Pequenos Negócios se Beneficiam da Confiança
Por Rick Boxx
O instituto Gallup de pesquisas entrevistou milhares de pessoas nos Estados Unidos para determinar em quais instituições elas depositavam mais confiança*. Depois das forças armadas, que ficaram em primeiro lugar, os pequenos negócios vieram em seguida na classificação do Gallup, com 68% das pessoas inquiridas declarando que confiavam em pequenos empreendimentos comerciais mais do que em outras instituições.
Grandes empresas, porém, ficaram em décimo segundo lugar com um nível de confiança de apenas 23%. São muitos os motivos possíveis para explicar a distância enorme entre os pequenos negócios, de propriedade privada, e as grandes corporações. Nossa intenção não é acusar as grandes empresas; muitas são vitais para a nossa sociedade e se esforçam por manter um equilíbrio saudável entre lucros e o compromisso para com aqueles que adquirem seus produtos e serviços. Mas o que salta aos olhos nessa pesquisa é que aparentemente os pequenos negócios têm uma excelente oportunidade de se beneficiar com a confiança do público para proveito de todos.
As pequenas empresas, é claro, têm muitas desvantagens quando competem com grandes negócios, incluindo-se aí o poder de compra, recursos humanos e financeiros, influência e, em muitos casos, reconhecimento do nome. Entretanto, utilizando sabedoria e criatividade, líderes de pequenas empresas podem ser capazes de desenvolver estratégias para alcançar sucesso no presente e no futuro.
or exemplo: como você compararia a ida a uma grande loja de departamentos – dessas que geralmente compõem uma grande rede – que conta com um mínimo de funcionários, com a ida a uma pequena loja de varejo que tem vendedores prontos e ansiosos para lhe dar assistência no que você precisar? Você já se sentiu frustrado ao tentar resolver um problema com a fatura de uma grande companhia, vendo-se forçado pelas usuais respostas automatizadas ou tendo que falar com alguém em uma cidade distante? Um pequeno negócio não somente pode ser mais acessível, como também desenvolver um relacionamento pessoal com seus clientes.
Embora a Bíblia não faça distinção entre grandes e pequenos negócios em seus ensinamentos, ela na verdade oferece princípios que podem ser usados em proveito de empreendimentos de menor porte . Aqui estão alguns deles:
1- Sabedoria para guiar na identificação do mercado certo. Uma pequena empresa pode não ter acesso a todos os recursos disponíveis a um grande negócio, mas buscando a sabedoria que vem de Deus e sendo sensível às necessida-des de seus clientes, pode tomar boas decisões
“O sábio conquista a cidade dos valentes e derruba a fortaleza em que eles confiam.”
(Prov. 21:22).
2- Unidade de valores fala de caráter.
É fundamental que seus diretores compartilhem os mesmos valores. Ser um empreendedor ou possuir um pequeno negócio não significa ter que trabalhar sozinho. Além de formar a equipe certa, não pode ser subestimada a importância de haver “um quadro de diretores” composto por amigos e parceiros de confiança que compartilhem as mesmas crenças e valores. “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros” (Prov.15:22).
nota do site:
às vezes, convém buscar a opinião de um expert no assunto com reputação de idoneidade. Não que dizer que necessariamente precisam ser crentes .
> observe as atitudes de seus sócios e empregados
- para lhes conhecer o caráter.
>Ouça as conversas na hora 'do cafezinho' para saber o que enche o coração do seu pessoal! Mt 12.34-36
3- Construindo uma empresa com base na boa vontade. A filosofia “cliente em primeiro lugar” é uma forma de assegurar seu retorno para outros negócios. Uma grande corporação pode seguir uma abordagem semelhante, mas algumas vezes os interesses dos acionistas se sobrepõem à atenção personalizada para os clientes. É geralmente mais fácil focar nas necessidades individuais do cliente numa pequena empresa. “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”
(Filipenses 2:3-4).
Próxima semana tem mais!
(*) https://news.gallup.com/poll/1597/confidence-institutions.aspx