Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...sobre TOLOS e TOLICES

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br           

1 de abril de 2013

Quinze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Sobre Tolos e Tolices

Por Robert J. Tamasy

 

Quando foi a última vez que você fez algo tolo no trabalho? Todos nós “escorregamos” e nos comportamos tolamente em um momento ou outro – talvez mais de uma vez.
Mas deixe-me fazer uma pergunta diferente: Você já trabalhou com alguém a quem considerava ser tolo e não sujeito a cometer um ato ou tomar uma decisão tola ocasionalmente? 

   É interessante que muitas culturas reconhecem formalmente os tolos e suas tolices.

O dia 1º de abril em muitas nações é conhecido como, “Dia dos Tolos”. Em outras é o 'Dia da Mentira'. Para alguns é desculpa para uma travessura inofensiva, pregar uma peça ou fazer alguém de tolo, tentando convencê-lo de algo absurdo.

    Existem várias teorias sobre o surgimento do “Dia dos Tolos”, incluindo o clássico da literatura de Chaucer, de 1392, 'Contos de Canterbury' ou 'Contos da Cantuária'. Outras comemorações na Europa e Oriente Médio podem ser rastreadas até o Século VI. Porém, uma coisa é certa: tolos e tolices existem desde o início dos tempos. 

    Um ditado diz: “Tolo e seu dinheiro cedo se separam”. Outro afirma: “Tolos se apressam por andar em caminhos que até os anjos temem trilhar”.
    Muitos são culpados por relacionamentos ruins, investimentos questionáveis e tomar decisões deficientes que nos deixam a imaginar: “Onde eu estava com a cabeça?” 

    Mas existe diferença entre tolice ocasional e o hábito de agir tolamente, profissional ou pessoalmente. Não é de surpreender, portanto, que a Bíblia fale a respeito da tolice e dos tolos, grande parte aplicável ao ambiente de trabalho atual. Vejamos uma amostra do livro de Provérbios: 

1- O alto custo da tolice. Podemos trabalhar durante anos para construir algo digno como um negócio, uma carreira, casamento ou família, e vê-lo destruído por um único ato de irresponsabilidade. Provérbios 14.1   “A mulher sábia constrói o seu lar,
                    -  mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos

2 O hábito tolo de agir. Uma pessoa sábia se recusa a tomar decisões apressadas, avalia alternativas e pesa consequências. Mas o tolo age por impulso sem se preocupar com os resultados. A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho,
             mas a insensatez dos tolos é enganosa”
(Provérbios 14.8).

3-  A imprevidência da tolice. A sabedoria prepara as pessoas para que estejam focadas em objetivos que valham a pena, mas as pessoas tolas são facilmente desviadas e perdem de vista seus objetivos. Provérbios 15.21). 
                   “O tolo se diverte com as suas tolices, mas o sábio faz o que é certo”

4- O discurso estouvado do tolo. A sabedoria leva a pessoa a dizer o que é apropriado e o que não dizer. O tolo é rápido para falar sem considerar o alcance de suas palavras.
As palavras do tolo provocam briga, e a sua conversa atrai açoites. A conversa do tolo é a sua desgraça, e seus lábios são uma armadilha para a sua alma” (Provérbios 18.6-7. 

5- A gestão irresponsável do tolo. A pessoa sábia se esforça para utilizar de modo apropriado e cuidadoso seus recursos, mas o tolo é desperdiçador e raramente planeja para necessidades futuras. Na casa do sábio há comida e azeite armazenados,
                               - mas o tolo devora tudo o que pode”
(Provérbios 21.20). 

 

Próxima semana tem mais!    


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Juan & Cristina Nieto


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

 

1.    Você já agiu tolamente alguma vez ou tomou uma decisão tola? Quais foram as consequências?

2.    Como você distingue entre uma pessoa que ocasionalmente faz coisas tolas e aquela que age constantemente de modo tolo?

3.    Quais seriam os meios práticos para se evitar agir tolamente ou fazer escolhas tolas?

4.    Dos princípios mencionados, qual lhe parece mais significativo ou o fez pensar mais? É possível colocá-lo em prática?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Provérbios 1.7; 10.14; 17.12,16; 18.7; 24.7; 26.4-5; 29.11. 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.