Dia 21 cantares
* Cantares fala sobre o desejo físico do rei pela sulamita:
- exalta os dotes físicos dela, pois não a conhece como pessoa
- ela será apenas mais uma em seu harém
- o rei não a ama, apenas a deseja quer possuí-la como a um objeto
e depois de tâ-la, poderia deixá-la presa na casa das mulheres por toda a vida sem nunca mais chamá-la à sua câmara.
obs: alguns erradamente, o tomam como apologia à 'santa' pornografia
* Salomão representa o poder mundano que quer macular e separar a Noiva ( a Igreja) de seu Amado ( Jesus ,o noivo _João 3.29 _ ver Adendo ) Ec 8.6-7
* Mostra que o amor entre o Amado e a Sulamita se expressa também por atração física e ato sexual : - Ec 1.16, 2.6, 3.1, 4 5.4, 8.1-3
* Amor entre homem e mulher tem sentido de pertencer
eu sou de meu amado e meu amado é meu - Ec 2.16 _ 6.3, 10 _ 7.10
adendo : Jesus, o noivo
a Igreja, a Noiva: estou zeloso de vós com zelo de Deus; pois vos desposei com um só Esposo, Cristo, para vos apresentar a ele como virgem pura. (2 Co 11.2 ) _ O Espírito e a noiva dizem: Vem! Ap 22.17
Obs: por isso o casamento é aliança indissolúvel:
- por representar a união de Cristo com a Igreja
Podem, acaso, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles?” Mateus 9.15
o Messias havia vindo, e a Sua vinda era como a chegada do noivo a uma boda nupcial. Era ocasião demasiadamente feliz para que se jejuasse. Assim que, aqui, Jesus estava fazendo uma reivindicação extraordinária a respeito de Si mesmo.
*No Antigo Testamento Deus se havia revelado como o esposo de Seu povo Israel (Isaías 62: 4 e os versos que se seguem; Jeremias 2: 2; 3: 20;
Ezequiel 16:8; Oseias 2: 19). Agora, Seu Filho, o Messias, Aquele por tanto tempo esperado, chega e reclama para si, o lugar de Esposo – isto é, o Esposo de Seu povo, o verdadeiro Israel (João 3: 29). Um tipo de reivindicação, parcialmente velada, que faz Jesus de Sua identidade como Deus. Se você tem ouvidos para ouvir, poderá ouvir. Deus, o que se comprometera em casamento com Israel, chegara.