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...Serviço ao consumidor %

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22 de julho de 2013

Quinze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Serviço ao Consumidor  Por Robert Tamasy

 

Você se lembra do tempo em que “serviço ao consumidor” era o distintivo de uma boa empresa? Importantes empresas varejistas entenderam que seus clientes eram seu maior ativo e se dispuseram a atender suas necessidades. Parece que essa filosofia se perdeu no Século XXI. Houve tempo em que o pessoal de vendas era até irritante rodeando potenciais compradores. Mas atualmente quase que se precisa de uma equipe de resgate para encon-trar um parceiro para vendas quando necessário. Até mesmo para fazer uma compra, preci-samos atravessar a loja inteira para encontrar alguém para nos atender.   

   Semanas atrás comprei uma dispendiosa lâmpada para substituir a do nosso forno que se queimara. Semana passada ela queimou. Fui à loja trocá-la por outra. Ao abrir a embalagem selada, a nova lâmpada estava trincada em três partes. Voltei à loja, nacionalmente conhe-cida, e comprei outra lâmpada.Essa também  não funcionou.Foram necessárias três viagens
                          para obter uma lâmpada que substituísse a queimada. 

Também o jornal, de âmbito nacional, que assino – entregue todas as manhãs juntamente com o diário local – não chegou. Liguei para o departamento de circulação e ouvi, “Pedimos desculpas”, “Sinto muito”, e a garantia de que seria entregue até as 15:00 h. Nunca chegou! 

     Empresários do passado construíram seus negócios com base no genuíno interesse e preocupação com os clientes, assegurando-se de que se sentiam valorizados e necessá-rios. Foram homens de fé, motivados por passagens bíblicas como,
       “Façam aos outros o que querem que façam a vocês” (Mateus 7.12), e,

Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros”
(Filipenses 2.3-4). 

     Empresas modernas, deixando de lado esse fundamento bíblico, têm escolhido uma abordagem de curto prazo, focada no lucro, em que clientes se sentem tratados como rebanho e não como indispensáveis para a sobrevivência do negócio num mercado altamente competitivo. 

    eus estabeleceu o exemplo máximo. Ele adotou uma atitude de “serviço ao consumidor” ao escolher reconciliar a humanidade rebelde consigo mesmo. Romanos 5.8 diz: “Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado”. E Jesus declarou em Marcos 10.45: “Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida para salvar muita gente”.

 

Se isso não é o máximo em termos de serviço ao consumidor, então o que é? 

 

Próxima semana tem mais!


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1.    Como você classifica o serviço ao consumidor de hoje comparado ao que era anos atrás?

2.    Você acha que o advento do Código do Consumidor ajudou a melhorar o respeito devido ao cliente?

3.    Revisar e aplicar os princípios de serviço e preocupação com os outros apresentados na Bíblia podem ser uma boa coisa para as empresas hoje?

4.    Como você reage à descrição dos ensinamentos e sacrifício de Jesus Cristo em termos de “serviço ao consumidor”?  

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos:
Provérbios 14.15; 18.15; 27.18,23-27; Colossenses 3.17,23; 1Tessalonicenses 2.6-12
____________________________________________________________________________

Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Geórgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2013 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


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