Cada Dia, o Ano Todo!
Março
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

*06.14 ...Amar é...
*10.31 ( 2 ) Reforma oc
*06.12 Dia dos Namorados *oc
*01.01 Paz e Segurança rfx
*08 21 ( 7 ) BATALHA ESPIRITUAL oc Rv
*08.27 ( 12 ) QUEM é O INIMIGO? oc Rv
*10.06 ( 2) como CRIANÇAS! oc
*10.07 ( 3 ) criança CRESCE oc
*10.16 (4) ..ENSINA! .. rfx
*11.02 Quem são os santos ? oc...
*11.04 Oc..Dia dos Mortos
*11.09 >> Dia Nac. da EBD 2o dom.
*11.15 > dia da R E P Ú B L I C A oc
*12.14 dks 4 - Antecipando dks
*12.01 dks 1 - frisson de Natal
*11. 23 Antecipe o Natal nov dks
*10 32 ( 3 ) Reforma e Apocalipse oc
*12.12 ( 2 ) O que é O NATAL ? oc
*12.13 ( 3 ) X Nomes de Jeová oc
*..Vc ama a Deus?
*12.22...Cântico de Zacarias
*12.08 .X ..Há Natal porque...
*11.18 ( 2 ) Bandeira, para quê?
*02.17 carn- A quem engana? rfx
*12.06...X Bela Mensagem (IBR) oc
*12.16 dks 6 - Natal, na cozinha? dks
*12.18 dks 7 - Check-in to Christmas ! dks
*02.09 Carnaval : o que fazer? rfx
*01.25 ...Anchieta oc
*12.30 _ Profecias rfx
*01.06- Dia dos Reis magos
*05.10 dia das mães: como começou? oc
*03 09 dia do sogro (09.03) oc
*03.31 Revolução de 64 31.03 oc
*04.08 domingo de RAMOS
*04.01 dia da MENTIRA 01.04 oc
*04.20 sobre LIBERDADE oc
*05.19 LIVRES por Jesus ! oc
*05.01 Dia do Trabalho 01.05 oc
*05.28 IGREJA: VC FAZ PARTE? ( 5 ) oc
*06.26 A IGREJA oc
*08.03 o que é ...S E R ... Pai ! oc
*09.07 > I N D E P E N DÊN C I A oc
*09 21 Primavera * oc
*11.16 ...ESCOLHAS oc
*06.21 FOME de AMOR oc cs
*10.17 ( 3 ) Deus que ensina oc
*02.24 CINZAS Por que Cinzas ? rfx
*04.28 Dia da sogra , 28.04 oc
*05.12 GRAÇA às mães oc
*06.11 Comemora _ dia oc
*07.07 feriado - julho dia 09
*07.09 > 9 de julho! oc
*07.08 Dever de consciência oc
*09.24 ...'Febre' da Primavera * dks
*10.13 ...sobre idolatria oc
*11.03 Oc...Idolatria,Hist
*11.28 ( 5 ) GRATIDÃO ( Maná)
*11.25 ( 2 ) Dia de Graças. LEI oc
*12.16 ...Símbolos do Natal
*02.19 carn - Sexo ilícito rfx
*02.07 carn- Origem do Carnaval
*02.28 Quaresma oc
*02.27 cinzas SANTIFICAÇÃO oc
*02.02 Cadernos em branco rfx
*02.06 carn- Quem diz a data ?
*04.17 SEMELHANTES A ELE oc
*03 21 fase da vida : Outono oc
*01.09 ...Dia do Fico: 09.jan
*04.19 Dia do índio 19.04 oc
*05 09 CARTÃO p/ s/ mãe oc
*05.14 E o pai com ISSO ? oc he
*06.29 festas JUNINAS oc rfx
*11.05 Oc_ Origem do dia dos Mortos
*11.20 ( 1 ) .Consciência negra oc
*11. 22 ( 3 ) O que acontece? oc
*11.24 ( 1 ) Thanks- Hist. oc
*03.30 *Golpe de 64 31.03 oc
*04.21 DIA de Tiradentes, 21.14 oc
*05.03 sobre o Trabalho oc rfx
*05.18 A B O L I Ç Ã O > dia 13.05 oc
*02.11 carn- Cristão se diverte? rfx
*06.25 Catolico CChristi oc
*06.29 ...Aquecer relacionamentos oc rfx
*09.23 ... Estações do Ano* rfx
*07.05 SAIR UM POUCO ... oc
*07.20 > H O M E M na L U A oc
*08.11 dia do P I N D U R A ??? ' oc
*08.20 ( 6 ) QUEM É ... o INIMIGO do casal ? cs Rv
*05.20 Efeitos da libertação oc rfx
*06.05 dia da ECOLOGIA oc
*06.20 AVALIAÇÃO oc cs
05 10 mãe requer PAI oc he
*12 02 dks 2 - PRÁTICAS dks
*08.04 Elo entre gerações oc he
*08.05 Pais de filhos crescidos he
*10.08 ( 6 ) Educar dá trabalho...oc
*10.14 ..cristão tem ídolos? oc
*10.33 costume: Esclarecendo
*01.08 O reino de Deus (jan)
*12.17 ...Origem do Natal
.X.. 01 de janeiro d.e
*01.07 OS SÁBIOS...oc
*01.25 ...Pequenos Começos oc rfx
*02.23 CINZAS -Agora é CINZAS* rfx
*12.23 X O que vc vê... rfx
*02.01 aulas Volta às aulas dks
*03.20 Início do out 20.03 oc
*04.02 COMO começou ? oc
*04.20 Deus Bom e Severo: oc
*05.13 QUEM CUIDA ??? oc
*06.02. Dentro.Fora da IGREJA oc
*09.26 ( 2 ) Renovação espiritual oc
*06.27 Igreja, a Noiva! oc
*07.13 ...C O P A do M U N D O oc
*11.14 ...ORA, BRASIL !
*09.29 ( 4 ) Renova o íntimo oc
*12.10 dks 3 - PRECISA, mesmo ? rfx
* Bíblia em português oc esc
*.Início do V E R Ã O oc
*12.24 ...Missa do Galo oc
*03.22 ÁGUA !!! 22.03 oc
*03. 19 outono:*Tempo de Frutos 21.03 oc
*04.10 x dom de Ramos: PROVOCAÇÃO oc
*05.11 Mãe, que presente quer ? oc
*05.21 A S C E N Ç Ã O de Jesus ( 2 ) oc
*06.26 CORPO DE CRISTO...oc
*06.13 'paixonite' ACABA oc rfx
X... Ascenção de Jesus: orar d.e
...Dia dos Namorados origem 06 d.e
*06.28 Início do Inverno oc
*07.10 > D I A da P I Z Z A oc
X ...07.14 Liberdade de Pensar 14.07 d.e
*08.02 MÊS dedicado aos P A I S oc
...DISCRIMINAÇÃO 19.JUNHO d.e
...Independência Hist 09 d.e
*10.01 ...Ainda é Primavera* dks
*02.10 CARNAVAL: o mundo cai na farra.. esc
*10.19 ... Leis da aerodinâmica
*10.29 ( 3 ) sobre a DATA , d.e
*10.30 ( 1 ) Cinco 'Solas' ... oc
*11.26 ( 3 ) Em tudo... oc
*12.29 Por que ANO NOVO ?
*02.28 ANO BISSEXTO 29.02
*04.20 liberdade no Espírito rfx
*04.22 DIA da Terra oc
*06.24 comemora O QUÊ? 20.06 oc
*07.01 Abordagens oc
*02.25 PECADORES SALVOS rfx
*07.05 tempo de E L E I Ç Õ E S , prs
*09.06 Saber o passado oc
*11.17 ( 1 ) Símbolos Nacionais d.e
*11.21 ( 2 ) Negros ilustres oc
*10.02 ... Sendo eficaz out. dks
*01.01 O tempo não existe oc
*12.21 ... Por que 25 de dezembro?
*12.31 Onde começa o ANO NOVO ?
Oc ...Primícias, PENTECOSTES
*02.08 carn- ProgramA os feriados oc Ldr
...Carnaval : ler Gênesis esc
*04.23...Por que a Terra?
*05.15 UM + UM = UM ? * oc rfx
*05.16 ...Percepções diferentes* oc
*05.08 Cruz vermelha 08.05 oc
*06.16 VerddS : importa saber oc cs
*06.18 Agradar a Ela oc cs
*06.19 AGRADA a ELE to her oc s
*02.13 carn- Alegrias vãs cL T
*07.03 ONDE LEVAR AS CRIANÇAS ? SP oc
*02.03 aulas- Dando exemplo oc dks
*08.23 ( 9 ) TÁTICAS em ESDRAS oc Rv
*08.16 ( 2 ) Tempos de crise I oc rfx Rv
*08.17 ( 3 ) ENFRENTA a crise oc rfx Rv
*08.18 ( 4 ) CONSOLO na crise - oc rfx Rv
*08.19 ( 5 ) PREPARO às crises oc Rv
*08.29 ( 14) A R M A D U R A de Deus oc Rv
*10.23 > dia de SANTOS DUMONT
*09.16 > dia da Camada de Ozonio *oc
*09.17 Aquecimento global *
*10.09 .( 7 ) mãe é quem educa oc
*10.05 ( 5 )> Quem ama , educa ! oc
*10.10..( 8) .Problema de choro F.os
*.X Faça um folheto oc
*02.26 cInzas- PEQUEI ! oc Ts
*02.14 Carn- costume CARNAVAL oc
*03.08 Dia da mulher 08.03 oc
*04.07 A B D I C O! dia 07.04 Hist oc
*05.04 se TRABALHA, come... oc
*05.17 Mãe e CULPA Ed Fiel oc
*23 Você é Responsável ! 23 DE MAIO oc
*06.17 PRIORIDADES... oc
*05.24 P E N T E C O S T E S , 50 dias oc
*05.27....ESP STO : não entristecer ( 4 ) oc
*06.30 sobre SJoão e SPedro oc
*07.15 MARATONA cristã ( 2 ) oc
*07.14 MARATONA cristã ( 1 ) oc
*07.16 MARATONA cristã ( 3 ) oc
*07.17 N/ POSIÇÃO: EM CRISTO ( 4 ) oc
*07.18 ! Nas igrejas mas NÂO salvos ( 5 )
*07.23 Cristão carnal ( 8 ) oc
*07.22 Viver pela fé (7) Oc
*07.21 Cristo, a ÚNICA resposta ( 6 ) oc
*07.24 DE DENTRO p/ FORA ( 9 ) oc
*07.27 vida MOLDADA no NT (12) oc
*07.25 > Para QUÊ está aqui ? ( 10) oc
*07.26 > O FRUTO do ESPÍRITO (11) oc
*08.01 sobre o SELO ...oc
*08.26 ( 11 ) Como V E N C E R o mal ? oc Rv
*09 25 ( 1 ) Tempo de renovar * oc
*09.11 > 11 SET_ Atitude na tragédia*
*09.19 Cristãos têm símbolos? *oc
* 08.30 ( 15 ) Lutando J U N T O S oc Rv
*12.25 X ...Graça Manifesta
*07.01 Tempo de férias oc dks
*02.04 aulas- FOCA nos objetivos ( aulas) oc
*02.05 metas - INDO juntos ixts oc
*02.21 carn - POR QUE Fantasias ? oc
*04.14 x sáb pós cruz NÃO OUVIRAM... oc
*04.18 Missões aos índios oc
*04.18 Tradução da Bíblia oc
*05.22 A ascensão de Jesus ( 1 ) oc
*07.04 Ler com os Filhos oc
*07.19 FIFA FAZ FEIO ... oc
*08.28 ( 13 ) Q U E M ... vai à luta? oc Rv
*09 05 Perdão: renova o íntimo oc Rv
*09.04 Jesus disse: EU SOU ... oc Rv
*09.30 ( 5 ) Renovação do líder cristão *oc
*09.22 > dia SEM CARRO* ??? oc xx
*09.28 ( 3 ) Renovar A MENTE ... oc
*09.27 > Dia do I D O S O 27.09 oc
*10.03...(1) dia/ mês da criança oc
*10.12 APARECIDA oc
*10.15 ( 1 ) dia do P R O F E S S O R oc
*10.18 > > > Deus Criador oc
*10.26 ( 1 ) Como surgiu o livro oc
*11.08 DESACELERA dks
*12.07 X Precisamos falar oc
*12.04 BÍBLIA: Como chegou a nós ? esc
* xxxxx ( repete why 25.12) oc
*12.19 PAPAI NOEL: quem é ? oc
ONDE COMEÇA O ANO NOVO? oc
*01.02 Já leu a Bíblia toda? oc
*02.15 carn - Carnaval e sexo oc
*04.29 Noras e sogras oc
*06.01 Meio do ano: JÁ !
*08.15 ( 1 ) Espada do Espírito oc Rv
X 31.12 Tempo de Mudar oc
*12.24 Afinal, o que significa...
*12.26 X Anjos aos pastores
*01.03 Devoci.S jan. REPETIDO oc
*02.22 Paraíso dos trouxas oc
*02.16 carn- Alegria ou PRAZER ? oc
*02.20 carn - 'Tô nem aí...' oc
*03.29 A quem não viveu o gov. militar
*07.02 Férias: passeios oc
*08.25 > D I A do S O L D A D O oc
*08.22 ( 8 ) Táticas do inimigo , Queda
*08.24 ( 10 ) Táticas em N E E M I A S oc
*00 Programe os feriados oc
* ( 9 ) Passeios com os filhos oc
* Dia da Bíblia 2o domingo oc
* Converse com seu filho oc
*12.09 HIST: de Jesus a HOJE... oc
*12.15 ... Feriado pagão?
*12.20 Coca Cola e Noel
*01.05 ESTE ANO... oc
*02.18 carn - O que te move?
04.09 x Por que um burrico? oc
*03.01 x Apenas UM caracol ' oc
04.7 dia mundial da saúde
*05.01 é FERIADO oc
*07.28 DIA dos A V Ó S , 26.07
*09.01 ESPERANÇA I oc
*09.03 ORGANIZAR FAZ BEM oc
*09.18 > dia dos SÍMBOLOS NACIONAIS oc
*09.21 dia da árvore
*12.28 O Tempo não existe oc
*11.07 Termine bem o ano oc
*11.19 >> dia da B A N D E I R A oc
*12.03 Doando-se no Natal oc
*12.15 dks 5 - TICANDO A LISTA oc
*12.11 ( 1 ) QUEM É JESUS? oc
*12.25 x Jesus é o presente de Deus
*01.00 Devocionais de janeiro oc
*03.02 série > às MULHERES
MAIO: últ sáb > Dia da Evangelização Mundial ev
*09.02 esperança - cópia!!! ) oc
*11.01 DIA de TODOS os santos
*12.04 @xxxxxxxxxxxxxxxxxx oc
*01.02 INTERESSANTE! oc
*01.04 DESAPEGA!
* Rumores de guerra oc
*09.06 oremos pelo Brasil
*04.13 Sacrificios VT e NT (oc)
*05.24 ESP STO no VT ( 1 )
*05.25 ... ESP STO no NT (2)
*05.26 ESP STO : ordens ( 3 )
*09.08 Deus busca INTERCESSORES oc
*10.11 UM FERIADO...
*10.28 > L I V R O, sua imortância
* ( 10) Discípulo, discipula! oc
*11.06x Ressurreição oc
*12.22 vamos ler juntos! oc
*05.09 APENAS UM... oc
*02.12 carn -Carnaval, 2021...em silêncio! oc
*04.15 dom. da RESSURREIÇÃO oc
*04.16 andar com o ressurreto oc
*05.02 Homem e o TRABALHO oc
*06.15 @ sete tipos de amor oc
*06.22 E os SOLTEIROS!!! oc
*07.06 OUSE CONSIDERAR oc
*10.16 ( 2 ) ser PROFESSOR oc
*11.27 ( 4 ) em tudo, mesmo? oc
teste de texto
*05.23 Jesus e o ESP SANTO
*12.27 *NO ANO QUE VEM...
* Jesus ressurreto: HOJE ( 3 )
*10.27 ( 2 ) Escrituras chegam a nós oc
> > > > > > > > > > > > OCASIÕES de DEZEMBRO
> > > > > > > > > > > > OCASIÕES de NOVEMBRO
> >>>>>>>>>>>>>>>> OCASIÕES de OUTUBRO
>>>>>>>>>>>>>>>>> OCASIÕES de SETEMBRO
>>>>>>>>>>>>>>>>>> OCASIÕES de AGOSTO
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> OCASIÕES de JULHO
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> OCASIÕES de JUNHO
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> OCASIÕES de MAIO
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> OCASIÕES de ABRIL
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> >> OCASIÕES de MARÇO
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> OCASIÕES de FEVEREIRO
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> OCASIÕES de JANEIRO
recado final ok
dentro ou fora da IGREJA de JESUS, oc
...NÃO DEIS LUGAR... oc
Lidando com a tragédia
ESPERANÇA en Deus
CHAMADO à SANTIFICAÇÃO oc
Alegre no Natal? oc
 



EBD - 00...EBF

Planejamento de evento evangelístico: E. B. F.


                          INTRODUÇÃO      Evangelizar é  o alvo da Igreja.
                    Louvável o propósito de se realizar evento com tal propósito.

Tratando-se de  alcançar crianças, em geral  se aproveita o tempo das férias escolares para  realizar programação mais intensa visando alcançar especialmente as crianças que não freqüentam a igreja local   para,  através delas, ganhar para Cristo também os familiares.

         É a tão conhecida  EBF _ Escola Bíblica de Férias

 

QUALQUER PLANEJAMENTO ENVOLVE MUITOS FATORES

 

 DEFINIIR OBJETIVOS  - REUNIR PESSOAL_ VER A DISPONIBLIDADE FINANCEIRA

 

 publico alvo,   programação _ local  fisico -divulgação     AJUDA DO PESSOAL 'DA CASA'

 

Planejar uma EBF envolve muitos fatores

É preciso considerar _ espaço físico, recursos  materiais, qualificação dos colaboradores

   

 Importantíssimo, também, é adequar a programação ao nível do público- alvo

 

Porém, sejam quais forem as condições, mesmo tendo o cuidado de se adequar a programa
ção às reais condições disponíveis,   
ACIMA DE TUDO: importa que o trabalho seja feito.


                 Que a falta de condições ideais não seja desculpa para a omissão

 

mas, antes de tudo ORAR perguntando a Deus: é isso o que o Senhor quer que eu faça?

 

 sendo SIM,  orar >  Prevaleça o Senhor, não o homem,  Salmo 9. 19

                                sujeita o inimigo debaixo dos pés de Jesus  Hb 1.13 

 

Tópicos imprescindíveis a serem considerados  

1- PlanejaR é a orientação  de Deus para o homem:  que pretende construir...  Lc 14.28-32

      que pretende entrar em guerra... 

 

   EBF é empreitada que constrói o Reino de Deus e guerra contras as trevas 

 

2- a Bíblia diz claramente que todo  trabalho independente de Deus é vão_

Se o Senhor não edificar a casa, em vão constrói o homem,

Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela...  Sl 127.1-2

    EBF é requer  uma equipe que se colocou sob a dependência do Senhor

 

3-  OraR é  levar as circunstâncias a Deus  e  trazer Deus às circunstâncias.

                 Orar é ordem de Deus_ Pedi  e  dar-se-vos á... Mt  7.7

     E é  enfatizado por Jesus em duas ocasiões muito especiais:
             - pedindo ceifeiros à seara Mt 9.37

- que a fuga.não se dê nem no inverno, nem no sábado Mt 24.20

[ ATÉ em terrível situação de juízo, Jesus ensina a orar:  oraR  influI  nas  circunstâncias

      deve-se orar pelas circunstâncias

 

Tudo na vida cristã precisa  ser resultado de oração:  inclui  todas as reuniões de planejamento ( EBF ou as demais...) bem como toda a ação subseqüente sejam

resultado de orações específicas  e  expressão do direcionamento do Espírito Santo.

[nesta época de humanismo e ativismo, a oração tem sido relegada a vigésimo plano  ou 

-  é feita  apenas pró-forma.  O importante é REALIZAR ;
                                               importam os resultados, o relatório, a estatística! 

 

COMO orar  ?    a) entregar  tudo nas mãos do Senhor       

                          b) pedir   dEle  o modo como Ele deseja que Sua obra seja realizada

                          c) orar   a Palavra: orações curtas e bem  objetivas

- que envie os colaboradores escolhidos por  Ele  Mt 9.37

- que desde já o Espírito Santo esteja agindo nos corações,   2 Co 4.6

                    - das pessoas que Ele vai enviar para esse evento.

- que a Palavra não volte vazia mas faça o que Lhe apraz _  Isaías   55.11

- que tudo o que for dito e feito seja para a glória do Senhor   Cl 3.17

- que Deus conceda que muitos vão a Jesus _ João 6.65

-  que o inimigo esteja sendo sujeito debaixo dos pés de Jesus, Hb 1.13  Ef 1.22-23

 - que o Senhor vá à frente  cf  Is 45. 2-3 /

- que perfeitamente desembarace nosso caminho _ 2Sm  22.33

- que leve a bom termo o que nos diz respeito  Sl 138.7 corr

   Convém dar uma cópia desse esquema básico de oração  a cada colaborador  Mt 18.19

Ser Igreja do Senhor e funcionar como tal neste mundo, requer viver cf Gabarito da Palavra.

     Tudo menos do que isso,  é brincar de igrejinha, é trabalho na carne,
                                              é planta sem fruto:
                                              -  o diabo nem liga de se opor.

 

 REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

 

1- Orar  _ tudo o que se relaciona com Deus    começa, de fato,  com a oração.  

 

2- Escolher os líderes de cada segmento
                    Liderar é, também, dividir responsabilidades e delegar tarefas

a) Líder das “tias”  para  que escolha de colaboradores,  métodos  e material das aulas

b) Líder da cozinha               idem

c) Líder de música                idem

d) Líder do encerramento  e  atividade geral,  diversificada depois do lanche

e) Líder de trabalhos gerais tais como disciplina, controle da porta, e tudo mais que precisar

 

3- Reuniões de retorno para verificar com cada líder 
     a) o andamento do planejamento, sugestões  e  acertos

     b)  verificar  dificuldades _ encontradas e que precisam ser sanadas

     Obs_ Convém o Líder geral estar sempre em contato informal com os outros líderes:

Pode-se orar  e  resolver muitos pequenos detalhes por telefone [ e-mail  também ajuda muito ]  Esses acertos informais serão relatados rapidamente nas reunião com todos os líderes  de modo a agilizar as resoluções  e  tornar reuniões gerais curtas e objetivas.

 

CONVOCAÇÃO  DAS  EQUIPES

Líderes da equipes _ em princípio, cada líder se encarrega de convocar seus colaboradores

                                                      Marcar suas próprias reuniões decisivas.

                                                      Comunicar o andamento das coisas à líder geral.      

> Apelo de púlpito   _  convém que seja feito, de púlpito, tanto apelo  à boa vontade dos que serão abordados pelos líderes de equipes como apelo enfático a voluntários _  pois EBF, de menor porte que seja, representa trabalho intenso, requer organização,   
      muitas providências e a participação de todos os membros direta ou indiretamente.

 

     - Mais detalhes, ver DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS ( conte como foi a sua experiência)

 

HORÁRIO   Durante a semana:   Dias   _  de   Terça    a   Domingo

                    Horários_   das  14 / 14.30   às  17 horas

Houve acordo quanto ao horário da semana

 

Questão do  ENCERRAMENTO NO DOMINGO:   

a)   Encerramento  junto com a Escola Dominical regular_ > caso haja EBD de manhã
                                 -  a fim de entrosar  visitantes  às reuniões da igreja

·         Obs_ não é muito conveniente pois os pais querem dormir um pouco mais, e

as mães ficam  preocupadas com o almoço, as crianças acabam não vindo pois durante a semana,  muitas delas  foram trazidas pelas mães que vinham com seus bebês

 

b) Programação especial no meio da tarde   >se a Escola Dominical for no fim da tarde  

          é mais conveniente : pode se das 15 às 17 horas

          Programação mais compacta,  incluindo-se  tempo  especial com os pais

                          ver  PROGRAMAÇÃO

Espaço para alguma observação de alguém do grupo 

 

LANCHE 

É IMPORTANTE QUE O LANCHE SEJA SAUDÁVEL  e Fácil de comer 
Adequado à idade; ex:   
mais reforçado aos  adolescentes
                                              -
 bolachinhas  para os bebês
                  Nível social das crianças:
 p/ classe média alta nada de bolo Pulmann

 

Horário:  entre lição principal e lição missionária( encerramento)

Duração: Depende  do número de crianças : computar tempo para servir e comer...

                         Servir  o lanche envolve  muitos detalhes ( observe  a  sua realidade)

 

a)l  Local _ uns, possuem  SALÃO COM MESINHAS_
                 cada classe pode sentar numa mesinha,  * o lanche  salgado já  nos pratinhos

                             o suco é servido à medida em que as crianças sentam...]

                             o doce, servido depois  /  cada “tia “pode controlar a mesa de  sua classe

 O   OU   o lanche pode se servido em cada classe_ se houver carteiras  para apoio dos copos

             ou  _  servido o salgado, cada classe vai  saindo, em fila,  para pegar o suco :
                      _ mesa com pessoas servindo, já colocados nos copos antecipadamente...
     
      
Em outros locais, é preciso improvisar, depende

b)       Espaço disponível _ aí entra a criatividade dos organizadores

        Ex:  Uma a uma, cada classe sai em fila, e vai passando em mesa preparada com o salgado  e segue em fila para pegar o suco  ( já nos copos)  servido em local mais à frente

                  J havendo dinheiro, suco em caixinhas com canudos  evita sujeira...

As crianças sentam em bancos ou cadeiras espalhadas pelo local
 Ou servido o salgado,  serve-se o suco, à medida em que as crianças sentam.  
 
A EBF deve funcionar, também, como elemento educativo
                                                       - quanto a uma boa qualidade de vida

 
Ensinar modos na fila  e  à mesa
 
Ensinar a importância de se manter o ambiente limpo: Para isso, é preciso haver             
               
latões por toda a parte a fim de ser jogado os descartáveis
Ensinar colaboração :  geralmente os sanduíches são servidos em saquinhos =hot-dog,

     solicitar às crianças que levem seus copos ou canecas até certo local,

                                                  ou  joguem o lixo em latões devidamente colocados   
QUANTIDADE DO LANCHE 
Requer cálculo de pessoa experiente   para não faltar nem haver sobra excessiva
No Planejamento deve estar incluído o número de crianças estimado para ser alcançadas

                              - de acordo com o espaço disponível

                                                       > o que irá determinar o alcance da divulgação 
Os produtos não perecíveis podem ser comprados em embalagens econômicas_
Sobras : vender  a preço de custo a membros da igreja [ mesmo assim, é bom não exagerar ]
Para o primeiro dia: cálculo estimado a mais, dos produtos perecíveis , salsichas, por exemplo.   ( se sobrar, poderão ser utilizados nos próximos dias) 

 
MENU_ CONFORME A CLASSE  SOCIAL e  IDADE DAS  CRIANÇAS
 PÃO com  salsichas, frios, carne desfiada, ou  tortas*, salgadinhos,*  etc...

       Sucos  ou Nescau [ cafezinho para as mães, bolachas para os bebês]

        DOCE  = bolo*, docinhos de padaria [ os que vêm embrulhado um a um ]
       
Saquinhos de pipoca doce , etc  [ haja criatividade! ] 
        
Conforme o tipo da igreja  pode ser solicitada 
         a colaboração das senhoras no sentido de enviarem bolos* e tortas*, salgados*  
                                                                                     ( sempre todas do mesmo tipo)
         
Se for EBF para muitas crianças, combinar que, em tal dia, 
                        > tantas mães vão mandar, todas elas,    bolo de fubá, por ex.  
 
        
Trabalho feito em tese,  à  vista  de muitas EBF’s  feitas  em vários locais diferentes.
    
  outros detalhes  a serem acertados, além dos imprevistos que sempre acontecem J

     

 

 

E B D      Vencendo os inimigos da Escola Dominical,
                              
Lécio Dornas  _  Ed  Eclesia

 

Cap 1
 Cuidado!  Míopes na direção   
(Resumo dos tópicos e opinião pessoal)

 

A)  Ministros sem visão educacional_  Prioridades resultam da visão de cada um. Sem visão educacional um pastor não irá dar  a  devida importância  à Escola Dominical,  daí pastores  precisam  ter  visão  educacional

*Para alguns, só interessa  a visão que eles têm quando estão no púlpito:

- Que lindo! Todos mudos, olhando para mim

 

B)  A  centralidade  educacional  na  igreja

·        Ser cristão é estar em constante processo educativo
 Tudo na vida, também, passa por processo educativo

Primeiro, precisa haver consciência da razão de ser da igreja_
                                       Por que?  / Para que esta igreja existe ?

Segundo, precisa haver querer pessoal em se expor ao processo educativo
                                        -seja de Deus, seja nesta vida.

      O que posso aprender com isso ?  / O que Deus me ensinou hoje ?

Terceiro,    precisa disposição para aprender e ensinar.
                               Aprender requer atenção, disciplina e persistência.

                 Incorporar  novo  hábito  ou  habilidade,  leva tempo

>  Só ensina bem quem gosta de aprender.  Falando a Israel, Deus  dá muitas dicas nesse ponto :  Isaías 1.19
                   “Se quiserdes  e ME  ouvirdes “= ter informação para fazer  /  
                                              > Ah! se... Me tivesses ouvido...’ Sl 81.13

 

>A igreja existe em função da mensagem de Jesus  e  sua missão é
fazer  discípulos de Jesus o que implica em constante ensino / aprendizado

 

C )  Evangelização   e  Missões _ só têm sentido quando tem  como  alvo principal 
                                
o  ensino  da  Escrituras
 >  Quem vai ensinar, precisa ter aprendido ! 

·        O enfoque correto é _
todo cristão, cada cristão  é um missionário  em sua área de influência.

      Uns recebem dom e chamada para trabalho específico, mas todos devem “estar sempre preparados para  “responder...a qualquer que vos pedir a razão da vossa fé”  1 Pe  3.15  
                                                   
o que requer ensino/ aprendizado

O  enfoque  usual  é  _ 
Precisa dinheiro... até  divulgação de trabalhos missionários visam ofertas

Precisa  programação  evangelística  atraente.”   Vamos preparar o show !

Afinal, o RELATÓRIO: .-“ Distribuímos  tantos  folhetos” 
                                      - “
Houve tantas decisões”

  (Pena que o importante sejam os números, não as pessoas alcançadas)

·        Evangelizar sem discipulado = ensino ,
 > é como deixar um recém-nascido à mercê da própria sorte

- “Agora, “vire-se “ já fiz você nascer.”  -
 “ Tantos foram alcançados, houve tantas decisões...”

       Antes de se pensar em Evangelismo é preciso ver se
                  - há condições de discipular cada novo convertido.

       Antes de se pensar em Missões é preciso ver se há intecessores: 

                 - Quantos  vão dar “cobertura” a este  avanço do Evangelho,
                                    -  no campo do inimigo ?

 

D)  Adoração aceitável a Deus _  depende de certos requisitos apresentados na Palavra

                                    Do contrário, é só cantoria e muito barulho, quando não _Batucada !

 

E)  Ação Social _  pode ser problema sério na igreja.
Corre o perigo de se tornar apenas ação beneficente, cai nas boas obras.

Corre o perigo de se tornar um chamariz para encher a igreja,
                          - com a desculpa de atraí-los ao Evangelho.

Pior ainda_ favorece o fingimento por interesse imediatista.
                    Como será que  Deus vê isso  ?

 Não há cristianismo  sem  a ênfase no amor à Palavra , Sl 1.1-2. Js 1.8, 
                                                e   na  observância de seus princípios 
 É apenas religiosidade.

 

F)  Administração  Eclesiástica

     Administração da igreja  voltada apenas para a programação
sem a real preocupação de instruir na Palavra,  ocorrem vários  erros:

 

1- a Bíblia torna-se apenas pretexto para apoiar idéias pessoais e manipular as pessoas ao bel prazer do pregador sob a alegação _  “Mas a Bíblia diz...”

2  a pregação visa agradar aos  ouvintes , com assuntos ‘leves’ evitando-se os “pesados”  como  o  sangue de Jesus,  a cruz,  santidade,  andar na luz.

 3. as mensagens são superficiais com ranço de religiosidade.
 4-  Orações e Aconselhamento são meros chavões repetidos  há séculos.

5  Vir ao culto é um tempo passado na igreja para descargo de consciência no sentido de  estar cumprindo  formalidades cristãs esperadas/desejáveis.

6   O intuito é cumprir a rotina administrativa = o que fazer para encher esse espaço de tempo, que se convencionou  que a igreja deva funcionar. Convém ser algo leve, agradável, não muito comprido para  não ser cansativo, ter alguns cânticos modernos.... Isso é teatro (para não dizer farsa e engano)  Não  é   igreja!

7  Mais grave é quando a falta de instrução é propositada, a fim de que
    - os membros não percebam os absurdos que são ditos e que são feitos.

 

G )     Situações a serem resolvidas

     Todos esses problemas existem, em maior ou menor escala,
                -  crônicos  ou situacionais, em todas as igrejas.

     O problema salta aos olhos, só não vê quem PODE resolvê-los.
                     > Não adianta falar. Visão é Deus quem dá !

 Se a pessoa não tiver a visão, falar, às vezes, é pior. Aí, sim, a pessoa “finca pé” no erro:  Eu estou no comando, eu quero assim, assim vai ser.

 

Está escrito:  se vir seu irmão pecando... orará  a Deus”  1 João  5.19

 É preciso intercessores que _ se humilhem na presença de Deus, 
                                          _  confessem o pecado, 
                                          _  clamem por misericórdia e revelação  aos responsáveis.

 

 H)  Quando o pastor não está nem aí

       Já há certo tempo, pastor tem sido sinônimo de administrador de igrejas, fazendo com que tudo ande como o esperado, que se cumpram os alvos, e não haja problemas.  Poucos são os que realmente pastoreiam as ovelhas. J  Ocorre-me agora _ há nos Seminários matéria sobre a importância e lugar do ensino na EBD ?   Será que há oportunidade para conversa e oração quanto à verdadeira vocação  e dom do pastorado ?

 

I )  Quando o ministro/ a liderança corre por fora

      É comum a liderança ACHAR  que já sabe tudo. 
Querendo dizer _ “Já ouvi isso mil vezes.” 
Só não ousa  dizer _“e não me acrescentou nada!”   
De fato, do jeito que são apresentadas as aulas...tudo é mero blá-blá- blá,  só falação  para encher o tempo regulamentar e dar a lição estipulada pela revista. Não se agüenta isso por muito tempo.

 

K)  O fim da miopia_    Só ocorrerá pela misericórdia de Deus. 
                                    
Não adiantam  argumentos nem apelos.

É erro que deverá ser prevenido agora, nos seminários, pensando em como se evitar erros futuros.

 

        Opinião pessoal

Estremeço só de pensar que:
 Lideranças  superficiais e   omissas  darão contas de 
        
    1-
ovelhas que deixam ’morrer de fome’  ou vivem em estado de inanição
  2-
 ovelhas que se desviam por não terem aprendido a ouvir a voz do Bom Pastor.

 3- ovelhinhas que saem da igreja escandalizadas com atitudes incompat-veis não só com o padrão da Palavra, mas até mesmo com um mínimo de educação,  bom senso  e consideração para com o próximo..

 4     ovelhas que se tornam rebeldes devido abuso de poder

     5     ovelhas que voltam para o mundo devido inconsistência entre
            pregação  e as atitudes /  as decisões vivenciadas na igreja

     6-   ovelhas apáticas, enormes de ‘gordas’ , inertes. enfastiadas de tanto
        alimento  ‘gostoso’  mas sem nenhum nutriente que as torne saudáveis,

                       - úteis ao Reino e   procriadores eficazes.

  7- SEM FALAR  na ausência de  companheirismo e amizade, até mesmo  nas horas difíceis. 
      Contrário à orientação de
João 13.35
  ‘nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se  vos amardes uns aos outros’      N
J D I

 

 

 

EBD II

 

À vista dos princípios apresentados para EBD eficaz ,  percebo que, no tempo em que fiz este curso....em linhas gerais, a igreja  que  freqüento _ Igreja Cristã Paulista
                     _ observa-os,  em linhas gerais.

 

Programação-

atende às necessidades dos membros quanto à    duração, horário e divisão de classes.

Todos têm senso de responsabilidade e o entrosamento entre departamentos é fácil,

                            >  informal, por ser  igreja pequena.

Departamento Infantil está em ótimas mãos:   líder _ cristã ,  cresceu  nesta igreja,

                      -  psicóloga,  fez  APEC , trabalha com crianças.

Música _cristã , líder está nesta igreja desde  a adolescência,  tem faculdade de música, leciona para crianças  em  escola secular e há muitíssimos anos na igreja,  fez APEC- 

                           É mãe da líder   e   lhe    assessoria  informal.

Professoras _  são membros mais recentes, quase todas lecionam em escolas seculares  e  estão sob liderança  competente.  Há transcorrer suave em relação a material

 Condições  físicas , tais como  claridade, espaço, mobiliário, etc. OK

Em caso de imprevistos, o zelador é pessoa de boa vontade   para acudir  e, em outros caos,  o acesso aos diáconos  não é problema.   Por ser  igreja pequena, tudo se resolve mais facilmente.

 

Depto de Adultos_    tudo OK quanto à divisão de classes, horário,  duração.  Se precisar de alguma da secretaria ou  alguma outro material como lousa, retro , o zelador prontamente atende de boa vontade.

     O único ponto que poderia ser melhorado, é na questão de método de ensino mas todos estão contentes como as coisas vêm sendo feitas,
                               e
 nem sei se sabem que existem algo melhor  

As aulas são apresentadas de forma explanativa.

 ideal  seria ...     [ ah! minhas aulas do Normal...]

 

Conscientizar os membros de que  EBD  existe para ensinar, de verdade,

princípios da Palavra que deverão ser sabidos na ponta da língua  e vivenciados no cotidiano.    É para ser  Escola Técnica  Dominical.

                  Os princípios nela apresentados são para serem sabidos e aplicados como os das escolas técnicas, com a mesma responsabilidade, senão a casa cai, pega fogo,  há enchente, entupimentos, faz mal à  saúde.  Calam –se  todos os telefones

               prejuízos materiais e  danos físicos.

Enfim, não se pode  “não saber” tais princípios  sem ocorrer  desastrosas  conseqüências

 

Reformular as aulas,  utilizando-se métodos  básicos  de ensino

Quais ?   Aqueles que deveriam ser sabidos por qualquer pessoa que se propõe a ensinar qualquer coisa, desde culinária , corte e costura,   até  doutorado em física nuclear  porque se ensina a seres humanos cujo aprendizado é feito do mesmo modo quer no 1O. ano primário, quer no último ano da mais difícil especialização.

A questão é _ Perdeu-se a noção do que é ensino

Ensinar  é diferente de informar_  esta é área das comunicações: rádio, revistas, jornais, livros, palestras, simpósios, etc e tantos outros recursos

disponíveis atualmente.

ENSINAR  é fazer com que a pessoa  aprenda,   passe  a ter uma habilidade  como  ler,  escrever, andar de bicicleta, nadar, dirigir, cozinhar,   etc

a  qual deverá desempenhar com  certa facilidade que virá com a prática. Se for muito complicado,   ou chato, o aluno desanima, desiste, sente-se inferiorizado, pensa _ Puxa ! não sou capaz,   não dou para isso.  Não é para mim.

              Ensinar é levar o aluno a superar se.

É mostrar um caminho que , inicialmente trilhado junto com o professor, poderá ser levado adiante pelo aluno, através da vida, até onde ele conseguir chegar.

             Ensinar é mostrar  como se aprende

 

      Desculpe, me empolguei, na próxima página, vamos ao que interessa.

 

 

 

 

 

 

       MÉTODO   DE  ENSINO    ou   Como dar uma aula para o aluno APRENDER .

 

1).  MOTIVAÇÃO  só se aprende se for despertado o interesse ,      

                             atraída a atenção do aluno.   Por que preciso saber isso ?

Qual sua importância ?    Qual sua  útilidade ?  Quais seus efeitos  benéficos , se souber

                                                                                OU  péssimos, se não souber.

Costuma-se começar uma aula apresentando-se  uma questão,  contando um caso

em que a aula traz a solução,  mostra a resolução

 

2_  APRESENTAÇÃO  dos conceitos . Minha professora de desenho nos ensinou bem

                 [ ainda lembro, depois de 40 anos! ]

Qualquer apresentação dever ser   SIMPLES - SINTÉTICA - SUGESTIVA

para que se alcance o objetivo proposto , que é

    Ensinar = fazer com que o outro aprenda.
a ) usar
frases simples  _ falar só o que interessa _ entremeado de ilustrações, exemplos,

     _ auxiliados por recursos mnemônicos :  siglas, esquemas, corinhos, cartazes, etc

Colocar esquema na lousa, falando o que escreve, enquanto o aluno COPIA no caderno

Fazer os alunos participarem:  lendo versículos e  fazendo perguntas que extraiam a experiência dos alunos e eles aprendam a compartilhá-las, ficando à vontade para  dinamizar  a aula com   comentários.

      É sinal que o aluno está atento, interessado e interagindo com a matéria apresentada.

 

3  FIXAÇÃO- rever pontos básicos, na conclusão

    Dar lição de casa _       sobre a matéria apresentada em classe!

Ex_ copiar versículos,  achar tais conceitos em tal livro,   trazer por escrito o que observou durante a semana  sobre  a prática  do  tema da aula, como o tema da aula fez diferença no seu cotidiano,.etc.   Trazer material interessante sobre o assunto.

 

4   VERIFICAÇÃO _   A cada 4 ou 6 aulas, ter um teste de avaliação;

tanto  “técnico”, como _ versículos decorados,  + questões sobre conhecimento da Bíblia,

quanto experimental, como

           “O que aprendeu para si, como seu cotidiano foi enriquecido por estas aulas?

             O que deu certo (ou não)  pela vivência desses princípios?
               O  que vai resolver daqui em diante?

É preciso dar, para se receber_

Aulas dadas com tal procedimento,  a reação dos alunos certamente será  participativa,  animada, resultando no objetivo proposto: Ensinar =  fazer com que  o aluno aprenda

 

Para que isso ocorra, é preciso

a)   visão da liderança de que Tal  ensino  não é utopia _  é  viável e  possível de ser feito

 

b)  requer pessoas habilitadas
             [ qualquer um pode aprender esse  jeito de dar aula, basta querer  ]

     Então, é preciso _
1- PESSOAS DISPOSTAS  a “ encarar essa “   

     Realmente é desafio _ requer empenho, boa vontade  e  muuiita disposição

 

2- PESSOAS DISPONÍVEIS  pois, atualmente, todos estão ocupados e “sem tempo “

     _ para onde estão indo  ?    Todos cuidam do urgente _  e o  importante ?

 

 3- PESSOAS EMPENHADAS  em fazer o melhor

Como exigir do outro o que não estou disposto a fazer ?Antigamente, ouvia-se dizer ...         

                      ‘Maldito o que faz a obra do Senhor relaxadamente’’ Jr 48.10

                       Hoje, alguém  sabe que tem esse  versículo na Bíblia ?

 

O pensamento subliminar é : é aula  para crentes_ eles têm que perdoar meus defeitos, desculpar deslizes,  compreender ...  relevar ...  perdoar... aceitar  tudo!

 *É aula para crente, de qualquer jeito serve /  É só para ocupar o tempo da programação

Esquecem, ignoram que o fazem para o Senhor ,  para edificação do corpo de Cristo,  para  capacitação de soldados  que vão à guerra, que  podem ser abatidos se não lutarem cf as regras, nem tiverem preparo adequado para  o “chumbo grosso” que vão encontrar pela frente.     Vivemos na era da mediocridade, e da auto suficiência:

Quem se empenha em aprender e fazer bem , é considerado exibido

É de se admirar que a Igreja esteja morna ? Ap 3.20  #

 


 

 






Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2024 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.