vários no Evang mss
Missionário tem a MISSÃO de levar um recado :
- seja por motivação própria, por apregoar o que crê
ex : Gandhi, Martin Luther King _ pessoas cuja simples presença já transmite uma mensagem
- seja por ter sido enviado por alguém
O que você crê ?
ESCUTE SUAS PALAVRAS
‘cri, por isso falei ‘’ Sl 116.10 ‘Mt 12.34
‘do há em abundância no coração, disso fala a boca ’
O que sua vida prega ?
Ensina-se aos filhos muito mais pelo que se VIVE do que pelo que fala, fala, fala...
Nesse sentido, nos Evangelho houve uns missionários que nunca se considera como tal:
1- a Samaritana : conversa com Jesus, aceita ser Ele o Cristo, apregoa o que crê
assim que Jesus disse ser o Messias, ela não pestanejou Jo 4.26,28
-deixou o cântaro de água: motivo de ter ido à fonte: fica para depois
-foi à cidade : em pleno meio dia, que faz um calorão naquela região
-disse àqueles homens : teve senso de propriedade
- Por que falou aos homens ?
- Mulher não contava, naquela época, e
-ela mal vista pelas outras
- Falando - homens havia mais probabilidade de ser acreditada
- Homens poderiam ir constatar por si mesmos o que ela dissera,
- e foi o que fizeram.
João 4. 29-30
Resultado:
justamente os que tinham menos probabilidade de aceitar o Messias, pediram que Jesus ficasse mais com eles. E Jesus ficou dois dias,
João 4. 39-42
- Depois eles mesmos deram testemunho de ser Jesus o Cristo, Salvador ..
Interessante: uma mulher, pecadora...marginalizada pelo grupo onde viva, que
não agia de acordo com os padrões de sua época PENSAVA :
- Onde adorar a Deus ?
* Muitas vezes as pessoa mais improváveis são as mais abertas ao evangelho
- e mais produtivas se tornam depois
2- o Gadareno, liberto, é incumbido de testemunhar o que Jesus lhe fizera
Mt 8, Mc 5 Lc 8
2.1 Forte tempestade se opôs à ida de Jesus até onde estava o endemoniado
às vezes, indo levar libertação , o missionário enfrenta a maior oposição
2.2 Deus opera maravilhosa transformação numa pessoa
- os que o viram só se preocupam com coisas materiais Mc 5.16-17
- e rejeitam Jesus
2.3 Nesse ambiente pesado espiritualmente, cheio de rejeição a Jesus
- o Gadareno quis ir com Jesus mas recebeua seguinte orientação:
Mc 5.19 Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia -lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti’
Interessante: outro marginalizado não por conduta inconveniente, mas por opressão maligna foi encarregado por Jesus de anunciar aos seus, em sua área de influência
- tudo quanto Jesus lhe fizera: a simples presença dele já era grande pregação
3- Filipe e o eunuco etíope, Atos 8.5-6, 26-40
3.1
Bem diferente de Jesus, Filipe estava em grande campanha evangelística
’descendo Filipe à cidade de Samaria, pregava-lhes a Cristo. As multidões escutavam,
unânimes, as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava’At 8.5-6
3.2
Filipe é orientado a ir a lugar deserto falar apenas A um, ESTRANGEIRO !!!
- um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai ...AO DESERTO ’ At 8.26
E levantou-se e foi ...’
& não retrucou:- Estou fazendo grande obra para Deus 8.27-28
eis que um etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes...
superintendente de todos os seus tesouros, tinha ido a Jerusalém para adorar,
regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
3.3
Não fosse o bastante, ter sido tirado ‘de grande obra para o Senhor’ At 8.29-30
- ainda teve de correr ao lado do carro e
-esperar ser convidado a subir At 8.29
‘Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo ? Como...entender, se alguém não me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse
Na Palavra se nota um modo de andar com Deus que nos parece absurdo, HOJE
mas foi assim que o Evangelho chegou até nós: por uns poucos que ousaram
- obedecer sem questionar nem o QUANDO, nem o COMO ...
- pois sabiam bem o PORQUÊ !
Conheciam Quem lhes falava por estarem acostumados a ouvir/ acatar a Deus
Interessante: o eunuco é batizado ali mesmo, segue seu caminho, At 8.36 -39
Não fala nada sobre comissionamento, sobre ser enviado, mas ...
O RESULTADO DO TESTEMUNHO DAQUELE ETÍOPE repercutiu pelos séculos
- e seus frutos permanecem até HOJE!
extr http://www.alem-mar.org/cgi-
bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EElFpFAApZFEPpxTvi
A Etiópia representa um caso único na África. O Cristianismo, que segundo a tradição da igreja etíope teria chegado ao país no tempo dos apóstolos, foi assumido como religião de Estado no IV século depois de Cristo. Axum, onde tudo começou, foi cristã ainda antes de boa parte da Europa
alcançada pelas viagens de Paulo
*Certo é que a penetração do Cristianismo na Etiópia não aconteceu por deriva-ção da sua difusão na Europa mas por vias independentes, talvez na seqüência
- da antiga relação da Etiópia com o mundo hebraico...
& o autor do texto não sabe, mas aqui se vê o resultado prático daquela conversa absurda, em lugar absurdo ...
*Só em finais do V século que a Etiópia foi visitada por missionários que conheciam o grego e que contribuíram para o desenvolvimento daquele extraordinário fenômeno monástico que se conservou em larga escala até aos dias de hoje. Com base na relação que desde as origens a igreja etíope manteve com o Patriarcado de Alexandria do Egipto, o Cristianismo difundiu-se no país na forma pouco ortodoxa. A entrada em cena do Islão, a partir do século VIII, não impediu o Cristianismo de desenvolver um papel decisivo na história da Etiópia. O Cristianismo é ainda hoje a religião predominante nas regiões que foram centrais nas vicissitudes da história etíope, ou seja, os planaltos e também em quase todas as principais cidades.
Apesar das muitas destruições verificadas no decurso das guerras cristãs-muçulmanas da primeira metade do século XVI, os dois milênios de história cristã da Etiópia são testemunhados por um imponente patrimônio de igrejas e mosteiros: freqüentemente de grande fascínio e de notável relevo artístico, encontram-se em larga escala fora dos grandes centros, muitas vezes em lugares afastados quando não mesmo inacessíveis. São o tecido de uma vida monástica disseminada nos grandes espaços e nos impressionantes cenários da geografia etíope que, mantendo proporções consideráveis e ainda não demasiado alterado pela modernidade, parece sair de um passado remoto.
QUE DIFERENÇA SEU ENCONTRO COM JESUS
TEM FEITO EM SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA ? -x-