Planejamento de evento evangelístico: E. B. F.
INTRODUÇÃO Evangelizar é o alvo da Igreja.
Louvável o propósito de se realizar evento com tal propósito.
Tratando-se de alcançar crianças, em geral se aproveita o tempo das férias escolares para realizar programação mais intensa visando alcançar especialmente as crianças que não freqüentam a igreja local para, através delas, ganhar para Cristo também os familiares.
É a tão conhecida EBF _ Escola Bíblica de Férias
QUALQUER PLANEJAMENTO ENVOLVE MUITOS FATORES
DEFINIIR OBJETIVOS - REUNIR PESSOAL_ VER A DISPONIBLIDADE FINANCEIRA
publico alvo, programação _ local fisico -divulgação AJUDA DO PESSOAL 'DA CASA'
Planejar uma EBF envolve muitos fatores
É preciso considerar _ espaço físico, recursos materiais, qualificação dos colaboradores
Importantíssimo, também, é adequar a programação ao nível do público- alvo
Porém, sejam quais forem as condições, mesmo tendo o cuidado de se adequar a programa
ção às reais condições disponíveis, ACIMA DE TUDO: importa que o trabalho seja feito.
Que a falta de condições ideais não seja desculpa para a omissão
mas, antes de tudo ORAR perguntando a Deus: é isso o que o Senhor quer que eu faça?
sendo SIM, orar > Prevaleça o Senhor, não o homem, Salmo 9. 19
sujeita o inimigo debaixo dos pés de Jesus Hb 1.13
Tópicos imprescindíveis a serem considerados
1- PlanejaR é a orientação de Deus para o homem: que pretende construir... Lc 14.28-32
que pretende entrar em guerra...
EBF é empreitada que constrói o Reino de Deus e guerra contras as trevas
2- a Bíblia diz claramente que todo trabalho independente de Deus é vão_
Se o Senhor não edificar a casa, em vão constrói o homem,
Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela... Sl 127.1-2
EBF é requer uma equipe que se colocou sob a dependência do Senhor
3- OraR é levar as circunstâncias a Deus e trazer Deus às circunstâncias.
Orar é ordem de Deus_ Pedi e dar-se-vos á... Mt 7.7
E é enfatizado por Jesus em duas ocasiões muito especiais:
- pedindo ceifeiros à seara Mt 9.37
- que a fuga.não se dê nem no inverno, nem no sábado Mt 24.20
[ ATÉ em terrível situação de juízo, Jesus ensina a orar: oraR influI nas circunstâncias
deve-se orar pelas circunstâncias
Tudo na vida cristã precisa ser resultado de oração: inclui todas as reuniões de planejamento ( EBF ou as demais...) bem como toda a ação subseqüente sejam
resultado de orações específicas e expressão do direcionamento do Espírito Santo.
[nesta época de humanismo e ativismo, a oração tem sido relegada a vigésimo plano ou
- é feita apenas pró-forma. O importante é REALIZAR ;
importam os resultados, o relatório, a estatística!
COMO orar ? a) entregar tudo nas mãos do Senhor
b) pedir dEle o modo como Ele deseja que Sua obra seja realizada
c) orar a Palavra: orações curtas e bem objetivas
- que envie os colaboradores escolhidos por Ele Mt 9.37
- que desde já o Espírito Santo esteja agindo nos corações, 2 Co 4.6
- das pessoas que Ele vai enviar para esse evento.
- que a Palavra não volte vazia mas faça o que Lhe apraz _ Isaías 55.11
- que tudo o que for dito e feito seja para a glória do Senhor Cl 3.17
- que Deus conceda que muitos vão a Jesus _ João 6.65
- que o inimigo esteja sendo sujeito debaixo dos pés de Jesus, Hb 1.13 Ef 1.22-23
- que o Senhor vá à frente cf Is 45. 2-3 /
- que perfeitamente desembarace nosso caminho _ 2Sm 22.33
- que leve a bom termo o que nos diz respeito Sl 138.7 corr
Convém dar uma cópia desse esquema básico de oração a cada colaborador Mt 18.19
Ser Igreja do Senhor e funcionar como tal neste mundo, requer viver cf Gabarito da Palavra.
Tudo menos do que isso, é brincar de igrejinha, é trabalho na carne,
é planta sem fruto:
- o diabo nem liga de se opor.
REUNIÃO DE PLANEJAMENTO
1- Orar _ tudo o que se relaciona com Deus só começa, de fato, com a oração.
2- Escolher os líderes de cada segmento
Liderar é, também, dividir responsabilidades e delegar tarefas
a) Líder das “tias” para que escolha de colaboradores, métodos e material das aulas
b) Líder da cozinha idem
c) Líder de música idem
d) Líder do encerramento e atividade geral, diversificada depois do lanche
e) Líder de trabalhos gerais tais como disciplina, controle da porta, e tudo mais que precisar
3- Reuniões de retorno para verificar com cada líder
a) o andamento do planejamento, sugestões e acertos
b) verificar dificuldades _ encontradas e que precisam ser sanadas
Obs_ Convém o Líder geral estar sempre em contato informal com os outros líderes:
Pode-se orar e resolver muitos pequenos detalhes por telefone [ e-mail também ajuda muito ] Esses acertos informais serão relatados rapidamente nas reunião com todos os líderes de modo a agilizar as resoluções e tornar reuniões gerais curtas e objetivas.
CONVOCAÇÃO DAS EQUIPES
Líderes da equipes _ em princípio, cada líder se encarrega de convocar seus colaboradores
Marcar suas próprias reuniões decisivas.
Comunicar o andamento das coisas à líder geral.
> Apelo de púlpito _ convém que seja feito, de púlpito, tanto apelo à boa vontade dos que serão abordados pelos líderes de equipes como apelo enfático a voluntários _ pois EBF, de menor porte que seja, representa trabalho intenso, requer organização,
muitas providências e a participação de todos os membros direta ou indiretamente.
- Mais detalhes, ver DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS ( conte como foi a sua experiência)
HORÁRIO Durante a semana: Dias _ de Terça a Domingo
Horários_ das 14 / 14.30 às 17 horas
Houve acordo quanto ao horário da semana
Questão do ENCERRAMENTO NO DOMINGO:
a) Encerramento junto com a Escola Dominical regular_ > caso haja EBD de manhã
- a fim de entrosar visitantes às reuniões da igreja
· Obs_ não é muito conveniente pois os pais querem dormir um pouco mais, e
as mães ficam preocupadas com o almoço, as crianças acabam não vindo pois durante a semana, muitas delas foram trazidas pelas mães que vinham com seus bebês
b) Programação especial no meio da tarde >se a Escola Dominical for no fim da tarde
é mais conveniente : pode se das 15 às 17 horas
Programação mais compacta, incluindo-se tempo especial com os pais
ver PROGRAMAÇÃO
Espaço para alguma observação de alguém do grupo
LANCHE
É IMPORTANTE QUE O LANCHE SEJA SAUDÁVEL e Fácil de comer
Adequado à idade; ex: mais reforçado aos adolescentes
- bolachinhas para os bebês
Nível social das crianças: p/ classe média alta nada de bolo Pulmann
Horário: entre lição principal e lição missionária( encerramento)
Duração: Depende do número de crianças : computar tempo para servir e comer...
Servir o lanche envolve muitos detalhes ( observe a sua realidade)
a)l Local _ uns, possuem SALÃO COM MESINHAS_
cada classe pode sentar numa mesinha, * o lanche salgado já nos pratinhos
o suco é servido à medida em que as crianças sentam...]
o doce, servido depois / cada “tia “pode controlar a mesa de sua classe
O OU o lanche pode se servido em cada classe_ se houver carteiras para apoio dos copos
ou _ servido o salgado, cada classe vai saindo, em fila, para pegar o suco :
_ mesa com pessoas servindo, já colocados nos copos antecipadamente...
Em outros locais, é preciso improvisar, depende
b) Espaço disponível _ aí entra a criatividade dos organizadores
Ex: Uma a uma, cada classe sai em fila, e vai passando em mesa preparada com o salgado e segue em fila para pegar o suco ( já nos copos) servido em local mais à frente
J havendo dinheiro, suco em caixinhas com canudos evita sujeira...
As crianças sentam em bancos ou cadeiras espalhadas pelo local
Ou servido o salgado, serve-se o suco, à medida em que as crianças sentam.
A EBF deve funcionar, também, como elemento educativo
- quanto a uma boa qualidade de vida.
Ensinar modos na fila e à mesa
Ensinar a importância de se manter o ambiente limpo: Para isso, é preciso haver
latões por toda a parte a fim de ser jogado os descartáveis
Ensinar colaboração : geralmente os sanduíches são servidos em saquinhos =hot-dog,
solicitar às crianças que levem seus copos ou canecas até certo local,
ou joguem o lixo em latões devidamente colocados
QUANTIDADE DO LANCHE
Requer cálculo de pessoa experiente para não faltar nem haver sobra excessiva
No Planejamento deve estar incluído o número de crianças estimado para ser alcançadas
- de acordo com o espaço disponível
> o que irá determinar o alcance da divulgação
Os produtos não perecíveis podem ser comprados em embalagens econômicas_
Sobras : vender a preço de custo a membros da igreja [ mesmo assim, é bom não exagerar ]
Para o primeiro dia: cálculo estimado a mais, dos produtos perecíveis , salsichas, por exemplo. ( se sobrar, poderão ser utilizados nos próximos dias)
MENU_ CONFORME A CLASSE SOCIAL e IDADE DAS CRIANÇAS
PÃO com salsichas, frios, carne desfiada, ou tortas*, salgadinhos,* etc...
Sucos ou Nescau [ cafezinho para as mães, bolachas para os bebês]
DOCE = bolo*, docinhos de padaria [ os que vêm embrulhado um a um ]
Saquinhos de pipoca doce , etc [ haja criatividade! ]
Conforme o tipo da igreja pode ser solicitada
a colaboração das senhoras no sentido de enviarem bolos* e tortas*, salgados*
( sempre todas do mesmo tipo)
Se for EBF para muitas crianças, combinar que, em tal dia,
> tantas mães vão mandar, todas elas, só bolo de fubá, por ex.
Trabalho feito em tese, à vista de muitas EBF’s feitas em vários locais diferentes.
Há outros detalhes a serem acertados, além dos imprevistos que sempre acontecem J
E B D Vencendo os inimigos da Escola Dominical,
Lécio Dornas _ Ed Eclesia
Cap 1
Cuidado! Míopes na direção (Resumo dos tópicos e opinião pessoal)
A) Ministros sem visão educacional_ Prioridades resultam da visão de cada um. Sem visão educacional um pastor não irá dar a devida importância à Escola Dominical, daí pastores precisam ter visão educacional
*Para alguns, só interessa a visão que eles têm quando estão no púlpito:
- Que lindo! Todos mudos, olhando para mim
B) A centralidade educacional na igreja
· Ser cristão é estar em constante processo educativo
Tudo na vida, também, passa por processo educativo
Primeiro, precisa haver consciência da razão de ser da igreja_
Por que? / Para que esta igreja existe ?
Segundo, precisa haver querer pessoal em se expor ao processo educativo
-seja de Deus, seja nesta vida.
O que posso aprender com isso ? / O que Deus me ensinou hoje ?
Terceiro, precisa disposição para aprender e ensinar.
Aprender requer atenção, disciplina e persistência.
Incorporar novo hábito ou habilidade, leva tempo
> Só ensina bem quem gosta de aprender. Falando a Israel, Deus dá muitas dicas nesse ponto : Isaías 1.19
“Se quiserdes e ME ouvirdes “= ter informação para fazer /
> Ah! se... Me tivesses ouvido...’ Sl 81.13
>A igreja existe em função da mensagem de Jesus e sua missão é
fazer discípulos de Jesus o que implica em constante ensino / aprendizado
C ) Evangelização e Missões _ só têm sentido quando tem como alvo principal
o ensino da Escrituras > Quem vai ensinar, precisa ter aprendido !
· O enfoque correto é _
todo cristão, cada cristão é um missionário em sua área de influência.
Uns recebem dom e chamada para trabalho específico, mas todos devem “estar sempre preparados para “responder...a qualquer que vos pedir a razão da vossa fé” 1 Pe 3.15
o que requer ensino/ aprendizado
O enfoque usual é _
Precisa dinheiro... até divulgação de trabalhos missionários visam ofertas
Precisa programação evangelística atraente.” Vamos preparar o show !
Afinal, o RELATÓRIO: .-“ Distribuímos tantos folhetos”
- “Houve tantas decisões”
(Pena que o importante sejam os números, não as pessoas alcançadas)
· Evangelizar sem discipulado = ensino ,
> é como deixar um recém-nascido à mercê da própria sorte
- “Agora, “vire-se “ já fiz você nascer.” -
“ Tantos foram alcançados, houve tantas decisões...”
Antes de se pensar em Evangelismo é preciso ver se
- há condições de discipular cada novo convertido.
Antes de se pensar em Missões é preciso ver se há intecessores:
- Quantos vão dar “cobertura” a este avanço do Evangelho,
- no campo do inimigo ?
D) Adoração aceitável a Deus _ depende de certos requisitos apresentados na Palavra
Do contrário, é só cantoria e muito barulho, quando não _Batucada !
E) Ação Social _ pode ser problema sério na igreja.
Corre o perigo de se tornar apenas ação beneficente, cai nas boas obras.
Corre o perigo de se tornar um chamariz para encher a igreja,
- com a desculpa de atraí-los ao Evangelho.
Pior ainda_ favorece o fingimento por interesse imediatista.
Como será que Deus vê isso ?
Não há cristianismo sem a ênfase no amor à Palavra , Sl 1.1-2. Js 1.8,
e na observância de seus princípios É apenas religiosidade.
F) Administração Eclesiástica
Administração da igreja voltada apenas para a programação
sem a real preocupação de instruir na Palavra, ocorrem vários erros:
1- a Bíblia torna-se apenas pretexto para apoiar idéias pessoais e manipular as pessoas ao bel prazer do pregador sob a alegação _ “Mas a Bíblia diz...”
2 a pregação visa agradar aos ouvintes , com assuntos ‘leves’ evitando-se os “pesados” como o sangue de Jesus, a cruz, santidade, andar na luz.
3. as mensagens são superficiais com ranço de religiosidade.
4- Orações e Aconselhamento são meros chavões repetidos há séculos.
5 Vir ao culto é um tempo passado na igreja para descargo de consciência no sentido de estar cumprindo formalidades cristãs esperadas/desejáveis.
6 O intuito é cumprir a rotina administrativa = o que fazer para encher esse espaço de tempo, que se convencionou que a igreja deva funcionar. Convém ser algo leve, agradável, não muito comprido para não ser cansativo, ter alguns cânticos modernos.... Isso é teatro (para não dizer farsa e engano) Não é igreja!
7 Mais grave é quando a falta de instrução é propositada, a fim de que
- os membros não percebam os absurdos que são ditos e que são feitos.
G ) Situações a serem resolvidas
Todos esses problemas existem, em maior ou menor escala,
- crônicos ou situacionais, em todas as igrejas.
O problema salta aos olhos, só não vê quem PODE resolvê-los.
> Não adianta falar. Visão é Deus quem dá !
Se a pessoa não tiver a visão, falar, às vezes, é pior. Aí, sim, a pessoa “finca pé” no erro: Eu estou no comando, eu quero assim, assim vai ser.
Está escrito: “se vir seu irmão pecando... orará a Deus” 1 João 5.19
É preciso intercessores que _ se humilhem na presença de Deus,
_ confessem o pecado,
_ clamem por misericórdia e revelação aos responsáveis.
H) Quando o pastor não está nem aí
Já há certo tempo, pastor tem sido sinônimo de administrador de igrejas, fazendo com que tudo ande como o esperado, que se cumpram os alvos, e não haja problemas. Poucos são os que realmente pastoreiam as ovelhas. J Ocorre-me agora _ há nos Seminários matéria sobre a importância e lugar do ensino na EBD ? Será que há oportunidade para conversa e oração quanto à verdadeira vocação e dom do pastorado ?
I ) Quando o ministro/ a liderança corre por fora
É comum a liderança ACHAR que já sabe tudo.
Querendo dizer _ “Já ouvi isso mil vezes.” Só não ousa dizer _“e não me acrescentou nada!”
De fato, do jeito que são apresentadas as aulas...tudo é mero blá-blá- blá, só falação para encher o tempo regulamentar e dar a lição estipulada pela revista. Não se agüenta isso por muito tempo.
K) O fim da miopia_ Só ocorrerá pela misericórdia de Deus.
Não adiantam argumentos nem apelos.
É erro que deverá ser prevenido agora, nos seminários, pensando em como se evitar erros futuros.
Opinião pessoal
Estremeço só de pensar que:
Lideranças superficiais e omissas darão contas de
1- ovelhas que deixam ’morrer de fome’ ou vivem em estado de inanição
2- ovelhas que se desviam por não terem aprendido a ouvir a voz do Bom Pastor.
3- ovelhinhas que saem da igreja escandalizadas com atitudes incompat-veis não só com o padrão da Palavra, mas até mesmo com um mínimo de educação, bom senso e consideração para com o próximo..
4 ovelhas que se tornam rebeldes devido abuso de poder
5 ovelhas que voltam para o mundo devido inconsistência entre
pregação e as atitudes / as decisões vivenciadas na igreja
6- ovelhas apáticas, enormes de ‘gordas’ , inertes. enfastiadas de tanto
alimento ‘gostoso’ mas sem nenhum nutriente que as torne saudáveis,
- úteis ao Reino e procriadores eficazes.
7- SEM FALAR na ausência de companheirismo e amizade, até mesmo nas horas difíceis.
Contrário à orientação de João 13.35
‘nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros’ N J D I