Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

13.06 ...Amar é...
12.06 Dia dos Namorados *oc
10.12 oc...como CRIANÇAS!
* 12.10...Bela Mensagem (IBR)
dia das mães: como começou? oc
05 01 Dia do Trabalho oc
06 19 VC FAZ PARTE? oc
16.06 FOME de AMOR oc cs
05 -6 GRAÇA às mães oc
11.06 Comemora _ dia oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
05 11 E o pai com ISSO ? oc he
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
18.06 AVALIAÇÃO oc cs
* 12.18 ...Origem do Natal
05 09 QUEM CUIDA ??? oc
3de junho Dentro.Fora da IGREJA oc
* 12.21...Início do verão
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
13.06 'paixonite' ACABA oc rfx
21.06 Início do Inverno oc
06 20 O que é CORPUS CHRISTI ? oc
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
05 08 ...Percepções diferentes* oc
05 08 * Cruz vermelha oc
14.06 VerddS : importa saber oc cs
17.06 12 Agradar a Ela oc cs
17.06 AGRADA a ELE to her oc s
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
15.06 O que é devido... oc
09.05 Pentecostes oc
* 12.13 Como temos a Bíblia? esc
Afinal, quem é ...
12.14 X Feriado pagão?
é FERIADO oc
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
vamos ler juntos! oc
APENAS UM... oc
Homem e o TRABALHO oc
SOLTEIROS!!! oc
 



a SUA percepção do trabalho %

z

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br

                                                   http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                                 https://manadasegunda.podbean.com/

18 de janeiro de 2021

Vinte e três anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Qual é Sua Percepção de Trabalho

Por Robert J. Tamasy

 

Ao continuarmos a lidar com as repercussões da pandemia global do COVID-19, nosso trabalho - e a forma como o percebemos - tem sido grandemente afetado. Muitos entre nós descobriram as alegrias e os desafios de trabalhar em casa.  Alguns viram a descrição de seu trabalho drasticamente modificada, enquanto outros ainda perderam seus empregos ou foram dispensados temporariamente devido à desaceleração da economia.   Todos esses fatores fizeram com que muitos de nós reavaliássemos nossas atitudes e percepções do trabalho: o que ele significa, por que o fazemos, e o que esperamos dele.

*Será que o trabalho é – como alguns o descrevem – meramente “um mal necessário” que deveria ser evitado, se possível? Será que se trata apenas de “ganhar o sustento” – gerar recursos para pagar as contas, satisfazer necessidades e sustentar o estilo de vida desejado? Ou será que há mais coisas além destas? Será que o trabalho possui um valor intrínseco que pode nos ajudar a encontrar significado, valor e propósito?

   Uma pessoa esperta fez esta avaliação: “Eu amo o trabalho. Posso me sentar e observar as pessoas trabalhando o dia todo.” Esta afirmação reflete o seu sentimento, ou seja, o trabalho é bom, desde que seja outra pessoa a despender o esforço? 

   *David McKay, presidente e CEO do RBC, maior banco do Canadá, apresentou uma perspectiva muito mais categórica sobre trabalho: “Vamos reconhecer que o privilégio de trabalhar é um dom,
                                que o poder trabalhar é uma benção, e
                                que o amor ao trabalho é sucesso
.” sta breve afirmação, ele conecta trabalho a vários conceitos intrigantes: é um privilégio, é um dom, uma benção e sucesso – se você ama o que faz. Cada um desses conceitos merece consideração e elaboração.

 

Acredite ou não, houve um tempo em que o trabalho não era algo enfadonho, quando ele não era repleto de frustração. De acordo com o livro de Gênesis, no Antigo Testamento da Bíblia, quando Deus criou as primeiras pessoas – Adão e Eva – o seu “ambiente de trabalho”, o Éden, era um lugar maravilhoso e idílico. “Deus os abençoou, e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra... Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês.” (Gênesis 1:28-29).  

 

Aquele era um arranjo perfeito, mas Adão e Eva bagunçaram tudo. Eles desafiaram a ordenação de Deus para não comer o fruto “da árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gênesis 2:17). As consequências de seu ato de rebelião são sentidas até hoje: “...maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida...Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão...” (Gênesis 3:17-19).

 

Portanto, ao irmos para o trabalho, seja em um escritório tradicional, viajando por aeroportos ou numa estação de trabalho em nossa casa, e as coisas não estiverem indo bem, podemos agradecer a Adão e Eva.  Foram eles que começaram tudo! Mas será que isso significa que devemos iniciar cada dia de trabalho esperneando e berrando, resmungando por que o trabalho é difícil? Nós podemos adotar essa abordagem. Ou, como McKay disse, podemos escolher encarar o trabalho  como um privilégio, um dom e uma benção. E então, arregaçar as mangas e empenhar o esforço necessário.

 

O consultor de negócios Tim Knight observou: “Médicos não tornam você saudável. Nutricionistas não fazem você ficar esbelto. Professores não o tornam inteligente. Treinadores, não deixam você em forma. Eles ajudam, mas você deve assumir a responsabilidade e fazer o trabalho necessário.” Quando fazemos isso podemos apreciar os frutos do nosso labor e sentir a satisfação de um trabalho bem feito. 

 

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Antes de ler esse “Maná” qual era sua atitude em relação ao seu trabalho?

2. Qual a importância da perspectiva de uma pessoa em relação ao trabalho que faz, já que ele consome um percentual considerável do seu tempo todas as semanas? Nossa perspectiva realmente importa? Por quê?

3. McKay fala sobre o trabalho ser um privilégio, um dom e uma benção. Como você reage ouvindo essas palavras serem associadas aos desafios e frustrações cotidianos que todos experimentamos no ambiente de trabalho?

4. Se você fosse mudar uma coisa em relação à sua percepção de trabalho – de modo geral ou especificamente em sua situação atual – o que seria? Explique sua resposta.

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Gênesis 1:27-31; Provérbios 10:5; 12:24; 22:29; Eclesiastes 1:1-2, 9-11; 2:4-11, 24-26; 5:18.

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu 'The heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2021 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2021 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.