zz Apoc 1.7
Eis que vem com as nuvens:
todo olho O verá,
até quantos o traspassaram.
E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele
.......................................... devocional do dia Reflexões em Jó
1 - O exemplo de um pai
“Quando se encerrava um ciclo de banquetes, Jó chamava os seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles. Pois Jó pensava assim: “Talvez os meus filhos tenham pecado e blasfemado contra Deus em seu coração.” Jó fazia isso continuamente.”
Jó 1:5 NAA
A paternidade é parte do plano de Deus para a família. E Deus é o modelo que todo pai deve ter em mente.
Na Bíblia temos diversos exemplos de pais, tanto positivos quanto negativos. Cabe a nós aprendermos com as histórias registradas na Palavra.
Jó foi um exemplo positivo. O texto de hoje nos conta que a família de Jó era festeira. Seus filhos, sete homens e três mulheres, se reuniam para celebrar juntos. Cada vez em uma casa, fazendo um ciclo de banquetes.
Entre as qualidades de Jó como pai, estava a clareza de quem eram seus filhos. Este pai sabia da natureza pecaminosa dos seus descendentes. Não imaginava que seus filhos estavam isentos de pecarem contra Deus.
Jó também tinha consciência dos pecados no coração. Aqueles que não são tão evidentes como comportamentos, mas são pecados. Em seu ministério, Jesus, séculos depois de Jó, afirmou que é no coração que nasce toda maldade. De alguma forma Jó tinha essa compreensão e assim via seus filhos.
Além de saber da natureza humana dos filhos, Jó era proativo em sua paternidade. Assim que terminava o banquete, este pai chamava seus filhos. Não esperava que os filhos o buscassem ou que se arrependessem e dessem passos para Deus por si mesmos.
Jó os chamava. Ele sabia que o afastamento de Deus, os pecados não tratados podem ter duras consequências, tanto no relacionamento com Deus quanto no relacionamento com as pessoas.
E com os filhos presentes, Jó os santificava, oferecendo sacrifícios ao Senhor, por cada um deles. Cabe lembrar que Jó viveu na época do AT, quando cordeiros eram sacrificados simbolizando a pessoa que pecou. Era um sacrifício substitutivo. No NT aprendemos que Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele morreu em nosso lugar.
Voltando a Jó, fico pensando na fé dos seus filhos. Como eles reagiam ao ver a preocupação e o cuidado do seu pai com a santidade em suas vidas? Não temos como saber, mas podemos pensar que aprenderam muito sobre Deus, sobre a vida e sobre si mesmos, no relacionamento com seu pai e com a fé dele.
A vida de Jó como pai, nos remete a Deus-Pai. Aquele que se importa com seus filhos. Aquele que chama cada um à sua presença. Aquele que não tarda em tratar o pecado. Aquele que ofereceu o próprio Filho para salvar os pecadores. Aquele que santifica seus filhos amados.
Filhos amados do Pai. Que nosso coração celebre a vida eterna que temos como filhos de Deus por meio de Jesus! E que nossos relacionamentos como pais ou filhos, apontem sempre para Ele!