano de minha vida adulta. Convenci a mim mesmo que isso era normal e, além disso, eu conhecia muitas pessoas que estavam com mais sobrepeso do que eu. Eu também alegava que minha balança não estava correta, eu estava usando sapatos pesados ou tinha acabado de fazer uma grande refeição e, além do mais – eu pensava – meu peso variava dependendo do horário do dia.

 

Por fim, alcancei um peso além da minha zona de conforto e daquilo que eu queria pesar. Aquilo se transformou em uma crise pessoal. Comprei uma nova balança digital e comecei a fazer uma tabela com o meu peso no mesmo horário todos os dias; eu não queria que houvesse nenhuma variável para me fazer racionalizar. Mais uma vez, eu estava em estado de negação, entrei numa crise de confiança e desenvolvi um plano de ação.

 

Muitos anos atrás eu estava à deriva, espiritualmente falando. Eu tinha frequentado a igreja quando jovem, e até mesmo tivera uma “experiência religiosa”. Olhei em retrospectiva para aquela experiência, convenci a mim mesmo que eu estava bem com Deus, mas de alguma forma cheguei à conclusão de que não estava. Por fim, entrei em uma crise de fé onde eu sabia que precisava mudar minha vida. Comecei a frequentar a igreja novamente e me juntei a um grupo de estudo da Bíblia. Ali tomei consciência de que minha visão de Deus era a de uma criança – era a perspectiva que eu adquirira na Escola dominical décadas anteriormente.

 

Depois de um período de profunda autoanálise, decidi me tornar um dedicado seguidor de Cristo – desta vez na condição de um adulto com um plano. Assim como aconteceu com minha pressão arterial, meu endividamento e sobrepeso, eu estivera em negação a respeito de minha falta de fé. Tive uma crise de fé em que eu sabia que as coisas deveriam mudar e aquela crise levou-me a uma nova e mais madura fé em Jesus Cristo.

 

Ao longo dos anos, tenho visto esse mesmo padrão sendo exibido na vida de muitas outras pessoas, em uma grande variedade de assuntos. Para alguns, a habilidade de viver em negação é maior do que para outros; eles parecem nunca chegar ao estágio da crise onde reconhecem a necessidade de adotar um rumo de ação. Outros confrontam a realidade e adotam os passos necessários antes que surjam grandes crises. Existem áreas em sua vida em que você está em negação? Você está na direção de uma crise ou deve adotar um curso de ação agora mesmo?

 

Eu sugiro que você consulte outras pessoas e busque ajuda: Deus e amigos confiáveis. “Vocês Me procurarão e Me acharão quando Me procurarem de todo o coração. Eu Me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor...” (Jeremias 29:13-14). “O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força; quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória.” (Provérbios 24:5-6).

 

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você já teve um problema com endividamento, saúde física, comportamento destrutivo ou uma questão no trabalho que o manteve em estado de negação por muito tempo até que você agisse a respeito? Descreva o problema, como ele o afetou e o que você, por fim, fez a respeito.

2. Você ainda está no estágio de negação em relação a algum problema não resolvido ou desafios em sua vida? Como você poderia descobrir que realmente existe um problema antes que ele se transforme numa grande crise?

3. E quanto à sua vida espiritual? Você acredita que está onde deveria em seu relacionamento com Deus? Por quê? Se não está certo sobre isso, quem você procuraria em busca de conselho para ajudá-lo a alcançar um entendimento honesto de onde você está ou onde não deveria estar?

4. Supondo que você admita estar em negação em relação a alguma questão controladora em sua vida que está alcançando o estágio da crise. Você estaria disposto a deixar seu orgulho e se submeter à orientação de algum conselheiro sábio para ajudá-lo a adotar as ações necessárias? Por quê?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Deuteronômio 5:32-33; Salmos 139:1-12, 23; Provérbios 8:17; 11:14; 19:20; I Timóteo 4:7.

 

Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de 'Câmaras de Alto desempenho', livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan Nieto..


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escreve ndo, 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você já teve um problema com endividamento, saúde física, comportamento destrutivo ou uma questão no trabalho que o manteve em estado de negação por muito tempo até que você agisse a respeito? Descreva o problema, como ele o afetou e o que você, por fim, fez a respeito.

2. Você ainda está no estágio de negação em relação a algum problema não resolvido ou desafios em sua vida? Como você poderia descobrir que realmente existe um problema antes que ele se transforme numa grande crise?

3. E quanto à sua vida espiritual? Você acredita que está onde deveria em seu relacionamento com Deus? Por quê? Se não está certo sobre isso, quem você procuraria em busca de conselho para ajudá-lo a alcançar um entendimento honesto de onde você está ou onde não deveria estar?

4. Supondo que você admita estar em negação em relação a alguma questão controladora em sua vida que está alcançando o estágio da crise. Você estaria disposto a deixar seu orgulho e se submeter à orientação de algum conselheiro sábio para ajudá-lo a adotar as ações necessárias? Por quê?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Deuteronômio 5:32-33; Salmos 139:1-12, 23; Provérbios 8:17; 11:14; 19:20; I Timóteo 4:7.







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2021 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.