zz
DIA 07 quaresma, 2
aguardando o Messias
40 dias olhando Jesus no VT
* Só amamos o que/ a quem conhecemos intimamente
& caso tenha pouco tempo:
opção 1
APENAS marcar em s/Bíblia de papel pondo J ( jota maiúsculo) à margem e leia o texto.
opção 2 copia e cola no s/ computer mas se proponha a ir pondo as siglas aos poucos, nem que demore um ano. (rsrsrs)
J Gn 1.1 No princípio...
No princípio era o Verbo...
> João 1.1
..............................
Jesus: entre Gn 1.1 e Gn 1.2
J ‘o Cordeiro morto desde a fundação do mundo’ < > Ap 13.8
& convém anotar ref.s cruzadas
Gn 1.1 e 2 < > Apoc 13.8
COMO??? Morto desde a fundação do mundo???
Acontece que entre Gn 1.1 e
Gn 1.2 ocorreu a queda do querubim que veio a ser o diabo
> trevas, abismo Gn 1.2
O plano da Redenção já estava planejado desde então.
.....................................................
Explico:
A Bíblia é um todo que SE explica do começo ao fim.
Um texto de Gênesis pode ser esclarecido no Apocalipse,
- como o citado acima
Exemplo 1 :
* a Rocha era Cristo, 1Co 10.4
< > Números 20.11
Moisés bate na rocha em vez de FALAR À ROCHA , POR ISSO, foi impedido de entrar em Canaã
[ interessante : à insistente súplica de Moisés... Deus responde:
BASTA! NÃO ME FALE MAIS NISSO!!! ler Dt 3.25-26 ]
Exemplo 2 :
(P) torna-se servo de quem obedece Romanos 6.6
> constitui seu senhor a quem obedece
Ah! Adão e Eva, ao obedecer às sugestões do diabo incorporado na serpente, tornaram-se servos e constituíram ao diabo como senhor deles. E , por extensão, toda a Humanidade , pois filho de escrava também pertence ao senhor da mãe.
Exemplo 3
Notem que Deus deu a Terra ao homem ( Sl 115.16) mas, ao
pecar, o homem a entregou sob a servidão do diabo
*o que ele jogou na cara de Jesus por ocasião da tentação, conferir lendo Lc 4.6
- marca na Bíblia < ref.s > cruzadas
Sl 115.16 < > Gn 3 < > Rm 6.6 < > Lc 4.6
Mas só por tempo determinado:
Jesus veio para remir/ resgatar a terra e a Humanidade ‘sequestradas’ de Deus pela astúcia da serpente e rebeldia do homem.
O diabo reina como usurpador ( 1João 5.19 ) até o tempo determinado pelo Pai
( At 1.7 _2 Pedro 3.9 ) enquanto aguarda os que serão salvos, completando a IGREJA, a Noiva do Cordeiro > Apoc 19.7,9
...........................................
Saiba+
Convém considerar os espaços de tempo entre revelações:
As genealogias dão uma ideia do passar do tempo. Ex: Adão morreu com 930 anos quando Noé estava com 4 anos, com 500 anos quando Deus mandou construir a arca e 600 anos após ao dilúvio. Então Gênesis 1 a Gn 10 cobre período de
* cerca de 1.500 anos entre Criação e pós Dilúvio Gn 1-10
* 25 anos entre a chamada de Abraão ( Gn 12) e o nascimento de Isaque(Gn 21)
* 200 anos entre final de Gênesis e o começo do Êxodo
* 40 anos entre um capítulo e outro: Êxodo 2.1 e 3.1!
*Hoje temos TODA a revelação compilada em UM livro e está à nossa disposição a qualquer hora que nos dispomos a lê-la
continua amanhã
Não foi assim até há bem pouco tempo se considerarmos que as Escrituras vêm sendo reveladas há uns 6 mil anos e escritas só desde 3.500aC anos quando surgiu a escrita na Suméria, cidade de UR, exatamente onde Abrão morava que deve ter começado a escrever a tradição oral recebida de SEM (que morreu quando Esaú e Jacó tinham uns 50 anos) ... e depois Moisés, sob a supervisão de Deus, compilou tudo.
A imprensa surgiu cerca de 1.440AD e só depois da Reforma de Lutero em 1517 é que a Bíblia começou a ser divulgada e -só a partir de 1804 ( 1ª sociedd bíblica) é que a Bíblia foi ficando mais acessível às mãos do povo em geral.
Só a partir de então é que se começa a estudar a Bíblia como um todo com as explicações do NT clareando textos do VT.
Então, esta ‘garimpagem’ é, de fato, um privilégio!
ah! Fora o estar humilde aos pés do Senhor buscando direção e o trabalhão que deu verificar CADA referência que Ele me lembrou ... Glória a Deus!!!
..........................
zz