Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



# Trabalho em Equipe,01out

MANÁ DA SEGUNDA, 1 de outubro de 2007

Dez anos servindo as comunidades empresarial e profissional

www.cbmc.org.br           


Trabalhando em Equipe

Por Robert J. Tamasy

 

Max DePree, fundador de uma bem sucedida indústria de móveis e autor de diversos livros sobre negócios, fez a seguinte observação: “Seja formal ou informalmente é importante reconhecer que quase tudo que realizamos acontece pelo trabalho em equipe. Não estamos sozinhos. Todos trabalham dentro de uma esfera social onde prestam contas à família, associação e empresa”.

 

Os que gostam de esportes, como participante ou espectador, valorizam o conceito de  equipe. C omo ressalta DePree, quase tudo que se realiza e vale a pena, requer trabalho em equipe. E m nenhuma parte isso é mais verdadeiro do que no campo empresarial e profissional. Reconhecemos de forma especial os “jogadores-chave” em nossa empresa, os líderes em vendas, o executivo visionário ou o gestor mais eficiente. A verdade é que mesmo os que labutam anonimamente em níveis inferiores da ascensão pessoal são importantes para o sucesso de uma organização. 

 

Sou lembrado disso cada vez que vou ao shopping onde algumas vezes faço minha caminhada matinal. Enquanto eu e outras pessoas nos exercitamos caminhando pelos corredores, a equipe de limpeza lava vitrines, varre o piso, limpa banheiros e, depois que as lojas são abertas, se apresenta rapidamente quando clientes derramam bebidas ou deixam cair objetos que fazem sujeira.

 

Todas as semanas os consumidores gastam milhares de dólares nesse shopping. Mas se não fosse pelos diligentes esforços dessa  desapercebida equipe de  manutenção, eles não se sentiriam dispostos a voltar. Eles valorizam um ambiente de compras asseado, limpo e organizado, tanto quanto apreciam a variedade de produtos das lojas. 

 

Quando era editor, sempre me sentia maravilhado quando uma nova edição chegava da gráfica. Infalivelmente sacudia a cabeça surpreso, pensando: “O todo, na verdade, é maior que a soma das partes”. Como qualquer publicação, nossa revista era o resultado de talentos e dons de muitos, cada um desempenhando papéis diferentes, mas igualmente vitais. A Bíblia traz observações pertinentes sobre o valor do trabalho em equipe: 

 

. O poder da equipe. Fazer parte de uma equipe proporciona encorajamento, fortalecimento e suporte. O trabalho de uma equipe realiza muito mais do que é feito separadamente. “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.  Se um cair, o amigo pode ajudar a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade” (Eclesiastes 4.9-12). 

 

. A produtividade da equipe. Seja competindo numa partida de tênis ou trabalhando num projeto importante sob a pressão de prazos, a interação com

outros — atrito criativo! — capacita a funcionar com mais eficiência, melhorar hábitos de trabalho e ser mais produtivo. “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro” (Provérbios 27.17). 

 

. A presença da equipe. Uma sinergia incomum e benéfica é produzida quando se trabalha em equipe, sob visão e missão únicas . Esse “espírito de grupo” pode motivar, inspirar e capacitar a atingir níveis de performance mais elevados. “Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. Então, eles saíram e foram pelos povoados, pregando o evangelho e fazendo curas” (Lucas 9.1-6).

 

Próxima semana tem mais!


Texto de autoria de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Recentemente colaborou com David A. Stoddard em 'The Heart of Mentoring: 10 Proven Principles for Developing People to Their Fullest Potential' (A Essência de Mentorear: 10 Princípios Provados Para o Desenvolvimento Pessoal em Todo o Seu Potencial' e, com Ken Johnson, “Pursuing Life With a Shepherd’s Heart” (Vivendo Com um Coração de Pastor). Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (jsfortes@globo.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma edição semanal do CBMC INTERNATIONAL, uma organização de âmbito mundial, não-denominacional, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial.

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -A distribuição em sua íntegra é desejável, mas a reprodução parcial ou integral requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.









Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.