Dia 9 Juízos precipitados
“Quando os bárbaros viram a víbora pendente da mão dele( Paulo), disseram uns aos outros: Certamente, este homem é assassino, porque, salvo do mar, a Justiça não o deixa viver. At 28.4
# Maus juízos ou juízos precipitados precisam da anuência dos demais.
- Qual a intenção de quem fala, e dos que concordam?
· Geralmente quem emite o juízo pretende ter razão, quer aparecer, prevalecer na possível ação subseqüente, geralmente uma rebelião ou ato punitivo.
· Quem concorda, não está interessado em saber se é verdade ou não: geralmente quer fazer média com quem fala, por n motivos interesseiros, escusos, ou de má índole mesmo.
· A Bíblia nos adverte: “NÃO JULGUEIS” Mt 7.1
- É dificilimo! Pois num simples olhar, inconscientemente, já emitimos nosso parecer sobre a pessoa ou situação. Aos verdadeiros cristãos compete vigiar seu íntimo no sentido de se manter imparcial, buscando sempre a verdade em todas as menores situações da vida cotidiana, não dar margem a comentários críticos ou maldosos. E. se solicitado, opinar com base no que a Bíblia diz
*Por isso, verdadeiros cristãos se empenham em conhecer a Palavra: para saber o critério de Deus para se posicionar conforme o padrão da Palavra, mesmo nos imprevistos.
· Se for o caso, dizer que não tem posição definida, que vai se informar, colher mais dados
# e procurar saber o que a Bíblia diz sobre o assunto.
· Muitas vezes, situações em que as pessoas nos obrigam a tomar posição de modo precipitado são armadilhas do inimigo para nos enredar em nossas próprias palavras. Vigiemos!
· O que é preciso entender no caso de JULGAMENTOS é que isso é competência do JUIZ.
# “Deus é o JUIZ” Sl 75.7 Tg 4.12
· Quando nos arvoramos a juízes, há sério perigo de estarmos nos colocando em posição que só compete a Deus : e foi essa a essência do pecado de satanás. Sempre há uns “engraçadinhos” que dizem : - ‘Então crente não pode ter opinião ? “
· Uma coisa é ter opinião sobre o que é certo ou errado, de acordo com o critério de Deus
# daí a importância do conhecimento prático da Palavra.
· Outra coisa é dar o seu parecer, afirmando categoricamente sobre o que PARECE SER,
# pois não se sabe todos os pormenores do caso.
· É comum o hábito de criticar, julgar, condenar, acabar com a pessoa,
- o que equivale a “matá-la”, enterrar e pôr lápide em cima : - “Não tem mais jeito” “Tá perdido”
· De Jesus é dito: “não vim para condenar, mas para salvar o mundo” João....
“não esmaga a cana trilhada, nem apaga a torcida que fumega” ......
“Vim buscar e salvar o perdido”.....
· Sejamos dignos embaixadores do nosso Rei Jesus!
· Imaginem a cara de quem julgou Paulo assassino, ao vê-lo sacudir a víbora e sair ileso ! #