Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

13.06 ...Amar é...
12.06 Dia dos Namorados *oc
10.12 oc...como CRIANÇAS!
* 12.10...Bela Mensagem (IBR)
dia das mães: como começou? oc
05 01 Dia do Trabalho oc
06 19 VC FAZ PARTE? oc
16.06 FOME de AMOR oc cs
05 -6 GRAÇA às mães oc
11.06 Comemora _ dia oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
05 11 E o pai com ISSO ? oc he
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
18.06 AVALIAÇÃO oc cs
* 12.18 ...Origem do Natal
05 09 QUEM CUIDA ??? oc
3de junho Dentro.Fora da IGREJA oc
* 12.21...Início do verão
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
13.06 'paixonite' ACABA oc rfx
06 20 O que é CORPUS CHRISTI ? oc
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
05 08 ...Percepções diferentes* oc
05 08 * Cruz vermelha oc
14.06 VerddS : importa saber oc cs
17.06 12 Agradar a Ela oc cs
17.06 AGRADA a ELE to her oc s
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
15.06 O que é devido... oc
09.05 Pentecostes oc
* 12.13 Como temos a Bíblia? esc
Afinal, quem é ...
12.14 X Feriado pagão?
é FERIADO oc
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
vamos ler juntos! oc
APENAS UM... oc
Homem e o TRABALHO oc
SOLTEIROS!!! oc
 



Coxeadura %

MANÁ DA SEGUNDA  www.cbmc.org.br

                                           http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                        https://manadasegunda.podbean.com/

14 de dezembro de 2020

Vinte e três anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Todo Bom Líder Tem Uma Coxeadura

Por Stephen Graves

 

Talvez você conheça a história relatada em Gênesis 32, no Antigo Testamento da Bíblia. Sozinho para passar a noite, Jacó, que se tornaria o patriarca da nação de Israel, é confrontado por um “homem misterioso”, e os dois lutam por horas. Quase no final da noite, o Deus-homem toca o quadril de Jacó e o derrota. Contudo, o Deus-homem abençoou Jacó e daquele dia em diante Jacó andava coxeando. Até esse ponto, Jacó sempre dera um jeito de ganhar suas lutas. Agora, porém, ele havia encontrado um oponente que não poderia derrotar. Jacó foi quebrado – mas ele era uma pessoa melhor por causa disso.

 

O que é uma coxeadura?  Ao longo de três décadas de treinamento de executivos, passei muito tempo com pessoas que, como Jacó, sempre venciam seus confrontos. Mas vencer constantemente resulta em colocar nossa confiança e convicção na pessoa errada: nós mesmos. Eu observei outro traço característico dos mais notáveis líderes que conheci. Eles apresentam uma coxeadura – uma cicatriz por subirem ao ringue com Deus – e perderem.  

 

Uma coxeadura é o reconhecimento espiritual, emocional, mental ou mesmo físico (por vezes) de que nós não somos o supremo agente da vida.  Quanto mais rápido eu aprender que não sei tudo, não posso fazer tudo e não sou completamente a pessoa que preciso ser, melhor. Um amigo meu costuma dizer que a questão principal para cada pessoa é “Quem tem direito de governar?” Jacó lutava com Deus para saber quem estava no comando. Ele havia passado anos governando a própria vida, e isso parecia estar funcionando. Ele fez o que a maioria das pessoas sequer admitiria sobre si mesmas – ele agia como se não precisasse de Deus. 

 

Lutando com Deus.  Quem sabe você também tenha passado anos ganhando tudo na vida e então, de repente, isso se foi. Talvez, como aconteceu comigo há alguns anos, você tenha sofrido de uma doença que o fez lembrar-se de sua mortalidade. Ou, quem sabe, a estratégia corporativa que você passou meses elaborando tenha falhado. Aquele escritório principal que você vinha cobiçando foi dado a outra pessoa. Você não entrou para a equipe, apesar de ter trabalhado mais do que qualquer outro. Seu casamento ou seus filhos não saíram como você tinha planejado.
  Em outras palavras, alguma coisa interrompeu seu avanço.  

 

Quando a questão é quem tem o direito de governar, sempre envolve uma luta que acontece contra o Todo Poderoso. Uma coxeadura acontece quando você luta contra Deus e Ele decide vencer...como Ele sempre faz.  

 

Por que precisamos de uma coxeadura?  Duas coisas resultam de uma coxeadura: humanidade e humildade. Estas duas coisas estão atadas juntas, e coisas ruins acontecem quando deixamos de agarrar uma delas.  Todos nós conhecemos pessoas que perderam contato com sua humanidade e agem como se fossem super-humanos. Atletas, astros de cinema, pregadores, empresários e CEO’s vêm à mente, mas pode acontecer a qualquer um de nós.  

 

Um segundo subproduto da coxeadura é a humildade. Você sempre pode identificá-la em pessoas que lutaram com Deus e perderam. Na verdade, é uma boa coisa, porque até que lutemos com Deus, podemos evitar termos de nos confrontar com nossa humanidade. Não há nada que substitua a luta com Deus e passar pela experiência de ser quebrado. 

 

“Quebradura” soa como uma coisa ruim, como se algo estivesse errado conosco. Mas e se a quebradura for uma coisa boa? A Bíblia, afinal de contas, frequentemente fala sobre quebraduras e fraquezas como sendo os lugares onde Deus resplandece. Como Salmos 51:17 diz, “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” Os maiores líderes que conheço têm uma coxeadura. Eles se deram conta de sua humanidade e andam com humildade. Através da derrota, desapontamentos, e inúmeras outras coisas, eles descobriram Quem tem o direito de governar.  

 

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você conhece pessoalmente alguém que tenha uma coxeadura? Como isso afeta esse indivíduo?

2. Que tipo de “coxeadura” o autor descreve? Você tem alguma delas ou conhece alguém que tenha? Qual tem sido o seu efeito?

3. Você já passou pela experiência de lutar com Deus? Isto está acontecendo neste momento? Como tem sido?

4. Como uma coxeadura, resultante de uma luta com Deus, é um benefício em nossa vida?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 6:1-3; Isaías 40:29-31; I Coríntios 1:27-31; 9: 24-27; II Coríntios 12:7-10.

Dr. Stephen R. Graves descreve-se como um estrategista organizacional, teólogo pragmático e capitalista social. Ele aconselha executivos e empresários, bem como jovens empreendedores. Ele é autor de inúmeros livros e muitos artigos e um orador público. Seu site é www.stephenrgraves.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2021 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.