zz ..2.1... Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
² E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo 1 João 2:1,2
.............................................
devocional do dia
Um eco da Sua voz
“Vejam! Hoje coloco diante de vocês a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardarem o mandamento que hoje lhes ordeno, que amem o Senhor, seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus juízos, então vocês viverão e se multiplicarão, e o Senhor, seu Deus, os abençoará na terra em que estão entrando para dela tomar posse. Mas, se o coração de vocês se desviar, e não quiserem ouvir, mas forem seduzidos, se inclinarem diante de outros deuses e os servirem, então hoje lhes declaro que, certamente, perecerão; não permanecerão muito tempo na terra na qual, passando o Jordão, vocês vão entrar para dela tomar posse. Hoje tomo o céu e a terra por testemunhas contra vocês, que lhes propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolham, pois, a vida, para que vivam, vocês e os seus descendentes, amando o Senhor, seu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-se a ele; pois disto depende a vida e a longevidade de vocês. Escolham a vida, para que habitem na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar aos pais de vocês, a Abraão, Isaque e Jacó.” Dt30.15 a 20
Quando andamos muito com uma pessoa acabamos parecidos com ela. Ficamos com sotaques, modo de falar e até pensamentos semelhantes. Foi assim com Moisés. Em sua caminhada de décadas com o Senhor ele passou a conhecer a Deus de tal forma que seu coração foi sendo transformado e seus pensamentos alinhados ao que aprendeu diretamente da boca de Deus.
Em Dt30 encontramos Moisés falando claramente com o povo que estava às portas da tão sonhada terra prometida. Era um momento solene e muito importante.
Moisés falou de dois caminhos, opostos entre si: o caminho da vida e da benção, e o caminho da morte e da maldição. Ele disse: “lhes propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolham, pois, a vida, para que vivam, vocês e os seus descendentes”.
Moises estava encorajando o povo a escolher a vida e ver a benção de Deus em suas vidas e em seus descendentes. O pedido deste servo faz eco ao desejo de Deus para nós. Moisés usou palavras precisas e profundas como a escolha do coração, a quem amamos, a quem ouvimos, com quem andamos.
Deus disponibiliza a todo ser humano acesso à uma vida plena. Mas não são todos que vivem a vida proposta por Deus. E o motivo é a resposta humana ao amor de Deus. Existe uma escolha, uma reação do coração humano ao plano de redenção; plano que teve seu clímax na morte e ressurreição de Jesus, mas já era anunciado séculos antes.
É importante perceber que Moisés definiu os termos da escolha: uma coisa ou outra. Não dá para ficar com um pé em cada lado. Ou amamos e andamos com Deus ou amamos e andamos sem Deus, seguindo outros deuses.
Como precisamos de pessoas como Moisés, pessoas que caminham tão perto de Deus, que ecoam a voz do Senhor em nossa sociedade. Pessoas que tem um coração inclinado a Deus, que o amam e andam nos seus caminhos, que ouvem a sua voz, guardam a sua Palavra, e vivem guiados por ela. Pessoas que tem coragem de proclamar a verdade e alertar os que andam longe de Deus; pessoas que encorajam outros a fazerem a mesma escolha que fizeram, de escolher a vida e a benção!
Esse é o nosso alvo e o nosso desafio! Que a voz de Deus chegue aos nossos ouvidos e corações de tal forma que possamos ecoar a mesma voz ao mundo que nos cerca!
zz