Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

13.06 ...Amar é...
12.06 Dia dos Namorados *oc
10.12 oc...como CRIANÇAS!
* 12.10...Bela Mensagem (IBR)
dia das mães: como começou? oc
05 01 Dia do Trabalho oc
06 19 VC FAZ PARTE? oc
16.06 FOME de AMOR oc cs
05 -6 GRAÇA às mães oc
11.06 Comemora _ dia oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
05 11 E o pai com ISSO ? oc he
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
18.06 AVALIAÇÃO oc cs
* 12.18 ...Origem do Natal
05 09 QUEM CUIDA ??? oc
3de junho Dentro.Fora da IGREJA oc
* 12.21...Início do verão
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
13.06 'paixonite' ACABA oc rfx
21.06 Início do Inverno oc
06 20 O que é CORPUS CHRISTI ? oc
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
05 08 ...Percepções diferentes* oc
05 08 * Cruz vermelha oc
14.06 VerddS : importa saber oc cs
17.06 12 Agradar a Ela oc cs
17.06 AGRADA a ELE to her oc s
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
15.06 O que é devido... oc
09.05 Pentecostes oc
* 12.13 Como temos a Bíblia? esc
Afinal, quem é ...
12.14 X Feriado pagão?
é FERIADO oc
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
vamos ler juntos! oc
APENAS UM... oc
Homem e o TRABALHO oc
SOLTEIROS!!! oc
 



precisa? faça um...%

z

MANÁ DA SEGUNDA   www.cbmc.org.br

                                              http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                         https://manadasegunda.podbean.com/

15 de fevereiro de 2021

Vinte e três anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Precisando de um Barco? Construa Um

Por Robert J. Tamasy

 

Algumas pessoas gostam de sonhar: “Se ao menos eu tivesse a oportunidade de mostrar o que posso fazer!”  Outras falam sobre o que realizarão quando “tirarem a sorte grande” (Em inglês, a expressão “when their ship comes in” - quando seu barco chegar - NT). Falamos sobre pessoas que terão a sua melhor hora quando “a oportunidade bater à porta”, mas, e se quando a oportunidade bater, você estiver tirando uma soneca, levando o lixo para fora ou praticando algum passatempo?       

 

Eu não sei de onde surgiu, mas recentemente li um comentário esclarecedor. Lembra-se de Noé, o homem de Gênesis 6 a quem Deus deu a incumbência de construir uma arca enorme para preservar do dilúvio iminente sua família e animais de todas as espécies? Bem, o observador destacou: “Noé não esperou que o barco chegasse, ele construiu um.”

 

Vivemos em tempos nos quais um crescente número de pessoas está à espreita esperando por um almoço grátis, educação grátis e um monte de outros benefícios e serviços que não fizeram por merecer. Basicamente, esperam que outros façam o trabalho pesado a fim de prover os recursos que eles não estão dispostos a se esforçar para produzir. Elas esperam ganhar na loteria, sem ao menos se dar ao trabalho de comprar um bilhete. 

 

Quando jovem, fui mimado por meus pais e não tinha uma ética de trabalho razoável. Felizmente, tive um tio que gentil, mas firmemente, me ensinou que se quisesse obter êxito em alguma coisa, teria que trabalhar para consegui-lo. Depois de me tornar seguidor de Jesus Cristo orei para que Deus abençoasse minha carreira, mas entendi que Ele esperava que eu fizesse minha parte. O resultado, aprendi, é que Deus “...é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com Seu poder que atua em nós...” (Efésios 3:20).  

 

Pense novamente por um momento em Noé. Estudiosos bíblicos nos dizem que, de acordo com a passagem, ainda não tinha chovido sobre a terra até aquele tempo. Assim, quando Deus informou a Noé que iria não apenas chover, mas inundar a terra inteira, o futuro construtor da arca ficou provavelmente um tanto perplexo. Mas Noé, capacitado e direcionado pelo Senhor, fez o que lhe foi ordenado – construir um barco de enormes proporções. Podemos não ser solicitados a construir uma arca, mas é possível que Ele nos peça para fazer algo igualmente formidável. Estamos dispostos a fazer o trabalho?

 

A Bíblia ensina muito sobre a importância de trabalhar com afinco, especialmente quando se busca atingir metas e propósitos bem definidos. Aqui estão alguns dos princípios que ela apresenta:  

 

Objetivos exigem mais do que sonhar.  Muitos têm elevadas aspirações, coisas que gostariam de realizar, mas pensamento positivo e esperançoso não é o suficiente para tornar nossos sonhos realidade. “Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo.” (Provérbios 12:11).  

 

Ações sempre falam mais alto do que palavras.  O ditado nos lembra que “falar é fácil”, mas o difícil é realmente ir adiante e materializar nossas boas intenções. Ter nossas metas por escrito é sempre uma boa ideia, mas formular um plano mensurável e tangível para realizá-las – e depois segui-lo – é muito melhor. “Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.” (Provérbios 14:23).  

 

Esforços sem entusiasmo raramente são bem-sucedidos.  Certo dia, meu amigo Gary Highfield compreendeu que o seu “eu quero” – o desejo de uma vida melhor para sua família – havia se tornado “eu tenho”, moldado por uma variedade de esforços para transformar-se em um trabalhador mais valioso. Seus esforços valeram a pena. Ele chegou mesmo a escrever um livro, “When Want To Becomes Have To” (Quando Eu Quero Se Torna Eu Tenho), que serve de inspiração para muitos jovens atualmente. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança...” (Colossenses 3:23-24).

 

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Você gostaria de ter alguma oportunidade para progredir pessoal ou profissionalmente? Qual ou quais?

2. Como você imagina que poderia tornar-se mais diligente na busca dessas oportunidades, e não ficar esperando que elas batam à sua porta?

3. O que você acha que passou pela mente de Noé quando Deus o instruiu a construir uma arca? Como imagina que você teria reagido? 

4. Em sua opinião, por que é tão difícil para algumas pessoas agirem quando se trata de seus sonhos e aspirações? Como você acredita que você ou outra pessoa poderiam ajudar a alguém que está preso na “terra dos sonhos”, levando essa pessoa a agir de acordo com sua visão? 

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Gênesis 6:9-22; Provérbios 10:4;  13:4; 16:26;  22:29;  27:18; Eclesiastes 9:10; Efésios 2:10.  

 

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de 'Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace' e 'Tufting Legacies' (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu 'The heart of Mentoring' e tem editado numerosos outros livros, incluindo 'Advancing Through Adversity', por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2021 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1. Você gostaria de ter alguma oportunidade para progredir pessoal ou profissionalmente? Qual ou quais?

2. Como você imagina que poderia tornar-se mais diligente na busca dessas oportunidades, e não ficar esperando que elas batam à sua porta?

3. O que você acha que passou pela mente de Noé quando Deus o instruiu a construir uma arca? Como imagina que você teria reagido? 

4. Em sua opinião, por que é tão difícil para algumas pessoas agirem quando se trata de seus sonhos e aspirações? Como você acredita que você ou outra pessoa poderiam ajudar a alguém que está preso na “terra dos sonhos”, levando essa pessoa a agir de acordo com sua visão? 

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Gênesis 6:9-22; Provérbios 10:4;  13:4; 16:26;  22:29;  27:18; Eclesiastes 9:10; Efésios 2:10.  







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2021 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.