Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

13.06 ...Amar é...
12.06 Dia dos Namorados *oc
10.12 oc...como CRIANÇAS!
* 12.10...Bela Mensagem (IBR)
dia das mães: como começou? oc
05 01 Dia do Trabalho oc
06 19 VC FAZ PARTE? oc
16.06 FOME de AMOR oc cs
05 -6 GRAÇA às mães oc
11.06 Comemora _ dia oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
05 11 E o pai com ISSO ? oc he
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
18.06 AVALIAÇÃO oc cs
* 12.18 ...Origem do Natal
05 09 QUEM CUIDA ??? oc
3de junho Dentro.Fora da IGREJA oc
* 12.21...Início do verão
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
13.06 'paixonite' ACABA oc rfx
06 20 O que é CORPUS CHRISTI ? oc
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
05 08 ...Percepções diferentes* oc
05 08 * Cruz vermelha oc
14.06 VerddS : importa saber oc cs
17.06 12 Agradar a Ela oc cs
17.06 AGRADA a ELE to her oc s
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
15.06 O que é devido... oc
09.05 Pentecostes oc
* 12.13 Como temos a Bíblia? esc
Afinal, quem é ...
12.14 X Feriado pagão?
é FERIADO oc
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
vamos ler juntos! oc
APENAS UM... oc
Homem e o TRABALHO oc
SOLTEIROS!!! oc
 



Pausa forçada %

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                                     http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                                   https://manadasegunda.podbean.com/

19 de outubro de 2020

Vinte e três anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Quando a Vida nos Força a Entrar no Modo 'Pausa'

Por Jim Langley

Sabe aquele botão de “pausa” que você tem no controle da TV ou no vídeo que você assiste no seu computador ou smartphone?  Às vezes, a vida aperta o botão de “pausa”, quer gostemos ou não. Geralmente, eu não gosto. Mas aprendi que quando isso acontece, cria uma oportunidade única para retroceder e avaliar onde estivemos, onde estamos no presente e para onde estamos indo – ou, pelo menos, para onde pensamos que estamos indo.  

Mesmo pausas não planejadas e inconvenientes servem a um propósito digno se prestarmos atenção. É muito fácil nos deixarmos apanhar pela correria deste mundo e perdermos de vista o que realmente importa.  Isso não quer dizer que a maior parte da vida é irrelevante, mas é geralmente menos importante do que pensamos quando temos um olhar mais abrangente.  

Talvez a mais significativa pausa em minha vida tenha ocorrido muitos anos atrás quando passei quatro dias numa unidade de tratamento intensivo depois de contrair uma pneumonia dupla. Felizmente, meu médico convenceu-me a ir para o hospital antes que me tornasse uma estatística. Com ambos os pulmões parcialmente tomados por fluídos, eu era uma bomba ambulante. Aquela curta estadia no hospital não apenas me proporcionou o tempo necessário para minha cura e recuperação, como também me permitiu fazer uma pausa, refletir sobre minhas prioridades e fazer os ajustes necessários. 

No livro de Salmos a palavra “Selá” aparece com frequência. Trata-se de uma palavra hebraica aparentemente usada como símbolo musical pelos músicos/poetas líricos, que fazia com que os leitores ou cantores parassem e refletissem no que havia sido previamente apresentado. Esse sinal musical também é encontrado três vezes no livro de Habacuque, que fala da grandeza de Deus desde os primeiros dias da raça humana.  O profeta nos desafia a descansarmos na bondade do Deus do universo e aprender a confiar irrestritamente nEle.  

Outro de meus momentos de pausa foi passar 18 meses numa zona de combate. Embora eu não estivesse próximo a Deus naquele momento, em retrospecto, desde então me dei conta de como aquele tempo serviu para me moldar e fortalecer. Olhando para trás posso ver como Deus sempre esteve presente, sempre me guardando, mesmo quando eu não estava prestando atenção.

Assim como os aparelhos eletrônicos e softwares incluem dispositivo de pausa para controlar o ritmo com que assistimos ou ouvimos,

z  > tentando aumentar  a letra

Deus frequentemente aplica o “botão de pausa” divino neste mundo no qual vivemos. Quem sabe se para você as restrições impostas pelo COVID-19 tenham servido para esse propósito? Ao continuarmos a lidar com a pandemia atual, podemos encontrar grande consolo em saber que o nosso Deus Todo-Poderoso é soberano, não está nem um pouco surpreso ou preocupado. Mesmo que não reconheçamos isso, Ele usa as circunstâncias para nos fazer navegar em águas desconhecidas.

Descobri que o Salmo 46 é bem instrutivo. Nos primeiros três versículos lemos: “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. Selá.” Depois desta pausa, lemos mais adiante: “Venham! Vejam as obras do Senhor, Seus feitos estarrecedores na terra. Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os escudos com fogo. ‘Parem de lutar! Saibam que Eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.’ O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura.” (Salmos 46:8-11).

Isso quer dizer que podemos confiar em Deus não apenas para promover pausas em nossa vida, mas também para estar presente durante os tempos de necessidade. Sejam quais forem os desafios que você está enfrentando hoje, que você possa tirar destas palavras força e encorajamento.

 z

Deus frequentemente aplica o “botão de pausa” divino neste mundo no qual vivemos. Quem sabe se para você as restrições impostas pelo COVID-19 tenham servido para esse propósito? Ao continuarmos a lidar com a pandemia atual, podemos encontrar grande consolo em saber que o nosso Deus Todo-Poderoso é soberano, não está nem um pouco surpreso ou preocupado. Mesmo que não reconheçamos isso, Ele usa as circunstâncias para nos fazer navegar em águas desconhecidas. 

Descobri que o Salmo 46 é bem instrutivo.  Nos primeiros três versículos lemos: “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. Selá.” Depois desta pausa, lemos mais adiante: “Venham! Vejam as obras do Senhor, Seus feitos estarrecedores na terra. Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os escudos com fogo. ‘Parem de lutar! Saibam que Eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.’ O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura.” (Salmos 46:8-11). 

Isso quer dizer que podemos confiar em Deus não apenas para promover pausas em nossa vida, mas também para estar presente durante os tempos de necessidade. Sejam quais forem os desafios que você está enfrentando hoje, que você possa tirar destas palavras força e encorajamento.  

Próxima semana tem mais!


 

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Com que frequência você usa o botão de pausa de seus dispositivos eletrônicos? O que você faz quando o usa?

2. Você se identifica com o conceito de “pausas” na vida como descrito neste Maná? Como tem sido essa experiência para você? Você atravessa uma dessas pausas no momento?

3. Como você usualmente reage a essas pausas, especialmente se elas interrompem seus planos cuidadosamente concebidos?

4. Se realmente confiamos que Deus não somente permite essas pausas em nossa vida, como também as usa para nos guiar e ajudar em nosso crescimento espiritual, como isso afeta a forma como reagimos quando Deus levanta o sinal de “pare” ou nos diz que é tempo de esperar?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 31:19-22; 37:4-7; 34; 46:10; Habacuque 3:16-18; Lucas 11:9-10; João 10:25-29.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Texto de autoria de Jim Langley, agente e perito em seguros de vida (CLU), da New York Life, desde 1983. Membro ativo do CBMC Santa Bárbara, Califórnia, desde 1987. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.



O CBMC Brasil convida para esta segunda 19 de outubro, as 20h: Evento no canal do Facebook:

http://www.facebook.com/cbmcbrasil/videos- Principios do Reino de Deus


 

 

 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2021 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.