Oc 02 01 Volta à aulas
reflexões diante da lembrança dos cadernos novos, em branco... Confira!
Volta às aulas
* Quando eu estudava, gostava muito dos cadernos novos, em branco e imaginava : quantas coisas novas !
- Pensava em caprichar na letra, encapava cada um com cuidado,
- Colava figura adequada à matéria...
- Conversando com meu neto de 9 anos, ele reclamava de ficar sentado tanto tempo !
- Para ele, escola significa ficar sentado... QUE PENA !
> precisa saber despertar o interesse dos alunos, pelo SABER
Para mim, escola significava aprender coisas novas e muito interessantes!
- > O que houve com o ensino?
> O que há com essas crianças da era informatizada ?
*Pais cristãos têm maior responsabilidade de conversar com seus filhos,
a Bíblia diz para os pais ENSINAREM os filhos,
- que é muito mais do que só corrigir
* Para ensinar, é preciso saber fazer.
O ensino pelo exemplo é muito mais eficaz.
Que exemplo você dá a seus filhos ?
Quanto à Palavra, quanto a valores_ e quanto às suas atitudes ?
- que lugar ocupa a TV no dia de seu filho ?
- - Você vê os programas que ele vê?
- quanto tempo ele fica exposto aos jogos eletrônicos ou à Internet.?
* Evidente que criança frente à TV dá sossego! Mas é um sossego CARO, pois não temos idéias a quantas influências eles estão sendo expostos: subliminares, ou até muito evidentes !
* Compartilho com vocês meu cuidado nesse sentido,e procuro conversar com meu neto, é preciso conversar com os filhos
1- mostrar que o cérebro tem várias áreas,
e que cada uma delas é usada em certas atividades.
- Então, é preciso variar de atividades para usar UMAS partes do cérebro
enquanto OUTRAS descansam:
> evita o stress e aumenta o rendimento em todos os aspectos
Ex: se regar só alguns canteiros de uma horta,
- os outros vão ficar murchos, sem vida.
2- mostrar que o cérebro é algo maravilhoso que Deus fez :
a mente é O QUE VOCÊ é ...Pv 23.7
- também cada imagem, som, cheiro que percebemos fica indelevelmente registrado na mente.
* Então, cada um precisa ANALISAR para ver o que está pondo dentro de seu cérebro : a gente não fica sempre ‘ grudado’’ nos filhos, então precisamos dar CRITÉRIOS PARA QUE ELES ESCOLHAM POR SI MESMOS
quando estiverem longe dos pais ( ver link 'A aZ')
3- e mostrar desde cedo :
- a responsabilidade que eles têm de ESCOLHER a QUALIDADE das coisas a que eles vão expor seus cérebros :
- tem cabimento por LIXO dos outros dentro de sua casa ?
- mas é o que muitos estão fazendo, vendo TV sem pensar,
> e deixando seus filhos verem...
*Li reportagem numa revista sobre a preocupação de alguns quanto ao conteúdo IDEOLÓGICO dos livros didáticos.
ALGUNS AINDA SE IMPORTAM,
Alguns ainda se dão ao trabalho de alertar os outros.!
* Compartilho com vocês experiência de avó, pois com meus filhos não tive cuidado tão enfático, nesse sentido, mesmo porque a época era outra !
As coisas não estavam tão ‘ desandadas’ como agora.
MAS... para falar assim com seus filhos,
> é preciso que você comece a olhar para o céu de manhã,
e comente com ele como estava de um azul tão lindo !
> Que você repare nas flores que brotam das árvores, enfeitando o cimento da cidade...
e comente com seus filhos sobre o ‘ milagre’ da natureza mesmo no asfalto e na poluição
> Que você compre alguns CD’s de música erudita,
daquelas mais 'populares'. e conhecidas
à e estabeleça um momento adequado para usar outra área do cérebro:
- ouvir boa música pode ser um 'ar puro' entre atividades
( uns 15 minutos não no horário do programa favorito deles)
PROCURE TER ACESSO A REVISTAS BOAS
(VEJA, ÉPOCA, ISTO É...)
E COMENTE OS ARTIGOS COM SEUS FILHOS
(de certa forma, os estará ajudando para a época do Vestibular)
* Também vocês terão outros assuntos para falar além de – FAÇA ISSO’ - 'Não faça aquilo!”