Breve histórico
Breve histórico sobre a EBD e a sua importância
O termo “Escola Dominical” foi usado primeiro por um jornalista evangélico, o Senhor Robert Rokes, no ano de 1780, na Inglaterra, quando ofereceu instrução para crianças pobres em seu único dia de folga, qual seja, o domingo. Ele aproveitava bem esse tempo, porque fazia a escola em dois horários distintos, pela manhã e outro à tarde.
O fundador dessa importante escola enfrentou oposições das igrejas da época, que o acusavam de não respeitar o Domingo, o dia Santo do Senhor, reunindo crianças pobres, de má fama e mal comportadas, no templo. Mas ele não desistiu e os resultados logo apareceram: Crianças sendo transformadas e muitas vezes isso atingia diretamente seus próprios pais. Então se popularizou a escola e ela foi estendida aos adultos que também desejavam transformações de vida.
A escola nasceu com o objetivo de servir de ensino público gratuito, orientados pelos princípios da educação cristã, e mais tarde, aproveitando esse sistema, o governo britânico e outros se responsabilizarem por esse sistema de educação pública.
Ocorre que nos dias de hoje, o nosso sistema não é como o britânico daquela época, mas aproxima-se e muito do sistema de escola que surgiu na América do Norte, muitos anos depois daquele, oferecendo um currículo bíblico que não buscava como finalidade primeira a aprendizagem da escrita e da leitura dos alunos matriculados, mas sim de um conhecimento bíblico, visando à edificação espiritual, o discipulado, a integração entre os alunos, e a evangelização.
No Brasil, os fundadores da “Escola Bíblica” foram os missionários escoceses Robert e Sara Kalley. Em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira “Escola Bíblica” em sua casa e contava essa escola apenas com o número cinco crianças. Aproveito aqui para fazer uma leitura oportuna nas Escrituras, que nos diz: “Disse=lhe o Senhor: Bem está bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor” (Mateus 25:23) e ainda “ Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18:20). Os missionários depois de escolherem o dia da primeira aula, possivelmente depois de saírem convidando um por um naquela cidade, poderiam ao ver que só chegaram cinco crianças para a aula, cancelar a escola. A final por que perder tempo com um número tão pequeno de alunos? Mas Deus bondosamente providenciou mais de três, mesmo sendo duas pessoas número suficiente para o agir de Deus na comunhão com o próximo... e por outro lado os missionários demonstraram fidelidade ao realizarem a escola com esse grupo de apenas cinco crianças. E esse número, cinco, foi suficiente para que o trabalho fosse inaugurado e anos depois alcançado muitos lugares do nosso País. Esta mesma escola deu origem a igreja Congregacional no Brasil.
Eles não desistiram da primeira aula. A pergunta que cabe agora é a seguinte: e você, desistiu de ser aluno da EBD? Se desistiu qual foi o motivo? Será que o número de pessoas que participam da sua turma é pequeno? Isso não importa! Basta duas pessoas para Jesus estar no meio delas, como já vimos acima. Será que você acha que sabe tudo sobre a Bíblia e que por isso não tem novidade? Outros acham que a EBD é coisa do passado, você está com eles?
Eles não desistiram! Se você não é aluno da EBD faça a sua matrícula e desfrute do conhecimento da Palavra do Senhor, participe e compartilhe com outros irmãos, isso é comunhão. Traga um visitante, pelo menos uma vez ao no ano... isso é um desafio pra muita gente: mais um pra Jesus! Você tem mais um pra Jesus?
Para lembrar a importância dessa escola especial, sugiro que a igreja comemore o dia da EBD com muita festa, gincana bíblica, um dia divertido e diferente entre a família cristã. Um dia de Ação de Graças, porque esta escola resisti durante décadas. Possíveis datas para esse dia de comunhão:
Dia Nacional da Escola Bíblica – 2º Domingo de Novembro
Dia da Primeira Aula Brasileira – 18 de Agosto de 1855 = este ano a E.B.D. fará 150 anos.
Faça parte desse grupo de alunos, seja discípulo do Senhor Jesus aprendendo as Santas Escrituras, compartilhando do amor de Deus e indo anunciar as Boas Novas da Salvação.
# Nossos agradecimentos pela colaboração enviada por pessoa muito querida! J
EBD II aulas
À vista dos princípios apresentados para EBD eficaz , percebo que, no tempo em que fiz este curso....em linhas gerais, a igreja que freqüento _ Igreja Cristã Paulista
_ observa-os, em linhas gerais.
Programação-
atende às necessidades dos membros quanto à duração, horário e divisão de classes.
Todos têm senso de responsabilidade e o entrosamento entre departamentos é fácil,
> informal, por ser igreja pequena.
Departamento Infantil está em ótimas mãos: líder _ cristã , cresceu nesta igreja,
- psicóloga, fez APEC , trabalha com crianças.
Música _cristã , líder está nesta igreja desde a adolescência, tem faculdade de música, leciona para crianças em escola secular e há muitíssimos anos na igreja, fez APEC-
É mãe da líder e lhe dá assessoria informal.
Professoras _ são membros mais recentes, quase todas lecionam em escolas seculares e estão sob liderança competente. Há transcorrer suave em relação a material
Condições físicas , tais como claridade, espaço, mobiliário, etc. OK
Em caso de imprevistos, o zelador é pessoa de boa vontade para acudir e, em outros caos, o acesso aos diáconos não é problema. Por ser igreja pequena, tudo se resolve mais facilmente.
Depto de Adultos_ tudo OK quanto à divisão de classes, horário, duração. Se precisar de alguma da secretaria ou alguma outro material como lousa, retro , o zelador prontamente atende de boa vontade.
O único ponto que poderia ser melhorado, é na questão de método de ensino mas todos estão contentes como as coisas vêm sendo feitas,
e nem sei se sabem que existem algo melhor
As aulas são apresentadas de forma explanativa.
Falando sobre ENSINO, tive saudades de minhas aulas do Normal...
Compartilho com você.s parte de um artigo sobre EBD
URGE ...
Conscientizar...(QUEM FAZ A OBRA) quanto à necessidade de se ensinar de FATO !
- princípios da Palavra que deverão ser sabidos na ponta da língua e vivenciados no cotidiano. É para ser Escola Técnica Dominical.
Os princípios nela apresentados são para serem sabidos e aplicados como os das escolas técnicas, com a mesma responsabilidade, senão a casa cai, pega fogo, há enchente, entupimentos, faz mal à saúde. Calam –se todos os telefones
Há prejuízos materiais e danos físicos. Enfim,
“não saber” tais princípios levam desastrosas conseqüências
Solução: Reformular as aulas, utilizando-se métodos básicos de ensino
Quais ? Aqueles que deveriam ser sabidos por qualquer pessoa que se propõe a ensinar qualquer coisa, desde culinária , corte e costura, até doutorado em física nuclear porque: ensina-SE seres humanos que APRENDEM DO MESMO MODO
- quer no 1O. ano primário, quer no último ano da mais difícil especialização.
A questão é _ Perdeu-se a noção do que é ensino
Ensinar é diferente de informar_ esta é área das comunicações: rádio, revistas, jornais, livros, palestras, simpósios, etc e tantos outros recursos disponíveis atualmente.
ENSINAR é fazer a pessoa aprender ADQUIRIR habilidade como ler,
- escrever, andar de bicicleta, nadar, dirigir, cozinhar, etc
a qual deverá desempenhar com certa facilidade que virá com a prática. Se for muito complicado, ou chato, o aluno desanima, desiste, sente-se inferiorizado, pensa:
_ Puxa ! não sou capaz, não dou para isso. Não é para mim.
* Ensinar é levar o aluno a superar se, de modo agradável
- é mostrar um caminho que , inicialmente trilhado junto com o professor, poderá ser levado adiante pelo aluno, através da vida, até onde ele conseguir chegar.
Ensinar é mostrar COMO se aprende
Desculpe, me empolguei, na próxima página, vamos ao que interessa.
MÉTODO DE ENSINO ou
Como dar uma aula para o aluno APRENDER .
1). MOTIVAÇÃO só se aprende se for despertado o interesse ,
atraída a atenção do aluno. Por que preciso saber isso ?
Qual sua importância ? Qual sua utilidade ? Quais seus efeitos benéficos , se souber
OU péssimos, se não souber.
Costuma-se começar uma aula apresentando-se uma questão ou contando um caso
- em que a aula traz a solução, mostra a solução
2_ APRESENTAÇÃO dos conceitos . Minha professora de desenho nos ensinou bem
[ ainda lembro, depois de 40 anos! ]
Qualquer apresentação dever ser SIMPLES - SINTÉTICA - SUGESTIVA
- para que se alcance o objetivo proposto , que é
Ensinar = fazer com que o outro aprenda.
a ) usar frases simples _ falar só o que interessa _ entremeado de ilustrações, exemplos,
_ auxiliados por recursos mnemônicos : siglas, esquemas, corinhos, cartazes, etc
Colocar esquema na lousa, falando o que escreve, enquanto o aluno COPIA no caderno
Fazer os alunos participarem: lendo versículos e fazendo perguntas que extraiam a experiência dos alunos e eles aprendam a compartilhá-las, ficando à vontade para dinamizar a aula com comentários : é sinal que o aluno está atento, interessado
- e interagindo com a matéria apresentada.
3 FIXAÇÃO- rever pontos básicos, na conclusão
Dar lição de casa _ sobre a matéria apresentada em classe !
Ex_ copiar versículos, achar tais conceitos em tal livro, trazer por escrito o que observou durante a semana sobre a prática do tema da aula, como o tema da aula fez diferença no seu cotidiano,.etc. Trazer material interessante sobre o assunto.
Na realidade, o aluno aprende ao fazer a lição de casa, daí,
ser importante de DAR. VER SE CADA UM FEZ e CORRIGIR NA LOUSA para cada um verificar SUA LIÇÃO se acertou_ se errou, copiar o correto.
4 VERIFICAÇÃO _ A cada 4 ou 6 aulas, ter um teste de avaliação;
tanto “técnico”, como _ versículos decorados, + questões sobre conhecimento da Bíblia,
quanto experimental, como
“O que aprendeu para si, como seu cotidiano foi enriquecido por estas aulas?
O que deu certo (ou não) pela vivência desses princípios?
O que vai resolver daqui em diante?
É preciso dar, para se receber : aulas dadas com tal procedimento, terá como reação dos alunos atitude participativa, animada, resultando no objetivo proposto:
- Ensinar = fazer com que o aluno aprenda
Para que isso ocorra, é preciso
a) visão da liderança de que Tal ensino não é utopia, é viável e possível de ser feito
b) requer pessoas habilitadas: qualquer um pode aprender esse jeito de dar aula,
BASTA QUERER !
Então, é preciso _
1- PESSOAS DISPOSTAS a “ encarar essa “
Realmente é desafio _ requer empenho, boa vontade e muuiita disposição
( amor a Cristo e às Suas ovelhas)
2- PESSOAS DISPONÍVEIS pois, atualmente, todos estão ocupados e “sem tempo “
_ para onde estão indo ? Todos cuidam do urgente _ e o importante ?
3-PESSOAS EMPENHADAS em fazer o melhor
Como exigir do outro o que não estou disposto a fazer ? Antigamente, ouvia-se dizer ...
‘Maldito o que faz a obra do Senhor relaxadamente’’ Jr 48.10
Hoje, alguém sabe que esse versículo está na Bíblia ?
O pensamento subliminar é : é aula para crentes_ eles têm que perdoar meus defeitos,
- desculpar deslizes, compreender ... relevar ... perdoar... aceitar tudo!
*Aula para crente, de qualquer jeito serve / É só para ocupar o tempo da programação
Esquecem e ignoram que o fazem --- para o Senhor ,
---- para edificação do corpo de Cristo,
--- para capacitar soldados que vão à guerra, e que podem ser abatidos se não lutarem cf as regras, nem tiverem preparo adequado para o “chumbo grosso” que vão encontrar pela frente.
Vivemos na era da mediocridade, e da auto suficiência:
Quem se empenha em aprender e fazer bem feito é considerado exibido
É de se admirar que a Igreja esteja morna ? Ap 3.20 J