Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...Negligenciada Virtude...

MANÁ DA SEGUNDA  http://www.cbmc.org.br                 
                                                     h
ttp://www.facebook.com/cbmcbrasil
3 de junho de 2013
Quinze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


A Negligenciada Virtude do Trabalho Duro
Por Rick Boxx


Uma pesquisa que aparece em jornais dos Estados Unidos todas as semanas, conduzida pela revista Parade, descobriu que 51% das 26 mil pessoas entrevistadas acreditam que a forma mais eficaz para progredir no ambiente de trabalho consiste em tirar proveito das políticas internas das organizações. Somente 27% disseram acreditar que o avanço profissional é resultado de trabalho duro e diligência. 
   Se um número tão grande de trabalhadores tem a percepção de que o melhor caminho para ganhar promoções e recompensas é a esperteza, temo que isso possa se transformar numa profecia que perpetue a banalidade. Isso pode levar muitos a concluir, que seus interesses pessoais e profissionais prosperam melhor quando tentam debilitar seus colegas e cultivar o favor de seus líderes, que por meio do aperfeiçoamento de suas habilidades.
    É uma infelicidade sob vários aspectos. A virtude do trabalho duro - reconhecimento da honra existente no trabalho bem feito - está sendo esquecida. Os que se beneficiam do trabalho duro, empregadores, colegas que dependem da qualidade da contribuição dos companheiros, fornecedores e clientes, estão sendo ludibriados, quando trabalhadores têm seu foco distorcido, visando a manipulação do sistema para satisfazer desejos pessoais. E o valor intrínseco do trabalho, a crença de que por si só ele é nobre e gratificante, está sendo ignorado.

A Bíblia fala extensamente sobre trabalho e sua importância. Ao invés de ser visto como 'mal necessário', as Escrituras asseguram que Deus ordenou o trabalho com um de Seus propósitos para a raça humana. Elas também ressaltam que trabalho bem feito pode e deve ser reconhecido e recompensado.

Trabalho foi planejado para fornecer nosso sustento. Todos nós temos necessidades: alimento, abrigo, vestuário, transporte e muito mais. Ao longo da história humana, o trabalho tem sido o meio primário para satisfazê-las. Depreciar seu valor é diminuir a satisfação de ser capaz de prover para suas necessidades e as de sua família. 'Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma' (2Tessalonicenses 3.10).

Trabalho reflete integridade e comprometimento pessoal. Quando contratados, recebemos a descrição do nosso trabalho, detalhando as responsabilidades que nos são atribuídas, e que nossos empregadores esperam que cumpramos com integridade e empenho. Os 'políticos' de escritório procuram progredir por meio da manipulação de relacionamentos e não através de sua capacidade de trabalho. Uma abordagem melhor seria aplicar Provérbios 27.18: 'Cuide bem da sua figueira e você terá figos para comer; trate bem o seu patrão e você será recompensado'.

Trabalho pode gerar reconhecimento pela excelência. É verdade que podemos nos empenhar para ganhar o favor do nosso patrão, mas o método mais confiável para progresso profissional é ser reconhecido pela excelência e qualidade do trabalho que nos é atribuído. 'Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura' (Provérbios 22.29).

Pessoas que nos rodeiam podem ser adeptas da prática de jogos políticos no trabalho. Deixe-me fazer-lhe uma sugestão: manter-se focado no trabalho duro, enquanto cuida dos interesses do seu líder, pode ser melhor do que 'jogos políticos'.
Próxima semana tem mais!

Sugestões Para Reflexão ou Discussão


1. Você conhece exemplos de 'políticos de escritório' no seu ambiente de trabalho? Como eles se comportam?
2. Você já se envolveu em políticas corporativas para progredir em seus interesses pessoais? Por quê?
3. No seu ambiente de trabalho, diligência e trabalho bem feito são reconhecidos e recompensados apropriadamente?
4. Curiosamente, a frase: 'Se alguém não quiser trabalhar, também não coma', foi incorporada ao Manifesto Comunista, embora sem darem crédito à fonte dessa declaração. Qual sua reação a esta afirmação tirada da Bíblia?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos: Provérbios 13.4; 14.23; 21.5; Eclesiastes 3.12-13; 8.15; Efésios 2.10; Colossenses 3.17; 23.

Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes.sergio@gmail.com).

MANÁ DA SEGUNDA
® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando 'Business' e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.
Somos contra o SPAM e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com opção de exclusão do e-mail. Para exclusão, por favor, envie-nos email com a palavra 'REMOVER DO MANÁ'.


NOVIDADE ESPECIAL PARA VOCÊ: Maná em áudio!
Acesse: https://soundcloud.com/cbmcbrasil







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.