Alfabetizar ebd
A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL PODE SER MEIO DE AUXILIAR NA ALFABETIZAÇÃO
ou
ALFABETIZAR, ter umas aulas interessantes para a turminha da pré escola
ou até mesmo alfabetização de adultos
pode ser um meio de atrair pessoas ao Evangelho
Seguem algumas idéias para tornar a leitura algo interessante, até instigante, e alfabetizar adultos pode ser o meio de outros alunos se achegarem e se superarem
Pergunte um assunto que os interesse e comece a mostrar artigos sobre o assunto para motivar à leitura( pode pedir que pessoas da igreja tragam jornais e revistas para recortar figuras e fazer um material interessante
1- Pode mostrar a revista e pedir que mostre figuras que o atraiam, recortar e colar num caderno, escrevendo a palavra em letra de forma e de mão( ou ele traz de casa)
O aluno olha a figura com a palavra escrita, 'fotografa' na mente, fecha os olhos e guarda na memória,depois abre os olhos e olha para a figura com a palavra escrita de novo
Escrever frase simples relacionada com a figura
2- Colar figuras em pedaços de cartolina cortados todos do mesmo tamanho Faz isso com umas 5 ou 6 palavras e depois faz joguinho de memória : coloca na mesa as cartolinas do lado onde só tem a palavra escrita e ele precisa dizer que figura está 'escondida' atrás daquela palavra Se errar, mostra a figura e volta para a mesa.
é para associar palavras com imagens: muitos perdem interesse na leitura por se fixarem apenas na letras e elas não dizerem nada em termos de idéias
quando o aluno aprende a associar as PALAVRAS a ideias, começa a ter mais interesse em ler.
3- Corinhos evangélicos ou versículos simples tb ajudam : ex
Eu sou o pão da vida, João ...
explicar que Jesus quis dizer que, como o pão, eEe preenche lacunas em nosso coração e nos faz SATISFEITOS. tb Jesus SUSTENTA, dá forças para viver o dia a dia
e ainda: Jesus dá RESISTÊNCIA ao mal que nos rodeia, como a comida nos faz resistentes ás doenças que estão no ar.
Depois continuo...
Tb vou passar umas dicas para tornar a leitura algo interessente, até instigante e esse pode ser o meio de outros alunos chegarem e se superaremNção é que precisam saber ler, é que SABER LER é muito interessante: leva a gente a lugares distantes, sem precisar sair de onde estamos
Tb comunica informações precisosas para vivermos melhor
ensina a plantar = horta que dá comida boa
a cozinhar= fazer comidas gostosas
e por aí vai, sempre pedinod as idéias dos alunos
Comece a mostrar artigos sobre o assunto de sua realidade ou que desperte a imaginação _ para motivar à leitura( pode pedir que pessoas da igreja tragam jornais e revistas para recortar figuras e fazer um material interessante
Vou mandar algumas figuras pelo correro, como exemplo
1- Pedir que mostre figuras que o atraiam, recortar e colar num caderno, escrevendo a palavra em letra de forma e de mão _ou o aluno traz de casa, se houver condições
O aluno olha a figura com a palavra escrita, 'fotografa' na mente, fecha os olhos e guarda na memória,depois abre os olhos e olha para a figura com a palavra escrita de novo. pede para le dizer a FIGURA que escolheu; ESCREVER A PALAVRA NA LOUSA
ESCREVE UMA 5 OU 6 PALAVRAS :mostra a palavra escrita na lousa e todos repetem em voz alta... Assim, até completar todas as palavras dos alunos da classe
à frente, Escrever frase simples relacionada com a figura
a flor é bonita este carro é vermelho, etc...
LER em voz alta enquanto escreve , depois a classe 'lê' a frase junto, em voz alta
2- Colar figuras em pedaços de cartolina cortados todos do mesmo tamanho Faz isso com umas 5 ou 6 palavras e depois faz joguinho de memória : coloca na mesa as cartolinas do lado onde só tem a palavra escrita e ele precisa dizer que figura está 'escondida' atrás daquela palavra Se errar, mostra a figura e volta para a mesa.
é para associar palavras com imagens: muitos perdem interesse na leitura por se fixarem apenas na letras e elas não dizerem nada em termos de idéias
quando o aluno aprende a associar as PALAVRAS a ideias, começa a ter mais interesse em ler. Cada aluno pode jogar sozinho, por isso as figuras não precisam ser iguais
3- Corinhos evangélicos ou versículos simples tb ajudam : ex
Eu sou o pão da vida, João ...
explicar que Jesus quis dizer que, como o pão, Ele preenche lacunas em nosso coração e nos faz SATISFEITOS. tb Jesus SUSTENTA, dá forças para viver o dia a dia
e ainda: Jesus dá RESISTÊNCIA ao mal que nos rodeia, como a comida nos faz resistentes ás doenças que estão no ar.
Depois continuo...
alfabetizar é mais que apenas ensinar juntar as letras: é mostrar todo um mundo interessante de idéias que se transmite através das palavras
então mostrar figuras de interesse do aluno, colar num caderno,escrever a palavra correspondente Depois de um tempo, que o aluno estuda emcasa, 'lendo' aquelas palavras sózinhos fazer verificação: escreve só a palavra e vê se ele associou a figura à palavra
conversar sobre figuras interessante: ex: história, lugares exóticos, etc..,
- contando o que representam
Mostrar figuras e pedir para inventar uma história: dirigindo o pensamento com perguntas simples: - o que acha que estão fazendo:? por que estão alegres?
como foram para lá?
dá para saber a profissão deles? etc..
que bom,vou aguardar outras notícias.
mas. convém deixar as sílabas de reforço para um momento seguinte
no início, apenas deixar ela escolher as figuras que gosta,
colar no caderno escrever a palavra em letra de forma e de mão,
ler para ela a palavra e que ela repita a palavra em voz alta
olhar para o FORMATO DA PALAVRA COMO UM TODO
olha, 'fotografa' a palavra, fecha os olhos, imagina a palavra, olha de novo e fala a palavra
Pode fazer um jogo de memória com as palavras : BOCA, BICA DEDO, DADO, FOGO,
HOJE( uma folhinha de calendário, desses pequeninos, que cola na geladeira :circundar um dia qualquer ) LEME, LIMA, LAMA, NOVE, NOVA, QUE? QUEM? RATO SAPO,
XÔ, neura ( como naquele anúncio de TV, pode por uma figura de produto de limpeza,
riscar o nome ) Xiiii ! ( uma cara espantada) Zé ( qualquer carinha de menino)
aqui estão todas as sílabas do abecedários e todas as vogais
mas importa que fixem a palavra toda, não juntar as vogais
o cérebro vai fixar e guardar na memória o bloco de letras associando-as às figuras ( idéias) AGILIZA A LEITURA e o entendimento do que se lê, associando as palavras às idéias. LER FICA MAIS RÁPIDO E PRAZEIROSO
A pessoa vai aprender a ler palavras, depois frases em blocos,
- base da leitura dinâmica
INCENTIVAR A LER os RÓTULOS de produtos que tem em casa.
de remédios
o que desanima a pessoa é ter de decorar A SECO todas as sílabas e combinações com as vogais sem estar ASSOCIADAS A NENHUMA FIGURA, NEM IDÉIA
se quiser, pode fazer um joguinho só com as vogais : vou enviar sugestão pelo correio com mais algumas figuras que estou selecionando para vc
vc tb vai ficar bem animada, colecionando figuras
UMAS REFLEXÕES SOBRE A IMPORTANTE TAREFA QUE DEUS LHES CONFIOU
ALFABETIZAR é mais do que ensinar OS ALUNOS a juntar sílabas
ALFABETIZAR
é.. AMPLIAR os horizontes da pessoa para muito além de si mesma
é desenvolver a capacidade de OBSERVAR detalhes
é levar a pessoa a rever conceitos acabando com preconceitos e mitos
é mostra a diversidade maravilhosa de nosso mundo físico e social
Isso se faz mostrando figuras e conduzindo o raciocínio com perguntas adequadas
- conversando ( falar + ouvir opinião deles )
- informando sobre as diversas realidades físicas e sócio-culturais
ALFABETIZAR tb amplia a perspectiva de quem ensina :
- Aguça os sentidos para olhar o mundo além de si mesma afim de informar os alunos
- Aguça a percepção para atender à necessidade de cada aluno em particular
( motiva a Aprender, obtém melhores resultados com mais facilidade para ambos)
- AGUÇA O RACIOCÍCIO na busca de formas e meios para alcançar bem seu objetivo
- para fazer um ‘discípulo’
- que irá ser influência positiva na área de influência dele
Alguém disse que ENSINAR é ampliar horizontes com conseqüências eternas
- quanto MAIS os que ensinam a Palavra ! ! !
Deus as abençoe #