Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



Erros do líder 10 %

ARTIGO  10

Sétimo erro _  Falta de comunicação

1- Complica tudo. Pode ocasionar terríveis desastres

2- Dá ocasião a boatos _ Boateiros há em todo lugar, à espera de oportunidade para lançar seu veneno

3- Falta de comunicação dá margem para se presumir: 
             
Não presuma nada _ Pergunte ... Esclareça!

1-É muito importante documentar: os que chegam depois, sabem como se chegou onde estão

2-É importante o histórico da empresa, da igreja, da família

3-Comunicação é o maestro que direciona os esforços na mesma direção,
                           - criando harmonia onde só havia muito barulho e desafinação

Franqueza: o primeiro passo para boa comunicação.
                   - Coloque no papel o que realmente quer, pensa

Boa vontade – mostra interesse em “acertar o passo” como soldados “cantam”para marcar o ritmo   em exercícios de marcha, ou vários remadores em um mesmo barco. 

J Quanto maior a organização, maior deverá ser o sistema articulado em funcionamento, de modo a atingir todos os pontos principais, rapidamente. Bem como, ter meios de verificar  se receberam mesmo os comunicados enviados_ Ex_ 2ª via de memorandos, devolvidos assinados

   Importante _ “testar as águas” , isto é, pedir a opinião de todos os envolvidos na situação

 

 Ao assumir a liderança,  que todos saibam:o que você  pensa, o  que  pretende,

           _ Os passos dados e os próximos passos. Não deixe que presumam.

           _ Aberto às sugestões, saiba jogar fora o “lixo”,  sem machucar o “lixeiro”.

 

§  Líderes eficientes são ouvintes ávidos.  É preciso saber “ler nas entrelinhas”

 

§  Dificuldades na comunicação:

 1- Pouco tempo e/ou muitas pessoas: a) estabelecer sistema de bilhetes

                               b) Estabelecer horário para falar, a não ser em caso de incêndio.

 2- Pressão das circunstâncias _ no “ardor da batalha”, é  difícil prestar atenção a uma  longa 
                                                   - conversa sobre interesses ou dificuldades alheias

 3- Distância _ dificuldade para estarem juntos, seja por distância física,
                                                                       seja por  desencontro de horários

4-Muito conhecimento acumulado através de anos de experiência,

                                   torna os líderes enfadados de ouvir os menos experientes

 5- Orgulho _ pensa  não ter mais nada que aprender;

    _ Temos de aprender a nos deixar de lado:Todo homem seja pronto para ouvir”  Tg 1.19

 

 6-Sistema sobrecarregado _ o líder “não ouve” mais _ perdeu a capacidade de ouvir!

                   nada  bloqueia  mais  o  progresso  de  uma  firma do que um líder “endurecido “

                           J o rei velho que não se deixa mais admoestar’

7-Fechar-se em seu cargo  e mente fechada destroem a credibilidade do líder [ mas ele não ‘liga’ ]  confia que ... as pessoas precisam do emprego _ então  satisfeitas  ou  não,

                                    precisam  manter o nível de eficiência para não serem despedidas
 
J  Muitos soldados anônimos foram feridos e inutilizados por líderes _ incompetentes ou inadequados,  endurecido  ou  despóticos:

Relato A _ funcionária se queixa  do chefe que machuca com palavras

                 “desliga” no meio da conversa, não dá retorno às questões apresentadas

Relato B _ Jovem se empenha em trabalho com jovens. Depois de dois anos, convocado a uma reunião,  fica sabendo de alguns erros cometidos e solicitam que peça sua demissão.

   Erros: AUSÊNCIA de 1- pastoreio no ministério / 2-  indicação de que algo estivesse errado.

                                  3-  relacionamento significativo com o líder

Relato C _ comissão votava sobre certo assunto. Como não obtinha o voto desejado, remanejou e              reapresentou o assunto por seis vezes. Não ficou claro quem venceu / quem desistiu .

1- Manter contato é importante:  para saber quais rumos as decisões estariam  tomando                                                                    
                                                    _ há oportunidade de se expor os motivos de ambas as partes,

                                                    _ favorece  decisão  conveniente a  todos.

Comunique com paixão:








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.