Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



SER AUTÊNTICO %

 

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

https://soundcloud.com/cbmcbrasil

5 de dezembro de 2016

Dezenove anos servindo às comunidades empresarial e profissional


As Vantagens de Ser Autêntico 

Por Rick Boxx

 

Como você se sente quando suspeita que uma pessoa não está sendo autêntica, genuína – quando aparentemente esse indivíduo está representando, apresentando uma “fachada” com o objetivo de causar determinada impressão no interlocutor daquele momento?

 

Tal comportamento algumas vezes é descrito como “hipocrisia”.  A raiz desta palavra vem do grego e é usada para identificar um ator, alguém que usa uma máscara, como ocorria nos tempos antigos.  Quando assistimos a um filme ou a uma representação teatral ao vivo aceitamos que alguém proceda desta maneira porque este é o trabalho dos atores.  Eles precisam exibir personagens bastante diferentes daquilo que realmente são, mas nós compreendemos perfeitamente o que significa “atuar”. 

 

Entretanto, observar tal comportamento na vida cotidiana não é tão justificável.  Nós queremos que as pessoas sejam autênticas – digam claramente o que pretendem dizer e sejam quem realmente são – e não se apresentem com falsidade para causar o efeito desejado.  Geralmente observarmos essa contradição no cenário político – representantes oficiais ou candidatos fazendo discursos em que dizem exatamente o que acreditam que a audiência quer ouvir.  Mais tarde, se pesquisas de opinião pública indicarem uma mudança de posição, eles passam a dizer coisas totalmente diferentes.

 

Evidentemente, isso também ocorre no mundo profissional e empresarial.  O ex-ceo da United Van Lines, Rich McClure, compartilhou francamente em um de nossos eventos que certo dia, ele estava conversando com algumas pessoas próximo à mesa de seu assistente.  Depois que as pessoas se foram, seu assistente lhe disse:  “As pessoas podem dizer quando você está sendo autêntico e quando não está.”

 

Rich se sentiu culpado, porque o assistente estava certo.  Ele simplesmente estava representando para aquelas pessoas, tentando impressioná-las e provocar determinada reação.  Isso ficou óbvio para seu assistente – e provavelmente para as pessoas com quem falava também.  Rich aceitou com humildade a repreensão bem intencionada e se determinou a aprender com o episódio e agir de forma diversa no futuro. 

 

Ser autêntico em todas as nossas interações – seja no ambiente de trabalho, em casa ou na comunidade, nem sempre é fácil.  Nós queremos que as pessoas pensem o melhor a nosso respeito e podemos nos sentir tentados a dar uma impressão falsa de nós mesmos, de nossas companhias ou produtos se acharmos que isso pode ajudar a alcançarmos o resultado desejado.  Contudo, as pessoas podem detectar a falta de sinceridade quando não estamos sendo genuínos.  “Usar uma máscara” na vida real pode provocar consequências bem desfavoráveis. 

 

Por este motivo a Bíblia fala frequentemente sobre a importância de ser autêntico, garantindo às pessoas que não estão “comprando gato por lebre”.  Salmos 15:1-2 ensina: “Senhor, quem habitará no Teu santuário?  Quem poderá morar no Teu santo monte?  Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade.” 

 

Outra passagem fala do benefício de ser autêntico, alertando contra a tentativa de iludir ou enganar:  “Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.”  (Provérbios 10:9). 

 

No ambiente de trabalho, a despeito das circunstâncias externas, todos nós devemos nos esforçar para sermos conhecidos por nossa autenticidade.  Como Provérbios 24:26 declara, “A resposta sincera é como beijo nos lábios.”

 

Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2016 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Perguntas para Reflexão ou Discussão  

 

1.   O quanto é importante para você saber que as pessoas com quem trabalha são autênticas e não estão tentando causar uma falsa impressão sobre si ou seus negócios com suas palavras e ações?

2.   Você considera  palavras ou ações não genuínas ou autênticas como hipocrisia?  Por quê?

3.   Qual sua reação se alguém o confrontasse quando não estivesse sendo autêntico, como fez o assistente de Rich McClure?  Você aceitaria a crítica construtiva?

4.   Que medidas devemos adotar para nos certificar de que não estamos “usando uma máscara” no ambiente de trabalho?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: I Samuel 16:7;  Provérbios 11:3;  20:14;  21:6;  29:5;  Mateus 5:33-37; 23:27-28.








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.