Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



Com mais idade ...%

  A questão da idade  pode ser problema sério no ambiente de trabalho . Não aos políticos...Mas o trabalhador comum precisaria ter o apoio de sindicatos e grupos de adequação nas empresas, especialmente quanto à questão de informática. Outro ponto preocupante é à reforma previdenciária, da aposentadoria, QUE NINGUÉM SE MANIFESTA_ mas será problema terrível aos quechegarem a enfrentá-lo. Em qualquer idade, respeito e consideração fazem bem. Humildade mais ainda. 

 

 

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br   www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                                                                    https://soundcloud.com/cbmcbrasil

6 de março de 2017

Dezenove anos servindo às comunidades empresarial e profissional


A Pessoa Mais Velha do Ambiente  Por Rick Boxx

 

Recentemente Kevin, um líder empresarial, mencionou ter descoberto que precisava se adaptar ao fato de ser, com frequência, a pessoa com mais idade presente em um recinto. Da mesma forma que costumava admirar os que eram mais velhos do que ele, Kevin disse que agora havia se tornado um daqueles “mais velhos”, e outras pessoas se dirigiam a ele em busca de orientação. Essa realidade, ele admitiu, pode ser tanto lisonjeira quanto assustadora. 

 

É semelhante a um atleta que passa a integrar uma equipe profissional na condição de novato. Ele compete ano após ano até que um dia se torna consciente de ser um profissional maduro – a pessoa para a qual os jogadores mais jovens olham em busca de liderança e experiência.  Há um senso de realização que vem com a longevidade, mas também a humildade que decorre do sentimento de ser o “veterano sábio” do qual se espera que indique o caminho e dite o ritmo da caminhada. 

 

Para nós que já estamos no mercado de trabalho há muitos anos, a insegurança pode nos levar a duvidar que tenhamos muito a oferecer, apesar das realizações e da experiência acumuladas. Os jovens geralmente exibem muito entusiasmo e energia, além de ideias revigorantes e inovadoras. Entretanto, à medida que amadurecemos, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, Deus pode querer que aproveitemos aquelas ocasiões em que nossa voz e perspectivas, apresentadas com humildade, se tornem úteis  para conduzir os jovens líderes de nossas organizações. 

 

Algumas sociedades acatam os emergentes líderes jovens, reconhecendo que eles representam o futuro. Ainda assim, estaríamos cometendo um erro se deixássemos de utilizar a sabedoria coletiva e a perícia dos líderes mais velhos, extraídas de relatos comprovados de desempenho e sucesso. A Bíblia aborda o assunto de diversas maneiras: 

 

Estabeleça exemplos positivos. Os jovens precisam de modelos vigorosos e consistentes de comportamento, princípios e valores apropriados a serem usados no ambiente de trabalho. O que eles observam e aprendem vai ajudar a moldar a forma de abordar a própria carreira. “...Encoraje os jovens a serem prudentes. Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer...”  (Tito 2:6-8). 

 

Passe adiante o que aprendeu e experimentou. A vida e o trabalho nos proporcionam uma bagagem rica de conhecimento e experiências. Deveríamos nos considerar administradores desses depósitos, estando prontos a compartilhar e transmitir isso para os membros mais jovens da equipe. “Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.”  (Filipenses 4:9). 

 

Estabeleça um legado duradouro. Parte do nosso legado, profissional e pessoal, é estabelecido através do treinamento, equipagem e preparação daqueles que um dia nos sucederão no trabalho e em outros empreendimentos significativos. “E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fieis que sejam também capazes de ensinar outros.” (II Timóteo 2:2). 

 

Com a idade e a maturidade, tanto no trabalho, quanto no lar ou na comunidade, vêm responsabilidades adicionais. Antes de “passar o bastão adiante” a novos colegas de trabalho ou associados, devemos planejar servirmos de exemplo e sermos encorajadores, levando-os a práticas sadias nos negócios e colocando-os na trilha para o seu próprio sucesso.    

 

Próxima semana tem mais!


Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.  Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2017 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Perguntas para Reflexão ou Discussão  

  1. Onde você se posiciona entre aqueles com os quais trabalha: entre os mais velhos do quadro de funcionários, entre os mais jovens ou está em um ponto intermediário? Se você está entre os mais velhos, o que se poderia esperar extrair de sua própria experiência? Caso esteja entre os mais novos, o que gostaria de receber daqueles com mais conhecimento e perícia?
  2. Em sua opinião, por que para algumas pessoas a consciência de ser um dos membros mais velhos da equipe pode ser inquietante?
  3. Como um trabalhador mais velho e maduro pode vencer a insegurança na interação com os membros mais jovens da equipe?
  4. Qual dos princípios bíblicos mencionados é mais significativo para você? Por quê? É importante ao estabelecer um exemplo ou um legado  transmitir o que você aprendeu? Explique sua resposta.  

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: I Coríntios 4:16-17;  II Coríntios 3:5;  Filipenses 3:17;  I Timóteo 1:18-19;  

II Timóteo 1:13-14. 








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.