Cada Dia, o Ano Todo!
Maio
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
BUSCA:
  

Menu Principal

INICIANTES
    Evangelismo
    Principiantes
    Discipulado
    Discipulador
    Introdução à Bíblia
    Apostilas
AVANÇADO
    Homilética
    Hermenêutica
    Religiões
    Seitas
    Doutrinas
    História da Igreja
VIDA CRISTÃ
    Aos Cristãos em Geral
    Aconselhamento
    Minhas Pérolas
    Finanças
BÍBLIA
    As Escrituras
    VT - Diversos
    VT - História
    VT - Livros
    VT - Sinopse
    NT - Diversos
    NT - História
    NT - Livros
    NT - Sinopse
    Mapas
    Cronologias
    Provérbios
    Salmos
    Panorâmica
    Bíblia Toda em Um Ano
    Esquemas Mensais
ELES / ELAS
    Casais
    Homens
    Líderes
    Liderança
    Maná da Segunda
    Mulheres
    Dicas
    Receitas
EBD / EBF
MISSÕES
    Missões
    Missionários
    Diversos
DIVERSOS
    Hoje
    De a A a Z
    Folhetos
    Reflexões
    Eventos
    Dias Especiais
    Ocasiões
    Publicações

05 13 LIVRES por Jesus ! oc
05 01 Dia do Trabalho oc
05 02 sobre o Trabalho oc rfx
05 13 Abolição oc
05 15 Efeitos da libertação oc rfx
Dentro.Fora da IGREJA oc
05 04 Mãe, que presente quer ? oc
1+ 1 = 1 ? * oc rfx
07 de abril Hist oc
é FERIADO oc
*Devocionais de janeiro oc
uma cançãopara amenizar
 



...A Arte de Esperar

MANÁ DA SEGUNDA www.cbmc.org.br   2 de março de 2009

Onze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


A Maravilhosa - e Rara - Arte de Esperar  Por Robert J. Tamasy

 

     Você gosta quando tem que esperar? Eu não. Seja qual for a situação — fila nos correios, no banco, supermercado ou trânsito — minha paciência se esgota rapidamente. Se faço um telefonema para agendar um compromisso, ou questionar alguma fatura, e me deixam em “espera”, minha aversão por ter que esperar logo se torna evidente. 

      Esse tipo de espera cria apenas pequenas inconveniências. Outra espécie de espera, entretanto, é mais aflitiva. Em 1981 minha família e eu nos mudamos de Houston, Texas, para Chattanooga, no Tennessee, onde eu assumiria um novo trabalho. Tínhamos que ven-der a casa. Na presunção de que acharíamos um comprador rapidamente, nos comprome-temos com a aquisição de outra em Chattanooga, sem que isso estivesse atrelado à venda do outro imóvel. Resultado: ficamos com duas casas durante um ano, com todos os paga-mentos dos respectivos financiamentos, além de assumir um empréstimo, até que rece-besse o valor da venda da primeira casa. 

        No início, esperar pela venda não foi difícil. O mercado de imóveis estava bastante aquecido naquela época e esperávamos um telefonema do corretor a qualquer momento, informando que a casa havia sido vendida. Mas, com o passar de semanas e meses, a espera se tornou difícil, especialmente ao ver nossos parcos recursos esgotarem-se com o pagamento do duplo financiamento.    

         Houve outras ocasiões em que descobri que esperar não era nada fácil: buscar uma mudança de carreira quando se tornou imperativo trocar de profissão; esperar pela resposta de um editor em relação a um artigo ou livro apresentado; aguardar a chegada de um cheque para saldar obrigação financeira urgente; contar os dias que faltavam para uma cirurgia importante; aguardar ansiosamente o telefonema de uma pessoa amada que passava por uma crise. Cada uma dessas ocasiões foi extremamente difícil, angustiante até, para mim.

       Como você lida com a espera? O livro de Isaías, na Bíblia, tem muito a nos dizer sobre esperar e confiar em Deus enquanto se espera.  

 1. Deus age conforme Seu próprio cronograma e não o nosso. Confiar em Deus não nos assegura uma resposta imediata. Mesmo quando Sua resposta é mais vagarosa do que desejaríamos, podemos ficar confiantes: Ele vai responder.
'Esperarei pelo Senhor, que está escondendo o Seu rosto da descendência de Jacó.
     - Nele porei a minha esperança” (Isaías 8.17). 

. Deus responde de uma forma que excede nossas expectativas. Quando recebemos a resposta Dele para nossas necessidades, muitas vezes ela é diferente, e bem melhor, do que esperávamos. “Naquele dia dirão: ‘Este é o nosso Deus; nós confiamos Nele e Ele nos salvou. Este é o Senhor, nós confiamos Nele; exultemos e alegremo-nos,
                             -  pois Ele nos salvou” (Isaías 25.9). 

3. Deus recompensa nossa disposição para esperar. Geralmente nos sentimos tentados a forçar a solução de um assunto. Mas a paciência por esperar em Deus será recompensada. 'Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês;
                          Ele ainda Se levantará para mostrar-lhes compaixão...
                             Como são felizes todos os que Nele esperam” (Isaías 30.18).

4. Deus dá forças aos que esperam por Sua resposta. A espera pode exaurir nossos recursos físicos, emocionais e espirituais. Porém, se confiarmos na resposta oportuna de Deus, Ele restaurará nossas forças, dando-nos o necessário para prosseguir. “Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (Isaías 40.31). 

                                                                                           Próxima semana tem mais!


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)  / MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês  /  Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo 'REMOVER' no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

 

1. Como você reage quando tem que esperar?
              - Mesmo as esperas mais curtas o aborrecem, ou você é paciente?
2. Pense sobre o último evento importante em que foi obrigado a esperar.
              -  O que sua reação à espera revela sobre você? 

3. Quando forçado a esperar por coisas importantes em sua vida, você descobriu que a fé em Deus fez alguma diferença? Em caso afirmativo, de que forma?

4. Qual passagem do livro de Isaías lhe parece mais significativa com relação à habilidade para esperar, confiando que Deus dará a resposta necessária? 

5. Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema, sugerimos:
                               Salmos 37.7,34; Isaías 49.23; 64.4; Filipenses 4.6-7.

Para assinar ou cancelar - http://cbmc.org.br/mana.htm








Pérolas.Preciosas - Copyright © 2005-2020 - Todos os direitos reservados ao autor
Permitido imprimir, tirar cópias e colocar em boletins informativos, desde que citando a fonte.