Cada Dia, o Ano Todo!
Junho
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

13.06 ...Amar é...
12.06 Dia dos Namorados *oc
10.12 oc...como CRIANÇAS!
* 12.10...Bela Mensagem (IBR)
dia das mães: como começou? oc
05 01 Dia do Trabalho oc
06 19 VC FAZ PARTE? oc
16.06 FOME de AMOR oc cs
05 -6 GRAÇA às mães oc
11.06 Comemora _ dia oc
* 12.17 ...Símbolos do Natal
05 11 E o pai com ISSO ? oc he
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
18.06 AVALIAÇÃO oc cs
* 12.18 ...Origem do Natal
05 09 QUEM CUIDA ??? oc
3de junho Dentro.Fora da IGREJA oc
* 12.21...Início do verão
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
13.06 'paixonite' ACABA oc rfx
21.06 Início do Inverno oc
06 20 O que é CORPUS CHRISTI ? oc
12.23 ... ***Por que 25 de dezembro?
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
05 08 ...Percepções diferentes* oc
05 08 * Cruz vermelha oc
14.06 VerddS : importa saber oc cs
17.06 12 Agradar a Ela oc cs
17.06 AGRADA a ELE to her oc s
07 de abril Hist oc
05 12 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
15.06 O que é devido... oc
09.05 Pentecostes oc
* 12.13 Como temos a Bíblia? esc
Afinal, quem é ...
12.14 X Feriado pagão?
é FERIADO oc
EspSto no VT (1 )
Esp Sto no NT (2)
Esp Sto: ordens ( 3 )
vamos ler juntos! oc
APENAS UM... oc
Homem e o TRABALHO oc
SOLTEIROS!!! oc
 



...Autonomia

MANÁ DA SEGUNDA  www.cbmc.org.br           

                                                                      3 de maio de 2010

Doze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


       Autonomia no Trabalho   Por Rick Boxx

                                               

O novo livro de Daniel Pink, “Drive” (Força Motriz), estabelece um exemplo interessante sobre como favorecer a autonomia no trabalho. Ele define autonomia como “agir com escolha” e como justificativa, ressalta um estudo da Universidade Cornell feito com 320 pequenas empresas.

Das empresas pesquisadas, metade dos negócios garantia autonomia aos funcionários, enquanto o restante confiava na direção orientada verticalmente, de cima para baixo. Este segundo modelo fornecia direção executiva explícita, oferecendo pouca liberdade de ação aos empregados. De acordo com o estudo, as empresas que permitiam liberdade de decisão aos empregados cresceram em uma taxa quatro vezes maior do que aquelas mais controladoras, além de apresentarem uma rotatividade no quadro de empregados 30% menor.    Essas descobertas não deveriam nos surpreender,
                 _  pois refletem a forma como fomos planejados.

Na Bíblia vemos que Deus originalmente estabeleceu autonomia para o trabalho. Gênesis 1.26  ensina: Então disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão.’
Embora fosse o Criador, Deus estava delegando autoridade à Sua principal criação – o homem – para que fosse gestor de tudo quanto Ele fez.  

      A defesa da autonomia é também retratada no Novo Testamento. Mateus 10.1 nos conta que: “(Jesus) Chamando Seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.”  Mais tarde, Ele lhes pediu relatório do que tinham experimentado. Em Mateus 21 Jesus enviou dois de Seus discípulos adiante dele ao povoado, para fazerem os preparativos para Sua entrada em Jerusalém. Jesus estava reconhecendo que para que Sua obra alcançasse êxito e subsistisse à Sua presença na Terra, Ele teria que confiar no talento e zelo de Seus seguidores para sustentarem o trabalho. Há muitos benefícios em proporcionar autonomia aos empregados,
                   >  conforme afirmam as Escrituras: 

1-Benefícios advindos de talentos exclusivos. Até mesmo os melhores líderes são limitados. Não possuem todas as habilidades e capacitação necessárias para cumprir as metas de sua organização. Conferir autonomia aos funcionários lhes dá liberdade para usar plenamente os talentos exclusivos de cada um. “...O corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo...Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?”  (I Coríntios 12.12,19). 

2- Benefícios advindos de diversas perspectivas. Sempre ajuda considerar a perspectiva daqueles que veem as questões de ângulos diferentes. Se tiverem liberdade para expressar sua opinião, eles podem apresentar ideias que os líderes não consideraram. Os planos fracassam por falta de conselho; mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros” (Provérbios 15.22). 

3-Benefícios advindos de empregados confiantes. Pessoas com autonomia sentem que confiaram nelas e geralmente ficam ansiosas para provar que são dignas dessa confiança. Como o frescor da neve na época da colheita é o mensageiro de confiança para aqueles que o enviam; ele revigora o ânimo de seus senhores” (Provérbios 25.13). 

 

Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)  /   MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês /Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é consi-derada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto


Questões Para Reflexão ou Discussão  

1.  Que é o tipo de líder ou administrador que concede autonomia aos empregados ou prefere manter tudo sob o seu controle direto?
2.  Se você tem ou já teve que se reportar a um líder, qual a abordagem usada nesse relacionamento – autonomia ou estilo diretivo e autocrático? Como se sentiu com a forma como foi liderado?
3.  Que acha do estudo da Universidade que mostrou que as empresas que deram autonomia cresceram e retiveram seus empregados mais do que aquelas que adotaram direção verticalizada?
4.  Em sua opinião qual o tipo de abordagem demonstra genuíno interesse nas necessidades e cuidados aos empregados de uma organização e por que? 
5- 
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: 
         2 Reis 2.1-12; Mateus 28.16-20; Lucas 12.35-48; João 1.35-51.

 

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm

 







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2021 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.