Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



o poder de Provérbios %

MANÁ DA SEGUNDA  www.cbmc.org.br

                                                    http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

                                                    https://manadasegunda.podbean.com/

3 de fevereiro de 2020

Vinte e dois anos servindo às comunidades empresarial e profissional


O Incrível Poder de Provérbios

Por Rick Boxx

 

Durante um funeral a que compareci, entabulei uma conversa com Joe, alguém que eu não via há 20 anos. Quando soube o que eu fazia na Unconventional Business Network, a organização sem fins lucrativos que dirijo, Joe disse que, de certo modo, isso o fazia lembrar seu tio.

 

Ele explicou que seu tio havia iniciado com modestos recursos um pequeno negócio que, anos mais tarde, valia milhões de dólares. Quando Joe perguntou ao tio o motivo de seu sucesso, ele respondeu: “Anos atrás eu estava procurando uma solução para um problema de trabalho quando me voltei para o livro de Provérbios. Funcionou tão bem que desde então venho lendo e aplicando um capítulo de Provérbios à minha vida diariamente.”

 

Minha experiência com Provérbios tem sido similar. Na verdade, um dos “livros de sabedoria” da Bíblia, Provérbios fala isso a respeito de si mesmo. Mas não se trata apenas das palavras que lemos, mas, sim, de Deus que está por trás daquelas palavras. Por exemplo: Provérbios 1:7 declara: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.” Elas podem soar como palavras ásperas, mas ao continuarmos lendo cada um dos 31 capítulos do livro, entendemos por quê.

 

Provérbios não é um livro de filosofia, nem de elevado idealismo, mas, sim, um livro “pé no chão” – um livro de princípios e preceitos práticos. Provérbios 7:2 nos diz: “Obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida; guarde os meus ensinos como a menina dos seus olhos.” Os ensinamentos que encontramos em Provérbios se mostram igualmente relevantes e úteis no ambiente de trabalho da mesma forma que são para todas as outras áreas da vida.

 

Eu tenho ouvido executivos que se comprometeram a reunir-se semanalmente para discutir a sabedoria e os discernimentos de Provérbios; alguns desses executivos nem mesmo se dizem seguidores de Jesus Cristo. Mesmo não fazendo parte da família de Deus pela fé, eles veem o valor das verdades que encontram nesse resumido livro do Antigo Testamento. Aqui vai uma pequena amostra do que podemos aprender com ele. Em busca de sabedoria consistente em seu ambiente de trabalho, volte-se para Provérbios com frequência.

 

Raiva. “O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto.” (Provérbios 12:16). “O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.” (Provérbios 14:29).

 

Consequências das ações. “Esteja certo de que os ímpios não ficarão sem castigo, mas os justos serão poupados.” (Provérbios 11:21). “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.” (Provérbios 14:12).

 

Disciplina e correção. “Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros.” (Provérbios 10:17). “Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso.” (Provérbios 13:18).

 

Busca de conselho sábio. “Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros.” (Provérbios 11:14). “O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força; quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselhos se obtém a vitória.” (Provérbios 24:5-6).

 

Lidar com as finanças. “O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.” (Provérbios13:11). “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.” (Provérbios 22:7).

 

Próxima semana tem mais!


 

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você ou alguém que conheça já separou um tempo para ler o livro inteiro de Provérbios? Que impacto isso causou?

2. Como você definiria “sabedoria”? Como você a distingue de conhecimento ou experiência?

3. Qual das passagens citadas lhe parece mais significativa ou criteriosa? Explique sua resposta.

4. O livro de Provérbios possui 31 capítulos. Você pensaria em se comprometer a ler um capítulo por dia durante um mês e depois avaliar o que aprendeu?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 14:4; 15:33; 16:32; 18:16; 19:9; 20:25; 24:27; 27:4, 8, 17.

 

Rick Boxx é presidente e fundador da 'Integrity Resource Center', escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcnieto20@gmail.com).


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2020 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm.mana@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você ou alguém que conheça já separou um tempo para ler o livro inteiro de Provérbios? Que impacto isso causou?

2. Como você definiria “sabedoria”? Como você a distingue de conhecimento ou experiência?

3. Qual das passagens citadas lhe parece mais significativa ou criteriosa? Explique sua resposta.

4. O livro de Provérbios possui 31 capítulos. Você pensaria em se comprometer a ler um capítulo por dia durante um mês e depois avaliar o que aprendeu?

Nota: Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 14:4; 15:33; 16:32; 18:16; 19:9; 20:25; 24:27; 27:4, 8, 17.









Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.