P 31 Princípio da linhagem da serpente visto em Gn 3.15
* Perfil dos que se afastam de Deus, para viver como bem entendem :
“agora maldito és tu desde a terra... fugitivo e vagabundo serás na terra. E saiu Caim de diante da face do Senhor e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden’ Gn 4.11-16
* Assim começa a linhagem dos que escolhem se afastar de Deus.’
E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e teve a Enoque” 4.17
1- Caim “construiu uma cidade”, pôs o “nome de seu filho, Enoque” As genealogias, de suma importância naquela época, determinavam a procedência da pessoa, e o localizavam na sociedade.
*Depois de Enoque nasceu Irade, que gerou a Meujael, que gerou a Metusael, que gerou a Lameque. Este tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra, Zila.
*_ Ada teve a Jabal; pai dos que habitam em tendas e têm gado.5.20
Seu irmão, Jubal; foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão,5.21
*Zila teve a Tubal-Caim, mestre de toda obra de cobre e de ferro; e a irmã de Tubal-Caim foi Naamá, 5.22, 23 _
*As genealogias referem-se aos que tiveram papel importante na época e servem para mostrar COMO a sociedade se desenvolveu : foram agricultores, conheceram a música e depois_ houve mestres de ferro e cobre. (Mesma sequência citada há História)
*Apesar do desenvolvimento material, o temperamento do homem piorou: ‘disse Lameque...
matei um varão por me ferir, e um mancebo, por me pisar.” Gn 4.23
E foi ficando cada vez pior, até chegar no tempo do dilúvio: ‘ toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente’ Gn 6.5 .
*Notem que o todo o progresso humano é feito ‘na carne’: o homem sem Deus é competente e capaz , as obras da carne não são necessariamente ruins mas o conhecimento não torna o homem melhor.
Separados de Deus, não há vida espiritual ( por isso é preciso muito cuidado para evitar o ativismo carnal nas igrejas )
A principal característica da linhagem da serpente é perseguir os que seguem a Deus, sejam pessoas da família, no trabalho, e até mesmo nas igrejas: o joio no meio do trigo, Mateus 13.25 _
‘ como naquele tempo o que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora’ Gl 4.29 _
De fato,
'não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra
principados, potestades, prínci-
pes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade nas regiões celestes’
Ef 6.12
Então, vamos ficar espertos, cientes e percebendo o que está por trás, o que move e motiva dos que nos perseguem.-x-