Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...Lisonja ou...

MANÁ DA SEGUNDA, www.cbmc.org.br        8 de setembro de 2008

Dez anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Lisonja ou Sinceridade,Por Rick Boxx

 

          Anos atrás trabalhei para uma pessoa que era mestre em adulação. Inicialmente era muito bom receber suas palavras de elogio. Mas logo compreendi que o que ele dizia em público era muito diferente do que ele dizia em privado. Não demorou muito para que eu duvidasse de tudo quanto ele dizia. 
           Em tempos em que auto-estima é vista como algo da maior importância, lisonja tem sido confundido com estímulo genuíno. O dicionário define lisonja como “adulação, elogio insincero”. O verdadeiro elogio encoraja e eleva, enquanto o falso louvor engana as pessoas.    O livro de Provérbios na Bíblia diz:
'A língua mentirosa odeia aqueles a quem fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína'  26.28   
           Palavras de encorajamento produzem líderes e inspiram seguidores, mas a lisonja destrói a confiança e rebaixa quem a recebe. Além disso, causa também, danos ao lisonjeador, destruindo sua credibilidade e integridade.

         Estudos comprovam que a maioria das pessoas sente necessidade de ouvir palavras de afirmação e expressões de estímulo, mesmo quando seu comportamento indica o contrário. Porém, existe diferença entre, reconhecer essa necessidade e buscar satisfazê-la com sinceridade, e a tentativa de tirar proveito dela por meio da adulação e afirmações enganosas. A lisonja, a princípio, soa muito bem, mas, ao final, as pessoas a reconhecerão como tal e se sentirão ofendidas.  
           Como tem sido sua experiência no ambiente de trabalho? O encorajamento é expresso de forma sincera e aberta ou a lisonja é usada, talvez como tentativa de manipular e persuadir as pessoas a tomar determinada posição? E na esfera pessoal, você endossa a lisonja para obter o favor de alguém ou se esforça para transmitir encorajamento sincero? A Bíblia fala sobre isto em Provérbios 4.24:
         'Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade'  
         Um local de trabalho onde reina integridade, reflete a verdade e não a falsidade. Ao elogiar alguém, consulte seu coração. São sinceras suas palavras? Você realmente quer dizer aquilo que seus lábios proferem? “A lisonja pode levar você a qualquer lugar”, diz um ditado. Mas, o que ela deixa em seu rastro? Se os sentimentos positivos iniciais logo são substituídos pela sensação de traição ou decepção o custo é alto demais.  

        O poeta Ralph Waldo Emerson pode ter vivido no século XIX, mas sua observação ainda permanece verdadeira nos dias atuais: “Quando palavras melosas de elogio são ditas para mim, sinto-me como alguém desprotegido diante de seus inimigos”. Colocando essa afirmação em termos contemporâneos: “Cuidado! Se alguém lhe diz coisas agradáveis, pode estar se preparando para apunhalá-lo pelas costas!”  

        Isso não quer dizer que não devemos expressar aprovação ou elogiar as pessoas. A chave está na motivação por trás do que dizemos. Cumprimentos por um trabalho bem fei-to e palavras de apreço não são apenas desejáveis como necessárias. Nosso mundo está saturado de negativismo. Precisamos de palavras positivas que levantem nosso ânimo e nutram nosso espírito alquebrado. Mas essas palavras devem ser sinceras. Provérbios 22.11
“Quem ama a sinceridade de coração e se expressa com elegância será amigo do rei” 

Próxima semana tem mais!


Adaptado, sob permissão, de 'Momentos de Integridade com Rick Boxx', um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

 

1.  Qual sua primeira reação ao receber palavras lisonjeiras de alguém:
             -   você agradece ou acha suspeito?

2.  Já lhe aconteceu usar a lisonja na tentativa de agradar alguém
     - para conquistar o favor e apoio dele? Você alcançou o resultado desejado?

3.  Pode pensar num exemplo
     - que mostre a diferença entre lisonja e encorajamento genuíno ou elogio?

4.  O que há de errado em usar um pouco de adulação às vezes,
       - especialmente se isso faz que a outra pessoa se sinta bem? 

5. Se desejar conhecer outras porções da Bíblia relacionadas com este tópico, analise estas passagens: Salmos 5.9; 12.2-4; Provérbios 6.24; 28.23; 29.5.

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm







Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.